Browsing by Author "Arroz, Ana Margarida Moura"
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- Acomodação, Apego ou Evitamento? Risco sísmico percepcionado por açoreanos e governance do risco em fases de pré-ocorrênciaPublication . Rego, Isabel Estrela; Arroz, Ana Margarida Moura; Palos, Ana Cristina Pires
- Active aging and intergenerational cooperation in volunteer work: the T- Squads as a pilot intervention on termite pest control in the Azores (Portugal)Publication . Arroz, Ana Margarida Moura; São Marcos, Rita; Silva, Paulo Rogério; Neves, Isabel; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.Drywood termite is an insect pest that causes great damage by consuming an entire house wood infra-structure. In the Azores it is dangerously well established and its impacts are increased when combined with the region's regular seismic activity. The pest is mainly established in the historical city centers, mostly composed by old housing and inhabited by aged citizens with low socioeconomic, literacy and physical mobility resources.
- AGRUPAI-T - Associar para Gerir o Risco Urbano para o Património Arquitectónico Açoriano Infestado por Térmitas: mediação para uma gestão integrada do risco no controlo de uma praga urbanaPublication . São Marcos, Rita; Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.Drywood termite Cryptotermes brevis is one of the insect pests that cause more damage. Established in Africa, Australia, Pacific, Indic and the Atlantic Island, South and North America, in the USA, $120 million are accounted for its control costs and untold amount sworld wide. It is a severe, invasive urban pest capable of consuming na entire housewood infra-structure. In the Azores it is dangerously well established, as the seriousness of its impacts are increased when combined with the region’s seismic activity. 16 parishes of 5 islands have been defined as risk areas, now threatening to spread to the entire archipelago. Its first record in Lisbon generates the alarm to be Europe´s doorway to the pest.
- AGRUPAI-T – Como tornar comum um problema de todos nós? Um estudo de caso para a facilitação da participação e envolvimento público na gestão de uma praga urbanaPublication . São Marcos, Rita; Arroz, Ana Margarida Moura; Neves, Isabel; Silva, Paulo Rogério; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.A Cryptotermes brevis é das pragas de insetos que maiores danos causam ao ser capaz de consumir toda a infraestrutura em madeira de uma habitação. $120 milhões são gastos anualmente nos EUA para o seu controlo e inumeráveis somas no resto do globo.
- Agualva, 2009! Alterações climáticas e acção antrópica na produção de catástrofes climáticasPublication . Neves, Isabel; Rodrigues, António Félix Flores; Arroz, Ana Margarida MouraA freguesia da Agualva assenta numa das extremidades eruptivas do vulcão do Pico Alto, cujas lavas deram origem a elevações que no seu conjunto formam o Maciço do Pico Alto. O Maciço do Pico Alto origina grande condensação e favorece a acumulação de nuvens a elevadas taxas de precipitação que estão na origem de um número significativo de nascentes, ribeiras e fontes. Tanto o coberto vegetal como o uso do solo, têm funções claras na diminuição da taxa de erosão dos solos e escultura dos leitos das ribeiras, bem como na escorrência superficial. Mas as alterações introduzidas pelo ser humano no uso do solo podem provocar impactos ambientais variados.
- O Ambiente não é qualquer coisa! - Diversidade de perspectivas das crianças acerca do ambientePublication . Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Neilson, Alison; Rodrigues, Luzia
- O Ambiente no futuro: Representações e preocupações de crianças terceirenses.Publication . Rodrigues, Luzia; Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Neilson, Alison
- Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagemPublication . Arroz, Ana Margarida Moura; Figueiredo, Maria Pacheco; Sousa, DulceAdoptando uma abordagem interpretativa orientada para a descoberta e um dispositivo técnico qualitativo de análises descritivo-interpretativas de entrevistas individuais e de observações das dinâmicas educativas, este estudo explora o modo como 28 crianças, de cinco e seis anos, de dois Jardins de Infância (JI) da ilha Terceira (Açores, Portugal), perspectivam a aprendizagem. Os modos qualitativamente distintos dos alunos conceberem a aprendizagem constitui uma problemática a que tem sido dado algum relevo noutros níveis de ensino, mas que não colhe ao nível pré-escolar idêntica atenção. Uma análise fenomenográfica permitiu identificar quatro modos distintos de conceber a aprendizagem, como: "fazer coisas", "o que nos é ensinado", "saber mais coisas" e "útil para o futuro". A partir dos argumentos com que as crianças diferenciam o que se aprende do que não se aprende resultaram, através de uma análise temática, seis critérios de demarcação com ocorrência diferenciada: "trabalhar versus brincar", "actividade versus passividade", "actividade dirigida pelo adulto", "obrigatoriedade das actividades", "informalidade dos espaços onde não há aprendizagem" e "adequação versus desadequação comportamental a um modelo de um aprendiz tradicional"
- Auto-avaliação de escolas e produção de conhecimento científico com o projecto QUALISPublication . Arroz, Ana Margarida MouraDado que a estrutura do modelo permite uma considerável margem de manobra das equipas de auto-avaliação na selecção e ênfase atribuída aos diferentes aspectos do funcionamento da escola no relatório que elaboram… "interessa-nos estudar até que ponto a informação que as equipas de auto-avaliação mobilizam no processo avaliativo e os comentários que produzem sobre ela se centram em questões curriculares, ou seja, questões relativas à tomada de decisão sobre o que ensinar, como ensinar, a quem ensinar o quê e quando, como saber até que ponto o que se tentou ensinar foi aprendido."
- Avaliação das disciplinas de projecto educacional em...: articulação curricular e mobilização pedagógica no plano curricular da licenciatura em educação de infância da Universidade dos AçoresPublication . Santos, Ana Isabel; Figueiredo, Maria Pacheco; Arroz, Ana Margarida MouraAs disciplinas de Projecto Educacional em Conhecimento Lógico-Matemático e em Linguagem iniciam uma componente curricular que visa fundamentar e actualizar os conteúdos de cada área curricular e definir os contornos pedagógicos da área, mobilizados através de projectos pedagógicos de intervenção específicos. Uma vez que a estruturação da matriz curricular em questão torna explícita a ligação entre as diferentes disciplinas e os contributos esperados de cada urna delas para as de “Projecto Educacional em...” , sendo, mesmo, consideradas como pré-requisitos, interessa avaliar a real articulação entre essas disciplinas, à luz das dificuldades detectadas. Os dados obtidos na avaliação do funcionamento das disciplinas assumem relevância para diferentes dimensões do Projecto AVAL, projecto que visa avaliar a concretização dos objectivos pedagógicos propostos no plano curricular. A análise desses dados permitiu-nos avançar com a sugestão de aspectos que necessitam de reflexão e reformulação por parte do corpo docente.