ARQ - História, 2ª série
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Browsing ARQ - História, 2ª série by Author "Albergaria, Isabel Soares de"
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- Os embrechados na arte portuguesa dos jardinsPublication . Albergaria, Isabel Soares deDo francês "brèche" que significa fissura, fenda, ruína ou sulco, a palavra embrechado não tem equivalência noutras línguas, definindo igualmente um tipo decorativo muito usual e, de certa forma, único nos jardins portugueses a partir do século XVII. [...]
- Ernesto do Canto entre os naturalistas açorianos do século XIXPublication . Arruda, Luís M.; Albergaria, Isabel Soares deDesde meados do século XVIII, os Açores foram procurados por naturalistas estrangeiros que se dedicavam, principalmente, ao estudo da fauna, da flora e da geologia. Mais, esse interesse pelo arquipélago aumentou desde que, em 1859, Charles Darwin publicou a obra On the Origin of Species by Means of Natural Selection, tendo mesmo originado um número considerável de obras publicadas. Esse interesse relacionava-se com o facto destas ilhas, nascidas do mar, poderem suportar formas faunísticas e florísticas de transição entre as regiões Paleártica e Neártica. Não obstante o interesse da comunidade científica internacional pelas ilhas açorianas, apenas alguns poucos açorianos se manifestaram pelo estudo das ciências da natureza, pois só na segunda metade do século XIX, em Ponta Delgada, aconteceu ter convivido um pequeno grupo de naturalistas, em torno do gabinete de ciências naturais do liceu da cidade, depois museu, e de alguns jardins particulares. Nesta nota são feitas referências a esses naturalistas e ao seu envolvimento com o museu e os jardins, justificativas da sua qualidade de estudiosos da história natural, salientado naquilo que se refere a Ernesto do Canto. [...]
- A igreja da Misericórdia de Ponta Delgada : considerações em torno de um monumento perdidoPublication . Albergaria, Isabel Soares deA instituição das Misericórdias, criada por D. Leonor no final do século XV, constituiu um modelo assistencial de grande sucesso e rápida difusão pelo território nacional e ilhas Atlânticas. Na primeira década do século XVI foi fundado em Ponta Delgada o hospital da Misericórdia com a sua capela anexa de São João Baptista, a qual seria integrada no novo templo construído no último terço da mesma centúria e dedicado ao Espírito Santo. Todo o conjunto desapareceu na primeira metade do século XIX, quase sem deixar vestígios, após um longo processo de ruína. Com base na documentação do arquivo da Misericórdia consultada e coligida pelo investigador Rodrigo Rodrigues, bem como em outras fontes coevas, foi possível compreender a importância central da igreja da Misericórdia no panorama da arquitectura quinhentista, não apenas da cidade de Ponta Delgada, mas ao nível regional, e descortinar os processos de encomenda, autoria, e obra desse edifício, permitindo ainda reconstituir, com relativa segurança, o plano, alçados e elementos decorativos presentes no interior do templo.
- O jardim da Lombinha : história e significadoPublication . Albergaria, Isabel Soares deO jardim de António Borges, conhecido no século passado por jardim da Lombinha é, sem dúvida, um dos melhores exemplares que a arte paisagista de Oitocentos nos legou. Constituindo uma experiência de amadurecido gosto artístico e aturado conhecimento técnico, o jardim da Lombinha estabelece uma aliança feliz entre os figurinos eruditos ditados pelas modas europeias e a atenção ao “espírito do lugar”, ali recriado com o artificialismo de uma linguagem natural. O estado actual de degradação e abandono em que se apresenta encontra, resultado da sobrecarga do uso, da acção do tempo e da incúria dos homens, obriga-nos a repensar aquele espaço. O texto que aqui se apresenta parte de uma interrogação simples: qual o sentido actual e futuro para o jardim da Lombinha? A correcta avaliação desta questão depende, necessariamente, da compreensão profunda do jardim, quer no plano dos seus processos criativos e motivações próprias, quer no plano evolutivo, como resultado das sucessivas mutações de forma e significado inerentes à sua condição de organismo vivo.