Browsing by Author "Moreno, Elisa"
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- À conquista : Tempo criativo na academiaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara Medeiros; Amaral, Sandra Cristina Machado; Moreno, Elisa; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaSavickas (2008, cit. in Carvalho & Taveira, 2012) define a decisão vocacional como um processo evolutivo que ocorre ao longo de vários estádios de desenvolvimento e que resulta do conjunto de decisões que a pessoa toma à medida que se desenvolve, constituindo-se num processo exploratório, contínuo e subjetivo. Esta decisão torna-se, por vezes, difícil visto representar um processo complexo que envolve a exploração de alternativas, assim como a definição, clarificação e implementação de escolhas (Carvalho & Taveira, 2012). A aposta em oportunidades de exploração que fomentem o desenvolvimento pessoal, permite promover nos jovens o conhecimento acerca de si e do mundo que o rodeia, impulsionando a construção de uma visão mais diferenciada da realidade e incrementando o grau de consciência acerca das suas decisões (Jordaan, 1963, cit. in Königstedt & Taveira, 2010). Deste modo, desenvolver atividades de experimentação, investigação, procura e questionamento (Taveira, 2005, cit. in Taveira, Cunha & Faria, 2009) mostra-se relevante, podendo resultar na diminuição de sentimentos de incerteza quanto à decisão vocacional (Krumboltz & Thoresen, 1964, cit. in Taveira et al., 2009). Foi neste enquadramento que se concebeu o programa À Conquista que procurou contribuir para o desenvolvimento de perspetivas futuras e para a realização de boas escolhas vocacionais, através da exploração de talentos pessoais e do fomento da iniciativa e do juízo crítico.
- Programa de competências pessoais e sociais para adultos em exclusão socialPublication . Fernandes, Hélder Manuel Rego; Moreno, Elisa; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaEste trabalho apresenta um programa de promoção de competências pessoais e sociais para públicos em situação de exclusão social, designado “Saber, Pensar e Agir – SPA”. Constituído por 12 sessões e estruturado em três áreas, comunicação e relações interpessoais, gestão doméstica e comportamentos de riscos/saudáveis, contou, na sua 1.ª edição, com 8 adultos com multiproblemáticas associadas. Dos resultados obtidos, através de grelhas de observação e registos de comportamento, constatou-se a importância da continuidade de ações desta natureza, não só pelo conhecimento e reeducação de comportamentos mas também pelo reforço de laços afetivos e potencialização de atitudes de cooperação e interajuda.
- Programa de competências pessoais e sociais para adultos em exclusão socialPublication . Fernandes, Hélder Manuel Rego; Moreno, Elisa; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaEste trabalho apresenta o programa “Saber, Pensar e Agir – SPA”, um programa de promoção de competências pessoais e sociais para públicos em situação de exclusão social. O fenómeno de extrema exclusão social, caraterizado como um processo de rutura do indivíduo com a sociedade, é uma realidade a que a ilha de S. Miguel – Açores tem assistido, quer por fatores de ordem económica, quer sociais ou culturais. Diversas instituições, como a Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, têm procurado dar resposta a adultos, de ambos os sexos, que se encontram nesta situação, tais como, deportados, ex-reclusos, sem-abrigo, toxicodependentes, e mulheres e jovens em risco. Foi neste contexto que se criou e implementou o programa “Saber, Pensar e Agir – SPA” com o intuito de se contribuir para autonomização dos cidadãos acompanhados pela instituição. O programa é constituído por 12 sessões, realizadas num registo bissemanal, que incluem conteúdos na área de comunicação e relações interpessoais, gestão doméstica e comportamentos de riscos/saudáveis, sendo dinamizadas com recurso a role-play, discussão em grupo e visualização de vídeos. A 1.ª edição do programa contou com 8 participantes, 7 do sexo feminino e 1 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 23 e 43 anos, com baixa escolaridade e com antecedentes de alcoolismo, prostituição, violência doméstica, deportação e perturbações da personalidade. [...].
- Saber Pensar Agir : (re)educação para adultos em exclusão socialPublication . Fernandes, Hélder Rego; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, Célia; Moreno, ElisaA Novo Dia - Associação para a Inclusão Social é uma instituição de solidariedade social que intervém junto de homens e mulheres em situação de extrema de exclusão social (e.g., deportados, ex-reclusos, sem-abrigo). Entre outros aspetos disponibiliza acolhimento, alimentação e higiene, e procura auxiliar na inserção laboral dos cidadãos na comunidade. Esta missão de (re)inserção na comunidade tem acarretado grandes desafios, devido, à fragilidade de competências de vida, como: baixa instrução e qualificação profissional; desmotivação; baixa tolerância à frustração; baixa-autoestima; dificuldades comunicacionais e relacionais As competências de vida referem-se a um conjunto de recursos pessoais que o indivíduo pode desenvolver e assumir num determinado contexto e aplicar noutros campos da sua vida, abrangendo competências comportamentais (e.g., comunicar eficazmente com os outros), cognitivas (e.g., capacidade de resolver problemas) e interpessoais (e.g., ser assertivo) (Dias, Gomes, Peixoto, Marques & Ramalho, 2012). Dado tais constrangimentos e procurando responder a necessidades destes cidadãos/ãs têm-se tomado iniciativas, como a criação do Programa “Saber Pensar e Agir—SPA”, com vista ao desenvolvimento e robustecimento de competências de vida, essenciais a um processo de autonomização. O SPA foi concebido e estruturado em três áreas: Área I - Comunicação e Relações Interpessoais, com vista à promoção do reportório de habilidades sociais e redução de comportamentos disfuncionais e inadaptados; Área II - Gestão Doméstica, incidindo na organização de gastos económicos para maior facilidade em viver autonomamente ; e Área III - Comportamento de Risco e Saudáveis , referente à consciencialização dos riscos efetivos associados aos comportamentos de risco (e.g., uso e abuso de substâncias psicoativas, sexo desprotegido) e vantagens da adoção de comportamentos saudáveis e/ou estratégias que minimizem os riscos ou fomentem redução de danos.