Browsing by Author "Teixeira, Ricardo Cunha"
Now showing 1 - 10 of 36
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta de padrões na educação pré-escolarPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta um leque fundamentado de ideias-chave sobre a exploração de padrões na Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por estratégias de incentivo à descoberta da Matemática junto de crianças em idade pré-escolar. O texto tem duas secções essenciais: uma primeira secção apresenta uma categorização dos padrões adequados a explorar na Educação Pré-Escolar (padrões de repetição, padrões progressivos e padrões com simetrias); uma segunda secção apresenta algumas explorações típicas, hierarquizando graus de dificuldade e analisando reações frequentes de crianças nesta faixa etária.
- O algarismo de controlo do número de utente de saúdePublication . Teixeira, Ricardo CunhaQuando lidamos com números de identificação, arriscamos a que possam ser cometidos erros de escrita desses números, nomeadamente nos casos em que o seu registo é feito por meios eletrónicos (por exemplo, podemos cometer um erro na escrita de um determinado algarismo, quando premimos uma tecla errada, ou podemos trocar dois algarismos consecutivos, quando as teclas correspondentes são carregadas pela ordem errada). Para evitar este tipo de situações, é habitual acrescentar-se no final da sequência de algarismos de um número de identificação um ou mais algarismos suplementares ou de controlo, que não têm informação específica, apenas se destinam a garantir que sejam detetados os erros que venham a ser cometidos. Este texto é dedicado à análise do algoritmo que está na base do cálculo do algarismo suplementar do número de utente de saúde, também conhecido por número nacional de utente (NNU).
- Algoritmo da multiplicaçãoPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaNeste artigo, apresenta-se uma proposta para uma sequência de aprendizagem do algoritmo da multiplicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando-se diversos pormenores de ordem didática inspirados no Singapore Math.
- Áreas e perímetros no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo CunhaA aprendizagem de conceitos fundamentais relativos a áreas e perímetros no 1.º Ciclo do Ensino Básico pede uma didática cuidada. O tópico tem alguma sofisticação, nomeadamente quando se pensa na relação entre áreas e perímetros de figuras planas, relação essa que não é, de forma alguma, direta. Uma boa didática relativa a esta temática pode incidir sobre recortes, enquadramentos, composições e decomposições, entre outras dinâmicas, e a maneira como esses procedimentos afetam as áreas e os perímetros das figuras planas. Neste trabalho, apresenta-se uma análise de alguns modelos utilizados no cotado Singapore Math.
- As cinco estratégias de cálculo da adição e subtração do 1.º ano e o seu impacto nas aprendizagens do 1.º cicloPublication . Martins, Helena; Silva, Luísa; Areias, Maria; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaNo contexto da implementação da Oficina «Matemática Passo a Passo», da Universidade dos Açores, os autores apresentam 5 estratégias de cálculo da adição e subtração, a implementar no 1.º ano de escolaridade, bem como os requisitos prévios a essa abordagem e o seu impacto em aprendizagens futuras.
- Da localização espacial às figuras planas e aos sólidos geométricos : explorações no 2.º ano de escolaridadePublication . Silva, César; Cordeniz, Conceição; Rainha, Filomena; Martins, Helena; Silva, Luísa; Areias, Maria de Fátima; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta propostas de tarefas com vista à exploração de temas chave de Geometria do 2.º ano de escolaridade, centrados na localização espacial, nas figuras planas e nos sólidos geométricos, tendo por base o trabalho desenvolvido desde o ano letivo de 2016/2017 no âmbito da implementação do Projeto Prof DA do Programa «ProSucesso — Açores pela Educação» e da oficina de formação «Matemática Passo a Passo: Estratégias de superação de dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico». A implementação no terreno das tarefas resultou de um trabalho colaborativo entre os Prof DA e os professores titulares de turma.
- Desafios com patasPublication . Teixeira, Ricardo CunhaPara além da utilidade da Matemática na vida quotidiana de um cidadão, é indiscutível o papel relevante desta área do saber no desenvolvimento da Humanidade. Mas será que a importância da Matemática se centra apenas na sua utilidade? Na verdade, nem tudo o que está relacionado com a Matemática tem de ser útil. A Matemática constitui, sobretudo, um exercício mental. Esse exercício pode ser aprazível, sem ser necessariamente útil. Um desafio matemático, por exemplo, pode conduzir ao prazer da descoberta, sem que tenha uma utilidade imediata para a vida do quotidiano ou, mesmo, para o desenvolvimento da sociedade. Neste texto, apresentam-se três desafios, meramente recreativos, em que se pretende descobrir o número de animais de cada espécie de uma quinta, com base no número total de patas. Trata-se de um problema clássico, que pode ser explorado com diferentes variantes. Para cada situação, os dados fornecidos são determinantes para a descoberta da solução ou das soluções possíveis.
- O Dia Internacional da Matemática e a Pi-ManiaPublication . Teixeira, Ricardo CunhaO Dia Internacional da Matemática é celebrado a 14 de março. A data foi escolhida por ser o dia do Pi, a famosa dízima infinita não periódica, com valor aproximado 3,14. A ideia de celebrar o dia do Pi a 14 de Março surgiu nos EUA. Neste texto, apresentam-se algumas curiosidades sobre Pi, porventura o número que mais interesse suscitou junto de matemáticos e curiosos, tendo o seu estudo acompanhado o desenvolvimento da Humanidade.
- Diagramas de caule-e-folhasPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta breves considerações sobre a abordagem dos diagramas de caule-e-folhas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Mostram-se exemplos de explorações e sugerem-se tarefas baseadas na abordagem clássica «concreto-pictórico-abstrato» (CPA), apresentando um cuidado esmerado com a ordem e com o faseamento e uma preocupação vincada com a oralidade e interpretação de situações diversificadas.
- Divagações numéricas: do 1 ao 5Publication . Teixeira, Ricardo CunhaTodos nós nos cruzamos diariamente com números (números de identificação do cartão de cidadão, números de telemóvel, números de contas bancárias, dia e mês de aniversário, número do andar ou da porta, entre muitos outros exemplos). Há números que são importantes para algumas religiões. Outros são apreciados ou evitados por supersticiosos ou por apostadores. Neste texto, fazemos uma breve viagem pelo mundo dos números e apresentamos curiosidades sobre os números naturais, do 1 ao 5.