GBA - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine / Newsletter
Permanent URI for this collection
Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing GBA - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine / Newsletter by Author "Amorim, Isabel R."
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Festa do Bioblitz Açores 2023: tantas espécies que vivem no Jardim!Publication . Amorim, Isabel R.; Parmentier, Laurine; Leite, Abrão; Wallon, Sophie; Ros Prieto, Alejandra; Costa, Ricardo; Lhoumeau, Sébastien; Barcelos, Paulo J.M.; Mendonça, Paulo; Coelho, Ruben; Rodrigues, António F. F.; Borges, Paulo A. V.; Malumbres-Olarte, JagobaNo passado dia 17 de junho de 2023 a Terceira, conhecida entre os açorianos como a ilha festeira, recebeu novamente a festa do bioblitz – BioBlitz Açores 2023. Tal como no primeiro BioBlitz Açores em 2019, o Jardim Duque da Terceira em Angra do Heroísmo foi o local escolhido para a realização desta cada vez mais conhecida atividade de ciência cidadã: “cidadãos comuns” sem formação formal em ciência, orientados por especialistas, participaram na produção de conhecimento científico, neste caso em particular, sobre a biodiversidade que existe nos Açores. E como de um BioBlitz se trata, foram seguidas as diretrizes para este tipo de evento, isto é, a inventariação da biodiversidade, realizada conjuntamente por cientistas e participantes leigos, ocorreu durante um período limitado, sessões com cerca de duas horas, e numa área bem definida, o Jardim Duque da Terceira.
- Um guia digital para a Natureza : promover a floresta dos Açores com aprendizagem baseada no lugarPublication . Picanço, Ana; Gabriel, Rosalina; Arroz, Ana Margarida Moura; Amorim, Isabel R.; Silva, Alexandra A.; Sousa, Duarte; Matos, SóniaO projeto Guia de Campo (GC) no âmbito da transformação digital operada nos modos de aprendizagem característicos das sociedades contemporâneas. Hoje, as ferramentas móveis interativas e a aprendizagem baseada no lugar são recursos pedagógicos cada vez mais presentes na educação ambiental. O projeto GC pretende investigar o papel das tecnologias digitais interativas no desenvolvimento da literacia científica, ambiental e da conservação, entre jovens residentes nos Açores, ajudando a tornar mais significativas e apelativas as experiências educativas desenvolvidas em contextos naturais. A instrumentalidade da videofilia na estimulação da biofilia e testada neste projeto, com vista à promoção de conhecimentos, atitudes e práticas conservacionistas, uma vez que vários estudos evidenciam que os jovens só tendem a proteger o que conhecem e entendem, e que a promoção de experiências ativas na natureza (ou sobre esta) estimula a biofilia e a curiosidade das crianças. […].