Browsing by Issue Date, starting with "2018-02-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Study of TEP3 gene in Drosophila melanogaster and its immune response to entomopathogenic nematodesPublication . Fontes, João Pedro Costa; Dobes, Pavel; Tiago, Duarte Nuno Toubarro; Oliveira, LuísaOs nemátodos entomopatogénicos (EPNs) são parasitas de insetos capazes de formar uma relação simbiótica com as bactérias Gram-negativas. Aquando da infeção, são estabelecidas interações complexas entre EPNs e o hospedeiro (inseto). Drosophila melanogaster, é descrito como uma excelente ferramenta genética que compreende várias estirpes mutantes de fácil acesso, proporcionando uma melhor forma de compreensão destas interações. Diversos estudos propuseram que as proteínas que contêm tioéster (TEPs) são moléculas associadas ao reconhecimento de agentes patogénicos, atuando como opsoninas embora o seu papel na resposta do sistema imunitário não tenha sido totalmente descrito. Vários estudos demonstraram o aumento da suscetibilidade de mutantes de Drosophila TEP3 a infeções com nematode bem como altos níveis de melanização e de fenoloxidase. Para o gene TEP4 foi verificado um aumento da produção de péptidos antimicrobianos aquando da infeção com a bactéria Photorhabdus luminescens. Este trabalho tem como objetivo avaliar a suscetibilidade da estirpe mutada TEP3 de D. melanogaster aquando uma infeção com dois isolados de duas espécies diferentes de EPNs: Steinernema carpocapsae (isolados PB e R1) e Heterorhabditis bacteriophora (isolados Az 148 e H221), bem como testar a suscetibilidade aquando da infeção da bactéria isolada de cada nematode por nano injeção em larvas de D. melanogaster selvagens e com mutação para o gene TEP3. Observou-se que a suscetibilidade foi afetada não só pelas duas espécies de nematodes, mas também pelos diferentes isolados. O isolado R1 evidencia uma maior virulência contra o mutante TEP3 de D. melanogaster enquanto o isolado Az148 apresenta-se como o menos virulento. A nano injeção com bactéria demonstrou a patogenicidade de Photorhabdus e Xenorhabdus mas não foi suficiente para alterar a sobrevivência tanto de moscas selvagens como das mutantes TEP3. Tendo em conta estes resultados, sugere-se um papel mais ativo do gene TEP3 na defesa contra o nematode e não contra a bactéria.
- Caracterização do cancro da cavidade oral e orofaringe da população das ilhas de São Miguel e Santa MariaPublication . Pacheco, Maria Carolina Cabral; Lima, Maria Manuela de Medeiros; Rodrigues, Armindo dos Santos; Carneiro, Victor Manuel DiasA incidência do cancro da cavidade oral e orofaringe (CCOO) tem aumentado mundialmente. A presença do vírus do Papiloma humano (HPV) na cavidade oral e orofaringe, está associada ao desenvolvimento de carcinomas e está relacionada com melhor prognóstico quando comparados com os carcinomas HPV negativos, tornando-se, pois, importante individualizar estes casos de forma a poder delinear no futuro estratégias terapêuticas diferentes para estes pacientes. Este estudo tem por objectivo conhecer a epidemiologia do CCOO, das populações das ilhas de São Miguel e Santa Maria, no período entre 2007 a 2016 e caracterizar, quanto à presença do HPV ativo, um subgrupo de carcinomas espinocelulares da orofaringe. Para determinar a presença de integração do DNA viral nas células do hospedeiro, foram realizados dois métodos, o método molecular o HPV Direct Flow CHIP KIT, e o método imunohistoquimico de avaliação da sobrexpressão da proteína P16INK4a. Para avaliar os fatores epidemiológicos utilizou-se a informação disponível nas requisições que os médicos enviam para o Serviço de Anatomia patológica do Hospital do Divino Espírito Santo e nos ficheiros clínicos dos pacientes. Este estudo concluiu que o carcinoma espinocelular representa cerca de 90% de todos CCOO na região, e afeta 10 vezes mais homens do que mulheres. O presente estudo revelou que a incidência do CCOO em Santa Maria é 3 vezes maior que a média nacional e, pela primeira vez, foi demonstrado que o consumo de tabaco está associado ao cancro da cavidade oral e o consumo de álcool está associado ao cancro da orofaringe. Os hábitos de estilo de vida estão, na região, na origem do CCOO e o HPV não tem um envolvimento significativo no desenvolvimento deste.
- Ainda não entendeu a importância da Estatística no seu dia a dia?Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daNa era atual a informação está presente nas nossas vidas diárias através das mais variadas fontes de acesso, desde as mais tradicionais (jornais, revistas, rádio e televisão) às mais recentes da era digital (via web, redes sociais, etc.). As estatísticas estão presentes em quase todas as informações que recebemos, mas muitas vezes não nos apercebemos da sua presença. Mas já imaginou receber todas essas informações sem a existência de estatísticas? O que seria das nossas vidinhas? Talvez um desvario à escala global e um retrocesso à remota antiguidade. É inimaginável os efeitos e consequências da sua não presença. Seria a perdição completa sem pontos de referência, sujeitos à especulação infundada e à globalização viral de um certo analfabetismo. Seria um mundo à deriva onde a desconfiança seria a rainha!. […]. Já está convencido da importância da Estatística? Não se esqueça de que no dia a dia é um juiz que deve ter muito juízo, a nível das decisões que vai tomando! Haja sempre de forma consciente e com o recurso à informação estatística, sempre que possível.