Browsing by Author "Silva, Osvaldo Dias Lopes da"
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- (Ab)Usos na utilização da Estatística : algumas medidas preventivasPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daNuma época em que vivemos rodeados pelos mais variados meios de comunicação e em que podemos estar a receber informações de qualquer fonte, devemos ter a capacidade de discernimento para averiguar se essas informações são fidedignas e quais são as que precisamos verdadeiramente para o desenvolvimento das nossas atividades pessoais e profissionais. Embora existam, cada vez mais, software estatístico disponível, sofisticado e de fácil utilização, permitindo analisar grandes quantidades de dados, com recurso a uma ampla panóplia de técnicas para a análise de dados, é imprescindível que os seus utilizadores tenham consciência de que é fundamental terem alguns conhecimentos de Estatística para que as possam usar de forma criteriosa e adequada. Só com cidadãos interessados, com essa capacidade de análise crítica e com conhecimentos técnicos relativos aos métodos aplicados é que poderemos ter uma informação rigorosa ao nível da interpretação e discussão dos resultados obtidos. […]. O exercício da cidadania faz-se também com recurso à informação que seja imparcial, independente, rigorosa e credível. Para que exista essa exigência, é necessário que os cidadãos estejam sensibilizados e familiarizados relativamente à importância da Estatística no seu dia a dia e que desenvolvam competências para esse efeito. Só se pode decidir bem com base em informação de qualidade. Seja proativo nesse sentido e analise adequadamente as informações disponíveis para que tome as suas melhores decisões. Tome consciência se está ou não a ser manipulado!
- Ainda não entendeu a importância da Estatística no seu dia a dia?Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daNa era atual a informação está presente nas nossas vidas diárias através das mais variadas fontes de acesso, desde as mais tradicionais (jornais, revistas, rádio e televisão) às mais recentes da era digital (via web, redes sociais, etc.). As estatísticas estão presentes em quase todas as informações que recebemos, mas muitas vezes não nos apercebemos da sua presença. Mas já imaginou receber todas essas informações sem a existência de estatísticas? O que seria das nossas vidinhas? Talvez um desvario à escala global e um retrocesso à remota antiguidade. É inimaginável os efeitos e consequências da sua não presença. Seria a perdição completa sem pontos de referência, sujeitos à especulação infundada e à globalização viral de um certo analfabetismo. Seria um mundo à deriva onde a desconfiança seria a rainha!. […]. Já está convencido da importância da Estatística? Não se esqueça de que no dia a dia é um juiz que deve ter muito juízo, a nível das decisões que vai tomando! Haja sempre de forma consciente e com o recurso à informação estatística, sempre que possível.
- Arte ou Ciência dos Dados sem medo, mas com cautela!Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daNuma sociedade cada vez mais tecnológica, que se informatiza velozmente, tendemos a aceitar e a acreditar que com o recurso à tecnologia se consegue resolver a maioria os nossos problemas de forma fácil e rápida, confiando que ela não é preconceituosa. O aparecimento ao longo das últimas décadas da designada “Ciência dos Dados”, interligada com uma forte componente tecnológica, permitiu o desenvolvimento de muitas ferramentas que ajudaram a superar as muitas tarefas rotineiras e levaram à necessidade de reduzir recursos humanos para as efetuar e tornar os processos mais eficientes. […]. Só com as pessoas bem informadas acerca da utilização dessas ferramentas, dos seus benefícios e riscos associados, dos cuidados a ter na análise dos resultados obtidos e das conclusões retiradas é que poderemos avançar sem medos, mas de forma cautelosa. Atenção que já estamos a viver num mundo em que algumas das principais decisões são tomadas pelas máquinas, sem que nós tenhamos consciência disso. Já refletiu um pouco em relação à forma como as suas decisões são tomadas?
- Articulação entre Métodos Qualitativos e Quantitativos nas Ciências Sociais e HumanasPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daO nosso conhecimento sobre a realidade que nos circunda pode advir de diferentes origens e assumir diferentes características. O conhecimento comum está mais ligado ao nosso quotidiano e resulta de fatores socioculturais e educacionais e das experiências pessoais vivenciadas. O conhecimento científico é mais organizado, sistémico e preciso na sua fundamentação e, de entre as suas características, é de salientar a sua racionalidade e a objetividade. A averiguação dos fenómenos que nos rodeiam, com o intuito de se obter respostas para questões específicas num processo sistemático, é denominada como investigação científica. Qualquer investigação deve ser regida por um conjunto de regras metodológicas, as quais asseguram a distinção do conhecimento científico daquele produzido pelo senso comum. […]. Uma boa gestão da qualidade da investigação em Ciências Sociais e Humanas, ou em qualquer outra área científica, necessita de uma mistura de conhecimentos técnicos, bom senso, conhecimentos sobre a área em estudo (contexto do problema), sensibilidade e um espírito aberto à troca de experiências, potenciadas por um trabalho em equipa. Agora que está mais sensibilizado sobre esta temática e as diversas opções de escolha existentes, tome a decisão mais adequada. A escolha é sua, mas deve ser de forma ponderada!
- Bem-estar familiar e severidade das PEA : perceções de progenitoresPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Pacheco, Jéssica; Botelho, Tânia; Mota, Pilar; Matos, Patrícia; Romão, BárbaraA literatura sobre implicações do diagnóstico de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) para o funcionamento familiar tem apresentado evidências distintas. Alguns estudos sugerem a existência de correlação positiva entre a severidade dos sintomas da criança com PEA com o sofrimento parental. Outros apontam para efeitos positivos na esfera familiar, decorrentes do diagnóstico de PEA, como o aumento da resiliência e da coesão familiar. Este trabalho, realizado na região Autónoma dos Açores, procura dilucidar implicações do diagnóstico de PEA para o funcionamento familiar, visando a conhecer perceções sobre o bem-estar em pais/mães de crianças com PEA. Participaram no estudo pais/mães de 121 crianças, com idades entres os 3 e os 11 anos. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturadas, e analisados com recurso a alguns métodos da análise exploratória, com o intuito de se procurar associações estatisticamente significativas. Os resultados traduzem as perceções dos cuidadores de crianças que apresentam um grau de incidência da PEA maioritariamente ligeiro ou moderado, com uma minoria de crianças a evidenciar grau de incidência severo. Apurou-se que a área mais afetada em famílias de crianças com PEA com grau de severidade ligeiro foi o bem-estar familiar e social, registando-se alterações no tempo alocado às funções laborais. As famílias de crianças com grau de PEA mais severo reportaram alterações no bem-estar familiar e social, com manifestações na esfera laboral e da socialização.
- Clustering Validation in the Context of Hierarchical Cluster Analysis: an Empirical StudyPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Bacelar-Nicolau, HelenaABSTRACT: The evaluation of clustering structures is a crucial step in cluster analysis. This study presents the main results of the hierarchical cluster analysis of variables concerning a real dataset in the context of Higher Education. The goal of this research is to find a typology of some relevant items taking into account both the homogeneity and the isolation of the clusters.Two similarity measures, namely the standard affinity coefficient and Spearman’s correlation coefficient, were used, and combined with three probabilistic (AVL, AVB and AV1) aggregation criteria, from a parametric family in the scope of the VL (Validity Link) methodology. The best partitions were selected based on some validation indices, namely the global STAT levels statistics and the measures P(I2, Σ) and , adapted to the case of similarity coefficients. In order to evaluate the clusters and identify their most representative elements, the Mann and Whitney U statistics and the silhouette plot were also used.
