Browsing by Author "Freitas, Maria"
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- Kids à descobertaPublication . Reis, Catarina; Martins, Cátia; Raposo, José; Freitas, Maria; Vieira, M.; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaA Orientação Vocacional é um processo abrangente que incide numa busca sobre conhecimento acerca de si próprio, tendo em conta caraterísticas pessoais, familiares e sociais e promovendo o encontro com as afinidades do próprio sujeito, além de informações relacionadas com o mundo laboral. Logo, a orientação vocacional insere-se numa abordagem psicopedagógica de busca de identificação pessoal e profissional (Levenfus, 1997). A literatura aponta alguns estudos que refletem a relevância da orientação vocacional na infância, sublinhando o papel da fantasia e da imaginação (Super, 1980). Algumas evidências Denissen, Zarrett e Ecles (2007) - crianças que têm acompanhamento vocacional tendem a desenvolver consciência das suas competências e interesses, isto é, desenvolvem o autoconhecimento, prosseguindo por áreas que valorizem as suas capacidades. Pinquart, Juang’s e Silbereisen’s (2003) – a orientação vocacional em períodos precoces do desenvolvimento favorece o aparecimento de crenças de autoeficácia. Sabe-se que um dos fatores facilitadores do sucesso escolar é o sentido de eficácia. Um psicólogo de referência no domínio da autoeficácia, Albert Bandura (2004), afirma que as pessoas ao acreditarem que através das suas ações podem produzir resultados desejados e evitar resultados indesejados, têm incentivo para agir ou para ser resilientes quando enfrentam dificuldades. É neste enquadramento da psicologia que se concebe um projeto, Kids à Descoberta, que passa por uma aposta nos princípios da orientação vocacional na infância, desafiando, desde cedo, a clarificação dos autoconceitos com vista à facilitação de escolhas adequadas e com sentido para o próprio e, por isso, potenciadoras do sucesso escolar. Nessas atividades, as crianças serão desafiadas a desempenhar diferentes papéis, sob a premissa “EU SOU…”
- Materiais psicopedagógicos : os desafios da sua construção na educação para a saúdePublication . Freitas, Maria; Sousa, Marina; Fernandes, Hélder Manuel Rego; Soares, Sara Medeiros; Amaral, Sandra Cristina Machado; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA cidadania constitui um processo ativo, no qual o indivíduo e a sociedade interagem para o alcance de objetivos e de superação de dificuldades comuns. O contexto escolar, é assim considerado um dos meios mais privilegiados para que a aprendizagem se consolide, dado ser um local integrador, das várias áreas do saber, e de preocupações transversais à sociedade. Como tal, a aposta na educação para a cidadania e a sua inserção no currículo escolar torna-se importante desde os níveis de ensino mais precoces. A elaboração de projetos que permitam concretizar os objetivos que norteiam esta área de conhecimento deve ter em linha de conta não só as necessidades e fragilidades específicas da comunidade escolar, na qual se desenvolverá uma determinada ação, mas também possibilitar a extensão destas ações aos restantes contextos onde o indivíduo se encontra inserido. Uma das áreas de abordagem da educação para a cidadania diz respeito à Educação para a Saúde. [...].
- Materiais psicopedagógicos : os desafios da sua construção na educação para a saúdePublication . Freitas, Maria; Soares, Sara Medeiros; Sousa, Marina; Fernandes, Hélder Manuel Rego; Amaral, Sandra Cristina Machado; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesO presente estudo pretende avaliar se candidatos a professores e professores em exercício sentem necessidade de recursos para leccionar as aulas de Cidadania no 1º ciclo do Ensino Básico e qual o conhecimento que evidenciam sobre o Referencial que contém os princípios orientadores desta área. A amostra é constituída por 119 elementos, professores do 1º ciclo e alunos de licenciatura e mestrado da área de Educação Básica. Os dados foram colhidos por questionário. Os resultados sugerem, em geral, carência de materiais pedagógicos para trabalhar os diversos conteúdos das aulas de Cidadania e falta de conhecimento por parte dos futuros professores sobre o Referencial de Cidadania.