Browsing by Author "Carvalho, Alda"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta de padrões na educação pré-escolarPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta um leque fundamentado de ideias-chave sobre a exploração de padrões na Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por estratégias de incentivo à descoberta da Matemática junto de crianças em idade pré-escolar. O texto tem duas secções essenciais: uma primeira secção apresenta uma categorização dos padrões adequados a explorar na Educação Pré-Escolar (padrões de repetição, padrões progressivos e padrões com simetrias); uma segunda secção apresenta algumas explorações típicas, hierarquizando graus de dificuldade e analisando reações frequentes de crianças nesta faixa etária.
- Algoritmo da multiplicaçãoPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaNeste artigo, apresenta-se uma proposta para uma sequência de aprendizagem do algoritmo da multiplicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando-se diversos pormenores de ordem didática inspirados no Singapore Math.
- Áreas e perímetros no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo CunhaA aprendizagem de conceitos fundamentais relativos a áreas e perímetros no 1.º Ciclo do Ensino Básico pede uma didática cuidada. O tópico tem alguma sofisticação, nomeadamente quando se pensa na relação entre áreas e perímetros de figuras planas, relação essa que não é, de forma alguma, direta. Uma boa didática relativa a esta temática pode incidir sobre recortes, enquadramentos, composições e decomposições, entre outras dinâmicas, e a maneira como esses procedimentos afetam as áreas e os perímetros das figuras planas. Neste trabalho, apresenta-se uma análise de alguns modelos utilizados no cotado Singapore Math.
- Diagramas de caule-e-folhasPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta breves considerações sobre a abordagem dos diagramas de caule-e-folhas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Mostram-se exemplos de explorações e sugerem-se tarefas baseadas na abordagem clássica «concreto-pictórico-abstrato» (CPA), apresentando um cuidado esmerado com a ordem e com o faseamento e uma preocupação vincada com a oralidade e interpretação de situações diversificadas.
- Histórias infantis na educação matemática pré-escolarPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta uma lista comentada de quinze histórias infantis apropriadas para trabalhar a Matemática na Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento de apoio para os profissionais que estão «no terreno» (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos os que se interessam por estratégias de incentivo à descoberta da Matemática junto de crianças em idade pré-escolar.
- Jogos matemáticos na educação pré-escolar : uma categorização e os princípios matemáticos do Raaapidoo e do DobblePublication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNeste artigo apresenta-se uma categorização para jogos matemáticos suscetíveis de serem utilizados na educação pré-escolar. Além disso, analisam-se exaustivamente dois jogos de observação e inspeção visual - o Raaapidoo e o Dobble. Estes jogos são baseados em interessantes conceitos matemáticos.
- Materiais estruturados para a educação matemática pré-escolarPublication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Silva, Jorge Nuno; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNeste artigo, apresentam-se alguns métodos de utilização de materiais estruturados na educação matemática pré-escolar. A análise apresentada incide sobre os dons de Fröebel, as barras cuisenaire, o tangram e os blocos lógicos. Estes materiais, podendo também ser utilizados noutros níveis de ensino, revelam-se muito adequados para a faixa etária dos 3-5 anos.
- Pisando arte e matemática em LisboaPublication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Silva, Jorge Nuno; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaMotifs in one or two directions can be classified mathematically by the types of symmetries they possess, and that classification gives rise to seven frieze patterns and to seventeen wallpaper patterns. Rosettes are other type of patterns in which the repetition of the design occurs about a single point, within a limited region of the plane. Rosettes are either dihedral or cyclic, depending on the presence or absence of mirror symmetries. Many Portuguese pavements are beautiful artistic works: all the seven friezes, cyclic rosettes, dihedral rosettes and twelve of the seventeen types of wallpapers were detected in Lisbon. In this paper, we exemplify some of these artistic works, highlighting, in particular, the work in Rossio dos Olivais, carried out by Fernando Conduto. In 2014, the Ludus Association and the University of Lisbon published the Baralho de Simetrias - Calçadas de Lisboa, a deck of cards to disseminate this subject to the largest possible number of people. We also discuss that initiative.