Browsing by Author "Diogo, Ana Matias"
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- Children's practices of ICT and social inequalities : on the uses of the Magalhães computer in two school communitiesPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaThis paper addresses the Portuguese government measure that introduced a laptop - the Magalhães computer - in primary education as an attempt to extend the social base of the use of ICT. It tries to give an account of family adhesion to this computer, of some of its uses by children in different contexts, and of the question of inequality in opportunities and uses of ICT. It was based on two studies conducted in schools from two towns in different Portuguese regions. Their methodological design took a longitudinal stance and included a quantitative strand through a survey with teachers, parents and children, as well as a qualitative strand through interviews with teachers and parents and the ethnography of a class in each setting. Data revealed a) a strong adhesion to the Magalhães; b) its regular use by children (mainly at home, secondly, at school, and, thirdly, in other contexts), predominantly under their own initiative; c) the existence of a greater proportion of other computers at home by families with a higher degree of education; d) a more frequent and widespread use of the Magalhães at home by children of parents with a higher degree of education; e) a significantly uneven family support, which is stronger in socially advantaged groups; and f) less imposing rules on the use of the Magalhães at home by families with less education. Data suggest a double trend: a) a widespread acquisition of the Magalhães; and b) a selective use of the computer by the different social groups, accompanied by family mediation that is also selective. This means that, although the first political goal of the programme has apparently been fulfilled, it still lacks the next step, which addresses the effects of the socially differentiated uses of ICT at school and at home.
- COESÃO SOCIAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADEPublication . Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Martin, Claude; Ribeiro, Fernando Bessa; Diogo, Fernando; Sousa, Francisco; Ávila de Lima, Jorge; Serpa, Margarida; Botenho, Maria do Carmo; Nunes, Nuno; Lalanda, Piedade; Mauritti, Rosário; Silva, Sara Franco; Serpa, Sandro; Diogo, Fernando; Diogo, Ana MatiasEste livro procura evidenciar os reptos e as permanências que atravessam as sociedades atuais, em que as transformações sociais desafiam a coesão social e, concomitantemente, as permanências demonstram a sua perenidade. Com foco especial na realidade açoriana, esta obra é constituída por sete capítulos que abordam temas como o futuro do capitalismo e respetivas implicações, a análise dos regimes de bem-estar social, as desigualdades e a coesão social, a relação entre pobreza e escolaridade, as perspetivas dos pais e das crianças sobre os centros de atividades de tempos livres (CATL), culminando na temática do divórcio nos Açores. Este livro pretende contribuir para uma ação informada, enformada por uma ciência inclusiva e socialmente partilhada, através do envolvimento cívico da sociedade açoriana nestes domínios.
- Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos : o mapeamento dos AçoresPublication . Diogo, Ana Matias; Caldeira, Suzana Nunes; Serpa, Margarida Damião; Carvalho, CarolinaNesta comunicação dá-se conta de um projecto de investigação (Projecto ECE - Escolas: Contextos e Experiências) que pretende detectar e explicar desigualdades inerentes aos contextos de escolarização, no arquipélago dos Açores, com impacto nas experiências escolares dos alunos. Parte-se do enquadramento político no seio do qual o contexto escolar local tem assumido um lugar destacado através das políticas de reforço da autonomia das escolas, num movimento de transição para novas formas de regulação do sistema educativo, assentes na avaliação de resultados e associadas a orientações baseadas no mercado. Políticas estas que poderão actuar como eco e reforço de interesses particulares, especialmente, por parte das famílias e das escolas, e, consequentemente, acentuar desigualdades. Tendo subjacente esta preocupação, faz-se, depois, referência à investigação que tem vindo a debruçar-se sobre os efeitos do contexto escolar. Trata-se de um campo de estudos que a nível internacional conhece grande vitalidade, embora também, ainda, muitas limitações, e sem tradição entre nós. No que respeita à região Açores, destacam-se alguns resultados de investigações que, embora não elegendo o contexto escolar local como objecto central da análise, apresentam algumas pistas a prosseguir e a articular, como ponto de partida para o projecto ECE.
- Crianças e TIC : uma relação desigualmente construída na famíliaPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaAs crianças têm cada vez mais acesso, e em idades mais precoces, às tecnologias de informação e comunicação (TIC), em diversos contextos, muito especialmente em casa. Para isso tem contribuído o investimento realizado quer pelo Estado, quer pelas próprias famílias. Abordamos, neste texto, o modo como os usos das TIC, em geral, e no trabalho escolar, em particular, por parte das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, são coordenados na família (definição de regras e acompanhamento dos usos) e como essa coordenação é realizada em função dos recursos possuídos (escolares e digitais) e das dinâmicas de organização interna das famílias. Procuramos, assim, perceber em que medida a construção da relação das crianças com as TIC é marcada por desigualdades externas (desigualdades sociais) e internas ao contexto familiar (desigualdades de género na repartição do trabalho familiar), assim como ambas se articulam. Equacionam-se estas questões a partir de dados de dois estudos de caso, realizados em regiões diferentes de Portugal, que incidiram nos usos e efeitos do computador Magalhães. Partindo de dados qualitativos e dos resultados de uma análise de cluster hierárquica, reveladora da existência de três perfis de relação com o computador Magalhães, relacionados com usos diferentes de outros computadores, por parte das crianças, evidencia-se a forma como esses perfis se encontram associados a desigualdades de classe e de género no trabalho de coordenação realizado pelas famílias.
- Educação, desigualdades sociais e usos do computador Magalhães: Uma pesquisa comparativaPublication . Diogo, Ana Matias; Silva, Pedro; Gomes, Carlos; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaAo longo das últimas décadas têm-se implementado múltiplos programas governamentais e realizados investimentos consideráveis em tecnologias da informação e comunicação nas escolas, na generalidade dos países europeus, incluindo no nosso país, numa perspetiva de inclusão digital das novas gerações, particularmente dos grupos sociais mais desfavorecidos. Alguns dados já apurados apontam para o efeito que o programa e.escolinha, com início em 2008/09, no 1º ciclo do ensino básico, teve na democratização do acesso a estas tecnologias na população em causa (GEPE, 2001; Silva & Diogo, 2011). Resta, contudo, aprofundar em que medida esta democratização de acesso se está a traduzir numa verdadeira democratização de usos. Interessa-nos enquadrar este problema no campo da Sociologia da Educação, nomeadamente na questão das desigualdades sociais face à educação, mais especificamente na análise da articulação entre escola e família nos velhos e novos processos de (re)produção social e cultural. A partir de dois estudos de caso, um na Região Centro e outro na Região Autónoma dos Açores, baseados em métodos extensivos (inquérito a pais, alunos e professores) e intensivos (entrevistas a pais e professores e registos etnográficos de uma turma), propomo-nos analisar, numa perspetiva comparativa, como é que as crianças dos diferentes grupos sociais usam o computador Magalhães e como é mediado esse uso pela escola e pela família.
- Escola & Pais de Mãos Dadas : Um Projecto de Intervenção EducativaPublication . Diogo, Ana Matias; Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Moniz, Ana Isabel Arruda; Lopes, ManuelaO projecto de intervenção educativa Escola & Pais de Mãos Dadas é dinamizado por uma equipa de investigadores do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, Ponta Delgada, em colaboração com docentes de uma escola, situada nas proximidades da Universidade. As responsáveis pelo projecto apostam em estratégias de investigação-acção, procurando suscitar e apoiar mudanças, dinamizadas pelos actores locais e ligadas aos seus contextos concretos de vida. Neste capítulo, as autoras descrevem as várias fases do projecto e discutem algumas das suas dificuldades e potencialidades de desenvolvimento.
- Os exames do 4º ano na blogosfera : concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiaresPublication . Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, ManuelaIn the school year of 2012/2013, Portugal reinstated national exams in the 4th grade, thirty nine years after their eradication from Portuguese educational system. If there already is a group of researches studying the effects of the enforcement of exams in the teaching practices of secondary school teachers, in families investment strategies in children’s school success and in the relationship between youth and school (Antunes 2010;Melo, 2009;Neves, 2014; Torres, 2014), there is still little knowledge about the consequences of the enforcement of exams in the daily life of teachers, families and children of the first school cycle. This paper presents the results of electronic documental sources, in order to enhance the educational models and child conceptions that flow, concerning 4th grade exams, in the new public space represented by internet. From the analysis of live voices of teachers, parents and children disseminated on blogosphere we have found two polarised logics: on one hand, a logic centred in the metier of being a child (Sirota, 2006) considering the child as an infant personalitywhose development should be supported by socialization agencies (Ariès, 1978), and on the other, an instrumental logic centred in the pupil-child and in academic results (Perrenoud, 1994). Our conclusions will enhance: (a)how parents, teachers and children stand between these two poles while ideal types; b) how these poles potentially generate tension and drive this individuals to construct composite justification logics for their actions and conceptions; c) How children transit between the roles of “child-innocence” and “effective pupil”.
- From school-family partnerships to school segregation : a matter of social inequalitiesPublication . Diogo, Ana MatiasIn the last three or four decades the relationship between school and family, namely the development of school-family partnerships, has been recurrent and consensually identified as fundamental to improve education and to combat difficulties in the schooling process, such as school failure and dropout, affecting more deeply the disadvantaged social groups. One question we might ask is to what extent this type of intervention can counteract the configuration of inequalities that mark the relationship of the different social groups toward school, in the context of the new constraints and possibilities affecting the family's relationship with the school. We will reflect on these issues through literature review, highlighting empirical results from research on the relationship of families with schools, keeping in mind especially the Portuguese case. We start with the notion of school-family partnership and after that we approach its limits, directing the look to the outside of these partnerships, tackling the problem of social segregation of school populations.
- Juventude açoriana e mundo do trabalho : relatório finalPublication . Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, OsvaldoO estudo Juventude açoriana e mundo do trabalho insere-se nos projetos desenvolvidos pelo Observatório da Juventude dos Açores, procurando aprofundar o conhecimento desta importante faceta da vida dos jovens. Este projeto está a ser desenvolvido sob a responsabilidade científica do CICS.UAC/CICS.NOVA.UAC (anteriormente CES-UA) com financiamento do Governo Regional dos Açores. O relatório intercalar foi entregue em julho de 2015. Nesse documento foi possível apresentar os principais objetivos da investigação, as suas premissas teóricas, bem como a metodologia utilizada para a recolha dos dados. O grande objetivo deste estudo é compreender o modo como se processa a transição para o mundo do trabalho dos jovens açorianos e os diversos tipos de relação com o emprego (em termos de trajetória), tendo em consideração o nível de escolaridade e a relação com a formação profissional escolar e extra-escolar, bem como as atitudes e aspirações, dos jovens, face ao trabalho e ao emprego. Sendo os Açores a região do país com uma maior percentagem de população jovem (15-34 anos) na população residente1, 28,9%, bastante acima da média nacional de 22,7%, os problemas da juventude assumem na região uma particular centralidade, dado o seu importante peso demográfico. […].
- Juventude Açoriana e Mundo do Trabalho : relatório preliminarPublication . Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, OsvaldoO estudo Juventude açoriana e mundo do trabalho insere-se nos projetos desenvolvidos pelo Observatório da Juventude dos Açores, procurando aprofundar o conhecimento desta importante faceta da vida dos jovens. Este projeto está a ser desenvolvido sob a responsabilidade científica do CICS.NOVA.UAc e com financiamento do Governo Regional dos Açores. Visa-se compreender o modo como se processa a transição para o mundo do trabalho dos jovens açorianos e os diversos tipos de relação com o emprego (em termos de trajetória), tendo em consideração o nível de escolaridade e a relação com a formação profissional escolar e extra-escolar, bem como as atitudes e aspirações, dos jovens, face ao trabalho e ao emprego. […].