Browsing by Author "Serpa, Margarida Damião"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem da escrita no ensino básicoPublication . Gomes, Maria do Carmo de la Cerda; Mira Leal, Susana; Serpa, Margarida DamiãoEste livro, intitulado A Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico, constitui o relato de um trabalho rigoroso que, devidamente sustentado do ponto de vista teórico, caracteriza um objeto – a escrita nos manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Essa caracterização decorre da implementação de um procedimento metodológico sistemático, que implicou a construção de um sistema de categorias relativamente extenso que cruza o objeto de estudo em duas dimensões: a da ação sobre o contexto de produção escrita e a da ação sobre o processo de escrita. Assumindo que o manual escolar, enquanto instrumento reconfigurador das orientações programáticas emanadas da tutela, tem um importante papel de regulação das práticas pedagógicas e constitui, portanto, uma importante fonte de conhecimento do que acontece nas salas de aula, esta obra, para além de evidenciar algum desfasamento entre as propostas de abordagem da escrita e as referidas orientações programáticas, traça um quadro do ensino da escrita que não parece ser muito diferente daquele que outros trabalhos, desenvolvidos ao longo das últimas três décadas, foram evidenciando.
- Aspectos da validação de escalas de avaliação do funcionamento do alunoPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Gomes, Carlos; Sousa, Áurea; Silva, OsvaldoNeste trabalho são apresentados resultados decorrentes do processo de validação de duas Escalas de avaliação do funcionamento do aluno do ensino básico. Trata-se de Escalas de auto-relato, para uso do professor. Ambas as Escalas são definidas por diferentes dimensões que, no seu conjunto, procuram dar informação sobre o modo como o aluno explora os conteúdos programáticos, organiza o trabalho escolar e se relaciona com os outros, em especial com os pares. Os resultados que se apresentam procuram traduzir a consistência interna de cada uma das dimensões, assim como o comportamento de variáveis sociodemográficas e escolares por dimensão.
- Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos : o mapeamento dos AçoresPublication . Diogo, Ana Matias; Caldeira, Suzana Nunes; Serpa, Margarida Damião; Carvalho, CarolinaNesta comunicação dá-se conta de um projecto de investigação (Projecto ECE - Escolas: Contextos e Experiências) que pretende detectar e explicar desigualdades inerentes aos contextos de escolarização, no arquipélago dos Açores, com impacto nas experiências escolares dos alunos. Parte-se do enquadramento político no seio do qual o contexto escolar local tem assumido um lugar destacado através das políticas de reforço da autonomia das escolas, num movimento de transição para novas formas de regulação do sistema educativo, assentes na avaliação de resultados e associadas a orientações baseadas no mercado. Políticas estas que poderão actuar como eco e reforço de interesses particulares, especialmente, por parte das famílias e das escolas, e, consequentemente, acentuar desigualdades. Tendo subjacente esta preocupação, faz-se, depois, referência à investigação que tem vindo a debruçar-se sobre os efeitos do contexto escolar. Trata-se de um campo de estudos que a nível internacional conhece grande vitalidade, embora também, ainda, muitas limitações, e sem tradição entre nós. No que respeita à região Açores, destacam-se alguns resultados de investigações que, embora não elegendo o contexto escolar local como objecto central da análise, apresentam algumas pistas a prosseguir e a articular, como ponto de partida para o projecto ECE.
- Dimensões do funcionamento do aluno : implicações para o trabalho na escolaPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Gomes, CarlosO sentido do trabalho realizado na escola é naturalmente reforçado se o desenvolvimento do currículo procurar, entre diversos aspectos, um maior entendimento do sentir do aluno e dos contextos em que este se insere. Assim, na presente comunicação procura-se reflectir acerca de dimensões do funcionamento quotidiano do aluno úteis à construção de instrumentos de recolha de dados relevantes para a organização do trabalho escolar. São equacionadas dimensões mais académicas, ligadas às questões linguísticas e lógico-matemáticas, e outras mais centradas nos processos básicos de aprendizagem, nas questões relacionais e em competências dos domínios visuo-espacial, auditivo-musical e motor. Está causa a discussão de aspectos que facilitem a caracterização da singularidade dos alunos, a partir da perspectiva destes.
