Browsing by Issue Date, starting with "2008-09"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Aquaculture of the clam (Tapes decussatus) on a closed system.Publication . Pereira, Nuno M.; Rebelo, Ana C.; Lourenço, Tânia M.; Amaral, André; Prestes, Afonso L.; Azevedo, José M. N.; Neto, Ana I.
- Microhabitat provision influences small-scale patterns of distribution in Patella candei.Publication . Martins, Gustavo M.; Thompson, Richard C.; Neto, Ana I.; Hawkins, Stephen J.; Jenkins, Stuart R.
- A diferenciação como princípio de organização curricularPublication . Sousa, FranciscoA diferenciação curricular inclui-se entre os princípios de organização curricular oficialmente assumidos no sistema educativo português, quer para o ensino básico quer para o ensino secundário. É possível diferenciar o currículo seguindo uma orientação inclusiva, comprometida com a promoção da equidade, ou seguindo uma orientação estratificadora, associada à distribuição dos alunos por vias alternativas de estudo que diferem entre si quanto à complexidade do currículo e quanto ao prestígio social que lhes está associado. Por isso, importa que a discussão do referido princípio tenha em conta a tensão entre essas duas concepções de diferenciação curricular. Neste sentido, farei um breve comentário sobre políticas educativas e curriculares recentemente desenvolvidas em Portugal, seguido de uma discussão sobre algumas abordagens à problemática da diferença e da diferenciação que têm sido desenvolvidas ao longo da história dos Estudos Curriculares. Comentarei ainda algumas perspectivas mais especializadas sobre a diferença e a diferenciação, isto é, perspectivas construídas não propriamente no âmbito da Teoria e Desenvolvimento Curricular em si mas sim no âmbito de áreas afins, focadas em determinadas dimensões específicas da diferença. Espero assim contribuir para o aprofundamento da compreensão de possíveis implicações da adopção da diferenciação curricular como princípio de organização curricular.
- Identidade não ostensiva e diferenciação curricular inclusiva: oportunidades assinaladas numa escola portuguesaPublication . Sousa, FranciscoA presente comunicação é centrada num estudo sobre diferenciação curricular, realizado numa escola básica portuguesa com a finalidade de compreender as concepções e as práticas das professoras participantes sobre essa matéria. Considerando que a diferenciação curricular constitui uma resposta às diferenças entre estudantes e que é possível trabalhar no sentido de uma diferenciação curricular inclusiva, apesar das tendências para conceber a diferenciação como dispositivo estratificador, os dados foram recolhidos, através de observação directa de aulas e de entrevistas, com a preocupação de compreender até que ponto as oportunidades de diferenciação que iam surgindo na sala de aula, através de comportamentos dos alunos que revelavam determinados aspectos das suas identidades, eram ou não consideradas e aproveitadas. Apesar de as práticas observadas tenderem para a uniformidade curricular, houve também algum aproveitamento de oportunidades de diferenciação, que pode ser potencializado numa lógica de investigação-acção. Por isso, mais do que uma caracterização sistemática das concepções das participantes sobre diferenciação curricular e das suas práticas mais uniformizadoras ou mais diferenciadoras, a presente comunicação centra-se na discussão das referidas oportunidades.
- Floristic composition of Azorean littoral rock pools.Publication . Xavier, Emanuel D.; Neto, Ana I.
- Characterization of transitional waters in the Azorean archipelago.Publication . Prestes, Afonso L.; Patarra, Rita F.; Álvaro, Nuno V.; Terra, Marlene R.; Fontaine, Camile; Cámara, Albert; Azevedo, José M. N.; Neto, Ana I.
- Some elements concentrations of Corallina elongata from São Miguel (Azores) under different environmental conditions.Publication . Couto, Ruben P.; Neto, Ana I.; Rodrigues, Armindo
- Patterns of anthropogenic activities in the rocky intertidal of São Miguel.Publication . Medeiros, Maria; Martins, Gustavo M.; Neto, Ana I.
- Macroalgal turfs in the Azores.Publication . Wallenstein, Francisco; Terra, Marlene R.; Pombo, Joana T.; Neto, Ana I.
- Morphological and anatomical observations on the genus Scinaia (Nemaliales; Rhodophyta) from the Gulf of California, Mexico.Publication . León-Cisneros, Karla; Riosmena-Rodriguez, Rafael; Neto, Ana I.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »