Departamento de Gestão
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Gestão by advisor "Alvares, Daniela Fantoni"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A inovação no turismo: Uma perspetiva do seu impacto na gestão, valorização e sustentabilidade das unidades de alojamento turístico na Ilha de São MiguelPublication . Mendes, José Tiago Matos; Alvares, Daniela Fantoni; Couto, João Pedro AlmeidaNeste estudo, dedicado à inovação no turismo e às suas tendências atuais avaliou-se a implementação dos seguintes vetores de inovação, neste setor: a estratégia de revenue management; as táticas de marketing digital; as práticas de sustentabilidade ambiental; e o recurso a parcerias estratégicas e redes colaborativas. Além de se questionar o conceito de inovação no turismo e se ter realizado uma revisão de literatura, que procurou problematizar este conceito e alguns vetores que lhe estão associados, quisemos avaliar o contributo dos referidos vetores de inovação para o desenvolvimento dos negócios e do turismo na Ilha de São Miguel, nos Açores, especificamente no âmbito de projetos de hotelaria não tradicional. A nossa principal pergunta de partida estudo pode ser resumida nos seguintes termos: Como é que a inovação tem sido implementada em recentes projetos de hotelaria não tradicional em São Miguel? Para responder a esta questão, além da já referida revisão de literatura, procedemos a um estudo de casos múltiplos, com recurso a entrevistas e a outros métodos complementares, tendo sido estudados seis projetos de hotelaria não tradicional desenvolvidos nos últimos 10 anos e de tipologia heterogénea, na ilha de São Miguel, nos Açores. Concluímos que a adoção de inovação, que é concebida pelos projetos em estudo fundamentalmente numa aceção tecnológica e material, tende nestas unidades a depender de duas variáveis: a existência de programas de financiamento que incentivem essa inovação, por um lado, e a certeza de um retorno financeiro sobre a sua implementação, por outro. Tendências como a presença digital, a participação nas redes sociais e a adoção de software de revenue management são rapidamente seguidas, mas sem que exista, na maioria dos projetos, o investimento numa verdadeira estratégia.
- A Sustentabilidade económica no setor da Construção: Estudo de caso da empresa Reis, Pacheco e Moura, Lda.Publication . Silva, Filipa Costa; Sousa, Áurea Sandra Toledo; Alvares, Daniela FantoniA sustentabilidade tornou-se uma questão presente, desde nas tarefas mais simples do dia-a-dia aos projetos e estudos elaborados pelas empresas das mais variadas áreas, inclusive no setor da Construção Civil. Neste estudo, procedeu-se à análise da variação do custo de habitações novas, tendo em conta a variação dos fatores de produção no mercado, bem como no caso da empresa Reis, Pacheco & Moura, Lda., através de uma amostra de 12 orçamentos adjudicados entre 2019 e 2021 e estimados para 2022. A análise da variação foi realizada por comparação dos valores da variação e peso no orçamento das rubricas. No período de referência da amostra, verificou-se um aumento da variação do custo de construção de habitação nova. Para além disso, as rubricas do orçamento que mais pesaram na taxa de variação foram a Estrutura de LSF (Light Steel Frame), as Carpintarias, as Caixilharias e as Paredes Divisórias. O peso dessas rubricas deve-se ao aumento registado no mercado do custo do aço, alumínio, madeira e aglomerados de madeira. A evidência mostra que a empresa, no geral, segue práticas sustentáveis em termos não só económicos, mas também ambientais, havendo espaço para melhorias.
- Transformação digital do turismo nos Açores: Uma análise dos alojamentos locaisPublication . Santos, Ana Sofia Maia; Alvares, Daniela Fantoni; Ross, David Olinga CliffordO presente estudo foca-se na análise do grau de transformação digital no setor do alojamento turístico na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente, alojamentos locais, e permite avaliar implicações, motivações e ferramentas digitais aplicadas. O panorama digital dos investimentos tem vindo a crescer, na realidade empresarial, e o setor turístico é um dos segmentos onde se verificou um maior crescimento. Neste sentido, pretende-se averiguar sobre o grau do fenómeno nos Açores e quais foram as componentes que influenciaram este processo na totalidade. Selecionou-se o questionário para a recolha de dados, deste trabalho, para proceder com o desenvolvimento metodológico do estudo. Este questionário obteve resposta de 185 gerentes de alojamentos locais e permitiu fazer uma avaliação acessível e direta das principais motivações, dificuldades e grau desta transformação experienciada nestas pequenas e médias empresas. Recorreu-se a uma regressão para estudar o grau de transformação digital nos Açores e foi analisada a correlação entre determinadas variáveis recolhidas neste estudo. Realizou-se, ainda, uma análise de Clusters para categorizar os gestores de alojamentos locais da região para averiguar sobre a sua utilização de ferramentas, dificuldades encontradas e incentivos utilizados no processo de digitalização. Foi possível aferir por este estudo que a transformação digital dos alojamentos locais nos Açores, efetivamente, está a tornar-se significativa e que podemos categorizar os gestores desta área no investimento digital consoante determinadas características como ferramentas digitais e utilização de incentivos para este processo. As ferramentas digitais encontram-se a aumentar e a diversificar-se apesar de ainda existirem áreas que precisam de mais foco na transição digital.