- Educação escolar e extraescolarPublication . Furtado, Osvaldo; Serpa, Margarida DamiãoAo nível do 1.º ciclo do ensino básico abordam-se aspetos da intervenção em sala de aula e em atividades de tempos livres (CATL) no sentido de se compreender os objetivos e as dinâmicas de interação de cada um destes contextos educativos, assim como de se perceber a articulação entre eles.
- Educar resolvendo problemas com os alunosPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Gomes, CarlosEsta comunicação destina-se à apresentação do projecto intitulado "Avaliar e intervir em problemas promotores de aprendizagem APPLE", bem como à discussão de alguns conceitos relacionados com a resolução de problemas e sua relação com uma gestão sustentada do currículo através de projectos.
- Escola & Pais de Mãos Dadas : Um Projecto de Intervenção EducativaPublication . Diogo, Ana Matias; Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Moniz, Ana Isabel Arruda; Lopes, ManuelaO projecto de intervenção educativa Escola & Pais de Mãos Dadas é dinamizado por uma equipa de investigadores do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, Ponta Delgada, em colaboração com docentes de uma escola, situada nas proximidades da Universidade. As responsáveis pelo projecto apostam em estratégias de investigação-acção, procurando suscitar e apoiar mudanças, dinamizadas pelos actores locais e ligadas aos seus contextos concretos de vida. Neste capítulo, as autoras descrevem as várias fases do projecto e discutem algumas das suas dificuldades e potencialidades de desenvolvimento.
- Estudo preliminar de escalas de avaliação do funcionamento do alunoPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Gomes, Carlos; Sousa, Áurea; Silva, OsvaldoNeste trabalho apresentam-se procedimentos de construção de duas Escalas de avaliação do funcionamento do aluno, uma incidindo no domínio Académico e outra no Pró-Académico. Estas Escalas estão pensadas para serem usadas, em primeira instância, por professores e o seu conteúdo incide tanto ao nível dos interesses e potencialidades do aluno como das suas preocupações ou dificuldades. Caracterizam-se por uma composição multidimensional, procurando traduzir a diversidade de áreas dos programas de ensino, por um lado, e contemplando um conjunto de variáveis do domínio sócio cognitivo que têm evidenciado relação com a educação escolar, por outro. Assim, em primeiro lugar, procede-se a uma breve descrição das dimensões que definem a Escala Académica (EA) e a Escala Pró-Académica (EPA). Em seguida, dão-se a conhecer os resultados estatísticos alcançados, decorrentes da conjugação dos primeiros dados numéricos produzidos com elementos do domínio conceptual, com vista a fortalecer a consistência interna das dimensões estudadas e a reduzir o número de itens por Escala.
- Evaluative Scales of the Student's Functioning : Two supporting instruments of teachingPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Silva, OsvaldoThis work is about two evaluative scales meant to gather the students’ perspectives on some dimensions of their functioning, between 8 and 13/14 years old. The main goal of the scales is to help teachers to deal with different aspects of learning, in order to facilitate teaching as a diversified task. One of the scales is focused on the Academic domain. In other words, it is conceptually close to areas or disciplines of the official education programs. The other one is focused on the Pro-Academic domain. It is linked with non intellectual variables that can interfere with the school achievement. Both instruments are supported by a multidimensional approach and its subject is about students’ potentialities, interests, concerns and difficulties. In this article, we point out procedures that held the definition of the dimensions in each scale and results of validation studies, mainly of internal consistency.
- GenERATIONS of Azoreans and Renewable Energy: a comparative studyPublication . Simas, Rosa Neves; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Serpa, Margarida Damião; Gomes, Carlos; Arroz, Ana Margarida MouraThe Final Report presents the findings compiled during the Enquiry Phase. Very succinctly, the data collected indicate that environmental and energy issues rank very low, while economic issues are high among the current problems indicated by the three generations, a clear sign that efforts to promote energy efficiency must underline the saving these can bring. There appears to be a general tendency toward a more ecocentric world view which points to the gradual decline of the anthropocentric stance that has dominated the Azorean mindset over time. Since the notion that the Azores are "protected" from environmental problems persists, efforts should highlight the workings of ecocentrism to help the population understand the dynamics of ecology and ecosystems. Although there is an incipient awareness of renewable energy, the reality of microproduction of energy is virtually unknown, indicating that this is a promising sector for local businesses. The younger generation is seen as better informed and prepared to deal with energy and environmental problems, leading to relative optimism for the future. In all, these findings point to the advantages of a generational dynamic in energy use and to the existence of relative confidence in new technologies.