- Effects of LifeI Satisfaction on Students' Attitudes Towards Statistics and Technology and their InterrelationshipsPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, ÁureaIn a society in which technology and changes are increasingly fast, the role of Statistics has become increasingly important. The students' attitudes towards Statistics, according to the literature review, are very interrelated with the affective and cognitive components and with the value attributed to this discipline in terms of its importance and usefulness in their personal and professional life. The psychological well-being of students, in addition to all other related components, as well as their attitudes towards Statistics and Technology, can affect their involvement and learning of contents in the scope of this discipline. The present research, through a questionnaire, aims to better understand the attitudes that students have towards Statistics and Technology and what are the factors that can affect their learning....[...].... The participants in this study were students from Portuguese Universities who had already attended Statistics courses during the 1st cycle of higher education. A structural equation model analysis, performed using PLS, revealed a statistically significant relationship between satisfaction with life and the five subscales of Students Attitudes toward Statistics and Technology Scale. In the model used, almost all the interrelationships between the factors of attitudes of students were statistically significant at level 0.01, suggesting that the use of technology affects the students' attitudes regarding the components "Affect" (emotions concerning statistics) and "Value" (usefulness of statistics in students' personal and professional life).
- The Effects of Senior Tourists’ Characteristics on Travel MotivationPublication . Moniz, Ana; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Ferreira, Joaquim A.Despite the importance of the relationship between the sociodemographic characteristics of senior tourists and travel motivation, research about senior consumer behavior intentions remains scarce. The purpose of this re-search is to outline the travel motivations of senior tourists and to investigate which sociodemographic characteristics are important in explaining these motivations. With 537 valid surveys from senior tourists visiting the Azores islands, a three-factor solution was found from 17 travel motivation attributes. The results show that “Well-being and self-knowledge” depends on nationality, perception of income and perception of health status; “Knowledge about destination and personal learning” depends on nationality and age group; and “Sociability and fun” depends on age group.
- Entrada no ensino superior e envolvimento do estudantePublication . Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, Maria; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Martins, Maria José D.No Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.
- Envolvimento dos estudantes no Ensino Superior e perfis de autodescriçãoPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Mendes, Maria; Martins, Maria José D.Enquadramento Conceptual: Existem ainda poucos estudos sobre o envolvimento no Ensino Superior, mas os resultados obtidos até ao momento indicam que esta variável tem um comportamento semelhante ao apresentado no ensino não superior. Isto é, o envolvimento dos estudantes é preditor do sucesso e da permanência no sistema de ensino, podendo, no entanto, ser afetado por variáveis pessoais e contextuais. Objetivos: Aferir a relação entre o envolvimento dos estudantes do Ensino Superior e algumas variáveis pessoais, académicas e familiares. Metodologia: Participaram no estudo 784 estudantes do Ensino Superior. O instrumento utilizado, além de questões Auto descritivas e sociodemográficos, continha a "Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D), de Veiga (2013) revista por Silva, Ribas e Veiga (2016), a qual é constituída por 20 itens distribuídos por quatro dimensões (Cognitiva, Afetiva, Comportamental e Agenciativa). Os dados recolhidos foram analisados utilizando diversos métodos estatísticos, de onde se destacam o método das K-médias, no âmbito da Análise Classificatória, e a Análise de Correspondências Múltiplas (ACm). Resultados: A aplicação do método das k-médias, considerando uma partição dos estudantes da amostra em três classes (clusters), com vista à maximização das diferenças entre as pontuações obtidas na EAE-4D, permitiu a identificação de três perfis de estudantes (os menos envolvidos, os moderadamente envolvidos e os mais envolvidos). O mapa percetual resultante da ACM fez sobressair estes três perfis, permitindo a rápida visualização das principais associações entre as categorias das variáveis em análise. Conclusão: O grupo de estudantes com um maior envolvimento, isto é, com pontuações mais altas na escala global e nas suas dimensões, carateriza-se, essencialmente, por se descreverem como mais pontuais, assíduos, empenhados e não distraídos, e cujo curso frequentado foi escolhido atendendo principalmente aos seus interesses e aptidões, comparativamente aos restantes grupos de estudantes. Os perfis identificados poderão ser úteis a nível da adoção de estratégias de ensino e aprendizagem suscetíveis de mobilizar os estudantes menos envolvidos.