DEDU - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Pesquisar Copyright
Browse
Browsing DEDU - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals by Author "Arroz, Ana Margarida Moura"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagemPublication . Arroz, Ana Margarida Moura; Figueiredo, Maria Pacheco; Sousa, DulceAdoptando uma abordagem interpretativa orientada para a descoberta e um dispositivo técnico qualitativo de análises descritivo-interpretativas de entrevistas individuais e de observações das dinâmicas educativas, este estudo explora o modo como 28 crianças, de cinco e seis anos, de dois Jardins de Infância (JI) da ilha Terceira (Açores, Portugal), perspectivam a aprendizagem. Os modos qualitativamente distintos dos alunos conceberem a aprendizagem constitui uma problemática a que tem sido dado algum relevo noutros níveis de ensino, mas que não colhe ao nível pré-escolar idêntica atenção. Uma análise fenomenográfica permitiu identificar quatro modos distintos de conceber a aprendizagem, como: "fazer coisas", "o que nos é ensinado", "saber mais coisas" e "útil para o futuro". A partir dos argumentos com que as crianças diferenciam o que se aprende do que não se aprende resultaram, através de uma análise temática, seis critérios de demarcação com ocorrência diferenciada: "trabalhar versus brincar", "actividade versus passividade", "actividade dirigida pelo adulto", "obrigatoriedade das actividades", "informalidade dos espaços onde não há aprendizagem" e "adequação versus desadequação comportamental a um modelo de um aprendiz tradicional"
- Avaliação das disciplinas de projecto educacional em...: articulação curricular e mobilização pedagógica no plano curricular da licenciatura em educação de infância da Universidade dos AçoresPublication . Santos, Ana Isabel; Figueiredo, Maria Pacheco; Arroz, Ana Margarida MouraAs disciplinas de Projecto Educacional em Conhecimento Lógico-Matemático e em Linguagem iniciam uma componente curricular que visa fundamentar e actualizar os conteúdos de cada área curricular e definir os contornos pedagógicos da área, mobilizados através de projectos pedagógicos de intervenção específicos. Uma vez que a estruturação da matriz curricular em questão torna explícita a ligação entre as diferentes disciplinas e os contributos esperados de cada urna delas para as de “Projecto Educacional em...” , sendo, mesmo, consideradas como pré-requisitos, interessa avaliar a real articulação entre essas disciplinas, à luz das dificuldades detectadas. Os dados obtidos na avaliação do funcionamento das disciplinas assumem relevância para diferentes dimensões do Projecto AVAL, projecto que visa avaliar a concretização dos objectivos pedagógicos propostos no plano curricular. A análise desses dados permitiu-nos avançar com a sugestão de aspectos que necessitam de reflexão e reformulação por parte do corpo docente.
- Places of fear and attachment. How Azoreans perceive seismic and volcanic risk.Publication . Rego, Isabel Estrela; Arroz, Ana Margarida MouraEarthquakes and volcanic eruptions have been regular phenomena in the Azores. In spite of the knowledge already gathered by local historians and earth sciences researchers, there are no scientific data on the socio- cultural dimensions of volcanic and seismic risks. A research project on risk perception of natural hazards (TOPOI METUS) is now being carried out in order to study the social cosmographies of seismic and volcanic hazard. Based on data produced along fourteen in-depth extensive interviews conducted in five of the nine islands of the archipelago, this presentation focuses on preliminary findings of perceptions regarding seismic and volcanic risk profiles, patrimonial and economic vulnerability to those risks, and risk management (i.e. information and actions taken before a crisis, and during the response and recovery phases of a disaster situation). Exploratory results show that people living in the most vulnerable areas insist in staying there, even when they are aware of the dangerousness involved in it. To uncover the apparently irrational reasons beneath these options will allow understanding some of the barriers encountered by risk managers engaged in the minimization of destructive impacts of those natural hazards. Knowing that people both 'put themselves in the Hands of God' and highly identify with the patrimonial history of their living place may help to develop knowledge to more fully inform civil protection/defence policies. Results may also allow reconceptualising the variable "identification with the local" in the scope of risk perception.