Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Author "Andrade, Rosilene Maria Dutra de"
Publication . Andrade, Rosilene Maria Dutra de; Carvalho, Magda Costa; Mendonça, Dina Serra da Luz
Esta dissertação de mestrado aborda a prática filosófica na Educação Infantil com ênfase nas emoções e na razoabilidade. Ancorou-se este estudo na Teoria de Matthew Lipman, renomado filósofo norte-americano percursor da Filosofia Para Crianças (1980; 1990; 1994; 1995; 1999, 2003; 2004; 2009) e em estudos sobre a Filosofia das Emoções, como a abordagem das meta-emoções, da também investigadora Filosofia, Dina Mendonça (2008; 2011; 2013; 2018; 2019), entre outros autores. Procurou-se abordar a relevância das emoções nas vivências das crianças dentro do contexto escolar da Educação Infantil e o seu papel no conceito de razoabilidade (reasonableness).
O objetivo deste estudo é refletir sobre a importância da intervenção filosófica na Educação Infantil com ênfase nas emoções e como estas podem contribuir no processo de desenvolvimento da criança. Tendo em conta as reações emocionais nesse processo de desenvolvimento pode-se elaborar ferramentas filosóficas específicas para uma aprendizagem significativa dentro do contexto da Educação Infantil.
Concluiu-se que as Comunidades de Investigação podem de forma eficaz e lúdica desenvolver a criança progressivamente em seu pensamento lógico, abstrato, crítico e reflexivo, e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas, e na capacidade de compreensão e de expressão oral.