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Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto Guia de Campo (GC) no âmbito da transformação digital operada nos modos de aprendizagem característicos das sociedades contemporâneas. Hoje, as ferramentas móveis interativas e a aprendizagem baseada no lugar são recursos pedagógicos cada vez mais presentes na educação ambiental. O projeto GC pretende investigar o papel das tecnologias digitais interativas no desenvolvimento da literacia científica, ambiental e da conservação, entre jovens residentes nos Açores, ajudando a tornar mais significativas e apelativas as experiências educativas desenvolvidas em contextos naturais. A instrumentalidade da videofilia na estimulação da biofilia e testada neste projeto, com vista à promoção de conhecimentos, atitudes e práticas conservacionistas, uma vez que vários estudos evidenciam que os jovens só tendem a proteger o que conhecem e entendem, e que a promoção de experiências ativas na natureza (ou sobre esta) estimula a biofilia e a curiosidade das crianças.
[…].
Description
A secção UAciência é coordenada pelo Professor Universitário Armindo Rodrigues.
Keywords
Ambiente Natural Ecologia Ecossistema Insular Floresta Literacia Científica Açores
Citation
Picanço, Ana; Gabriel, Rosalina; Arroz, Ana M.; Amorim, Isabel R.; Silva, Alexandra R.; Sousa, Duarte & Matos, Sónia (2020, 18 de outubro). Um guia digital para a Natureza: promover a floresta dos Açores com aprendizagem baseada no lugar. “Açoriano Oriental, Açores Magazine, UAciência”, pp. 6-7.
Publisher
Açormédia