DPSI - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
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Browsing DPSI - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Author "Mendes, Maria"
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- Envolvimento dos estudantes no Ensino Superior e perfis de autodescriçãoPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Mendes, Maria; Martins, Maria José D.Enquadramento Conceptual: Existem ainda poucos estudos sobre o envolvimento no Ensino Superior, mas os resultados obtidos até ao momento indicam que esta variável tem um comportamento semelhante ao apresentado no ensino não superior. Isto é, o envolvimento dos estudantes é preditor do sucesso e da permanência no sistema de ensino, podendo, no entanto, ser afetado por variáveis pessoais e contextuais. Objetivos: Aferir a relação entre o envolvimento dos estudantes do Ensino Superior e algumas variáveis pessoais, académicas e familiares. Metodologia: Participaram no estudo 784 estudantes do Ensino Superior. O instrumento utilizado, além de questões Auto descritivas e sociodemográficos, continha a "Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D), de Veiga (2013) revista por Silva, Ribas e Veiga (2016), a qual é constituída por 20 itens distribuídos por quatro dimensões (Cognitiva, Afetiva, Comportamental e Agenciativa). Os dados recolhidos foram analisados utilizando diversos métodos estatísticos, de onde se destacam o método das K-médias, no âmbito da Análise Classificatória, e a Análise de Correspondências Múltiplas (ACm). Resultados: A aplicação do método das k-médias, considerando uma partição dos estudantes da amostra em três classes (clusters), com vista à maximização das diferenças entre as pontuações obtidas na EAE-4D, permitiu a identificação de três perfis de estudantes (os menos envolvidos, os moderadamente envolvidos e os mais envolvidos). O mapa percetual resultante da ACM fez sobressair estes três perfis, permitindo a rápida visualização das principais associações entre as categorias das variáveis em análise. Conclusão: O grupo de estudantes com um maior envolvimento, isto é, com pontuações mais altas na escala global e nas suas dimensões, carateriza-se, essencialmente, por se descreverem como mais pontuais, assíduos, empenhados e não distraídos, e cujo curso frequentado foi escolhido atendendo principalmente aos seus interesses e aptidões, comparativamente aos restantes grupos de estudantes. Os perfis identificados poderão ser úteis a nível da adoção de estratégias de ensino e aprendizagem suscetíveis de mobilizar os estudantes menos envolvidos.
- Praxes académicas : jovens e desafios de integração no ensino superiorPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.O mundo atual, caracterizado por mudanças contínuas e velozes, incertezas e risco, coloca desafios elevados ao jovem quando este equaciona e pretende tomar decisões referentes ao seu itinerário de vida. Neste aspeto é inegável a perceção de que a “educação é uma dimensão essencial da modernidade” (Rocha & Tomás, 2005, p. 52) e que a frequência, com aprovação, do ensino superior parece configurar um elemento protetor para uma adaptação mais consistente e saudável a novos e diversificados papéis. Por exemplo, as questões da transição para o mundo do trabalho e da empregabilidade afiguram-se menos difíceis para jovens detentores de um diploma (Marques, 1996). Todavia, a transição do ensino secundário para o ensino superior constitui um desafio nas vidas dos jovens, não só pelos desafios académicos, mas igualmente pelos desafios pessoais (ganho de autonomia).