Browsing by Author "Melo, Helena Maria Pascoal"
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- Imagem dos destinos turísticos e competitividade : perceção da imagem Açores enquanto destino turístico pelos principais mercados emissoresPublication . Melo, Helena Maria Pascoal; Moniz, Ana Isabel Arruda; Silva, Francisco José FerreiraAtualmente deparamo-nos com um mercado altamente competitivo, sendo a imagem um elemento decisivo para a seleção de um destino turístico. Assim sendo, a presente investigação tem como principal objetivo compreender a imagem, cognitiva, afetiva e global, do destino turístico Açores por parte dos principais mercados emissores. Visa perceber a qualificação dos atributos, bem como o grau de importância que estes assumem na seleção de um destino. Pretende-se, também, identificar as motivações da visita, as fontes de informação mais utilizadas, assim como compreender o nível de satisfação e as expetativas futuras destes mercados em relação à região. A revisão de literatura aborda, numa primeira instância, o conceito de destino turístico e competitividade, posteriormente apresenta os principais conceitos de imagem dos destinos turísticos, os modelos de formação da imagem, o processo de escolha dos destinos turísticos, e as escalas utilizadas para medir a dimensão cognitiva e afetiva da imagem. Para além disso, aborda a questão da satisfação, uma vez que esta influencia a intenção de regressar e/ou a intenção de recomendar o destino turístico. Os resultados da investigação comprovam, parcialmente, que: (1) a imagem cognitiva influencia a imagem afetiva do destino turístico; (2) a imagem cognitiva afetiva do destino influencia a imagem global do destino turístico; (3) os fatores sociodemográficos (país e idade) influenciam as duas dimensões da imagem do destino turístico; (4) a quantidade e o tipo de fontes de informação influenciam a imagem cognitiva e afetiva do destino; e (5) a experiência prévia e as motivações influenciam a imagem cognitiva e afetiva do destino turístico. Os resultados da pesquisa sugerem, também, que a imagem global influencia a satisfação e a intenção de recomendar e/ou regressar, e que a satisfação influencia a intenção de recomendar e/ou regressar ao destino turístico. Verificamos, ainda, a preferência por um conjunto de fontes de informação que podem ser designadas de Word of Mouth, de Word of Mouse, ou Eletronic Word of Mouth. Devido à importância subjacente à imagem, a investigação assume-se como sendo uma ferramenta útil para o aumento da competitividade da região, uma vez que esta poderá ajustar e/ou alterar as suas estratégias de marketing tendo em conta o posicionamento pretendido.
- Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em cursoPublication . Melo, Helena Maria Pascoal; Moniz, Ana Isabel Arruda; Silva, FranciscoA imagem do destino turístico é um elemento decisivo no processo de seleção do destino e no respetivo posicionamento no mercado. A presente investigação tem como propósito compreender a imagem cognitiva, afetiva e global do destino turístico Açores por parte dos principais mercados emissores. Visa perceber a qualificação dos atributos, assim como o grau de importância que estes assumem na seleção do destino. Pretende igualmente identificar as motivações da visita, as fontes de informação mais utilizadas, bem como compreender o grau de satisfação e as expetativas futuras dos turistas em relação à região. Com base na revisão de literatura foram geradas nove hipóteses de trabalho que serão testadas com base em dados recolhidos através de um inquérito por questionário aos turistas provenientes dos principais mercados emissores. Os dados serão tratados recorrendo a métodos quantitativos com recurso ao SPSS. Neste artigo são apresentados os procedimentos metodológicos de uma investigação em curso.
- TourExponomy : a influência das experiências turísticas na imagem do destino turístico AçoresPublication . Melo, Helena Maria Pascoal; Moniz, Ana Isabel Arruda; Silva, Francisco José Ferreira; Santos, Carlos Alberto da Silva MeloO turismo é um setor experience intensive. Com o aumento da competição, o desenvolvimento de experiências turísticas únicas, memoráveis e personalizadas, que atendam às necessidades e desejos dos consumidores contemporâneos, são um fator crítico de sucesso para os destinos turísticos. As experiências turísticas e a imagem do destino são reconhecidas como antecedentes importantes do comportamento dos turistas. Com base na revisão da literatura foi criado um modelo conceptual sobre a relação entre a experiência turística e a imagem do destino. Sete hipóteses foram geradas. Foram inquiridos 384 turistas dos principais mercados emissores para os Açores. A pesquisa empírica foi realizada na Ilha de São Miguel, com base na metodologia quantitativa, sobre a opinião dos turistas considerando a perceção inicial e in loco. Os resultados do estudo confirmam, parcialmente, que: (1) algumas motivações influenciam a experiência; (2) algumas fontes de informação influenciam a experiência; (3) a imagem inicial do destino turístico influencia a experiência; (4) a experiência influencia a imagem in loco do destino turístico; (5) a experiência influencia a satisfação do turista; (6) a experiência influencia a memória; e (7) a experiência turística influencia a intenção de regressar/e ou recomendar o destino turístico. A investigação integra duas vertentes fundamentais da pesquisa sobre a experiência turística (i.e., a perspetiva económica adaptada ao turismo, e a perspetiva emocional) em comunhão com a imagem do destino turístico, colmatando, assim, três lacunas neste domínio: (1) o estudo da imagem in loco; (2) o estudo da experiência turística no destino e a sua influência na imagem; e (3) o estudo da influência das experiências emocionais no comportamento do consumidor.
- Tourist destination image and consumer behaviour : the case of the AzoresPublication . Melo, Helena Maria Pascoal; Moniz, Ana Isabel Arruda; Silva, FranciscoNowadays places seek to become more distinctive in an increasingly competitive market and the image is a decisive element in the selection of a tourist destination. This research aims to understand the overall image of the Azores as a tourist destination from major source markets, and also aims to ascertain the level of satisfaction and future expectations of these markets concerning the region. The literature review addresses the definition of tourist destination image and the issue of satisfaction since these influences the intention to return and / or intention to recommend the tourist destination. The results indicate that: (1) the overall image influence satisfaction and intention to recommend and/or return to the tourist destination; (2) satisfaction influence the intention to recommend and/or return to the tourist destination. We also verified that most of the tourists are very satisfied with the destination in study, as well as a very positive overall image about the Azores.