Browsing by Author "Themido, Isabel H."
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- Location assessment of outlet networks.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.The complexity derives mainly from the enormous amount of data that should be considered. Variables of geographical nature are used to evaluate the accessibility of the several locations, while the demographic ones allow the store’s trade area evaluation. Socioeconomic variables are indispensable in the potential customers' characterization, and competition ones are used for the evaluation of the new store market share. The methods are multiple, varying from simple analogy forecast models to very complex ones, which can incorporate causal models in a gravitacional or logit structure. More recente developments as the use of meta-heuristics such as genetic algorithms for the global problem of the multi outlet chain configuration, or the use of Voronoi tessellations in store trade area delimitation, are also presented. Finally the Geographical Information Systems’ role on the decision support process is equally explored.
- Market share models for consumer goods.Publication . Themido, Isabel H.; Mendes, Armando B.
- Modelação da elasticidade de quotas de mercado para produtos de grande consumo.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.Neste artigo são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos clássicos e modelos de atracção - bem como as expressões de relativização das variáveis de marketing a utilizar com um e outro tipo de modelos. Deduzem-se depois as expressões para as elasticidades directas e cruzadas para cada combinação de modelo e expressão de relativização e analisa-se a robustez e consistência dos vários modelos propostos; concluindo-se que, para além dos modelos de atracção, também alguns modelos clássicos conduzem a elasticidades robustas. Finalmente, apresenta-se um exemplo real de aplicação constituído por uma série cronológica de preços e vendas de cinco marcas de arroz numa grande superfície. Determinam-se e interpretam-se as elasticidades directas e cruzadas do preço nas quotas de mercado e comparam-se os diferentes tipos de modelos concluindo-se que os modelos clássicos, ao contrário dos de atracção, apresentam, neste caso, um bom poder explicativo.
- Modelação de quotas de mercado de artigos de grande consumo com baixo nível de diferenciação: um caso de estudo aplicado ao retalho.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.As vendas de produtos ao nível da loja são habitualmente modeladas utilizando dados agregados no tempo ou no número de produtos. A agregação permite alisar a série, evitando a interferência de fenómenos como roturas de stock e substituição entre marcas, frequentes no retalho. Neste artigo desenvolvem-se modelos causais de quota de mercado, a utilizar com dados de elevado nível de desagregação, e permitindo a análise do comportamento dos diferentes artigos perante roturas, promoções ou alterações de preço. Utiliza-se uma perspectiva descritiva ainda que os modelos possam ser utilizados previsionalmente. Compara-se o ajuste de diferentes tipos de modelos utilizando dados POS para duas subfamílias de produtos da secção de mercearia seca (arroz e óleos alimentares) de uma grande superfície de retalho Portuguesa. Conclui-se que os modelos “clássicos”, ao contrário dos de atracção, apresentam um bom poder explicativo fornecendo além de valores para elasticidades, um grande número de parâmetros facilmente interpretáveis, como os relacionados com roturas de stock e promoções. A inclusão destes modelos no Sistema de Apoio à Decisão da loja poderá trazer vantagens para as funções de merchandising e de logística.
- Modelação de quotas de mercado para produtos de grande consumo usando variáveis explicativas com comportamentos diferenciados.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.; Vasconcelos, Maria A.Neste trabalho são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos "clássicos" e modelos de atracção - bem como expressões de relativização de variáveis de marketing. De diferentes variáveis explicativas pode-se esperar um comportamento diferenciado das respectivas elasticidades directas. Assim, existem combinações de modelo e expressão de relativização mais adequadas para certas variáveis explicativas. Neste trabalho, propõe-se a utilização da forma estrutural dos modelos mais adequada, relativamente ao comportamento esperado das variáveis explicativas. Descreve-se também como combinar, no mesmo modelo, variáveis explicativas com comportamentos esperados diferenciados. Apresentam-se ainda dois exemplos reais de aplicação. O primeiro é constituído por séries cronológicas de preços e quotas de mercado de marcas de óleo numa grande superfície, concluindo-se pela utilização de modelos do tipo elasticidade sempre decrescente com aumento da variável explicativa. O segundo utiliza igualmente dados de vendas de uma grande superfície, mas usa como variável explicativa o espaço de exposição, conduzindo a modelos com um máximo de elasticidade. Por fim, apresentam-se modelos para modelação de quotas de mercado utilizando as duas variáveis explicativas.
- Modelação do efeito de preço e promoções para uma família de produtos alimentares.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.
- Modelos de localização e previsão de vendas de novas superfícies comerciais de venda a retalho: revisão do 'estado de arte'.Publication . Themido, Isabel H.; Mendes, Armando B.Os métodos utilizados no desenvolvimento e calibração de modelos de localização de espaços comerciais e previsão de vendas são múltiplos, variando desde simples modelos de previsão por analogia até modelos muito complexos que incorporam modelos causais dentro de uma estrutura de modelo gravitacional. Mais recentemente, surgiram também alguns modelos em que se recorre a meta-heurísticas para apoiar decisões de configuração da rede de uma cadeia de retalho. Neste artigo apresentam-se as várias metodologias dando especial atenção aos modelos causais. Podem ser relevantes factores de natureza geográfica, demográfica, socioeconómicas e concorrenciais. As variáveis de natureza geográfica são indispensáveis em modelos de localização já que é necessário avaliar a acessibilidade das várias localizações, enquanto as demográficas permitem avaliar a área de influência da loja e o número de clientes potencial de cada localização enquanto as variáveis socioeconómicas são indispensáveis na caracterização dos potenciais clientes. Por fim os factores concorrenciais são de primordial importância para a avaliação da quota de mercado potencial da nova loja.
- Multi-outlet retail site location assessment : a state of the artPublication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.One of the most important decisions a retailer can make is where to locate a retail outlet. Because convenience is so important to today's consumers, a retail store can prosper or fail solely based on its location. Recently, a changing retail environment is augmenting the location importance as retail economic groups develop multi-outlet chains of small stores. The methods used in the development and calibration of location models for commercial spaces and sales forecast are multiple, varying from simple analogy forecast models to very complex spatial interactions models, which may incorporate dependence models in a gravitational or logit structure and many exploratory variables. More recent developments incorporating meta-heuristics such as genetic algorithms for the global problem of the multi-outlet chain configuration, or the use of Voronoi diagrams in store trade area delimitation, are also presented. Finally, the Geographical Information Systems' role on the decision support process is equally explored.