DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
Permanent URI for this collection
Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by advisor "Leite, Eduardo Manuel de Almeida"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A Importância da Gestão do Tempo: Estudo Empírico em Contexto Insular UltraperiféricoPublication . Sardinha, Luís Filipe Seixas; Sousa, Aurea Sandra Toledo de; Leite, Eduardo Manuel de AlmeidaO conceito de tempo tem evoluído paralelamente ao desenvolvimento do ser humano, sendo-lhe atribuído um significativo valor económico na sociedade. Surge, assim, a importância de considerar a Gestão do Tempo (GT), com novas abordagens ao nível do mercado de trabalho em geral e do empreendedorismo em particular, como vantagem competitiva. O objetivo principal consistiu em analisar se é possível otimizar o desempenho do trabalhador, após a implementação de um modelo de gestão do tempo flexível, que otimize a gestão das atividades diárias dos trabalhadores. O estudo foi realizado com base numa abordagem mista. Assim, após a revisão da literatura, a aplicação de questionários em várias fases e a realização de entrevistas, os dados foram analisados com recurso a metodologias de investigação quantitativas e qualitativas. Decorrente da presente investigação, resultaram evidências de que a conceção de estrutura/personalidade temporal permite refletir sobre algumas ideias contemporâneas relativas à influência do tempo no desempenho das organizações. Ou seja, é desejável e recomendável que se procure alcançar um equilíbrio entre o tempo despendido em atividades familiares e/ou atividades remuneradas. Porém, reconhecer esta interdependência é importante para se alcançar um equilíbrio. O modelo de GT flexível apresentado e a condução da investigação centra-se na perspetiva temporal (PT), no autorreconhecimento e na GT, ceteris paribus. Todavia, salienta-se a relevância dos fatores contextuais das empresas e como estes se relacionam com a singularidade de cada um. Deve-se enfatizar as variáveis imprevisíveis que podem influenciar a GT. O programa de formação em GT ministrado teve em consideração o modelo de GT flexível proposto. Com base nas informações recolhidas e desenvolvidas, foi elaborado o instrumento de autodiagnóstico de Gestão do Tempo (IAGT). No que se refere aos resultados referentes ao IAGT verificou-se uma mudança e melhoria dos comportamentos de GT. O IAGT visou promover um conjunto de boas práticas sobre GT, permitindo um autorreconhecimento dos indivíduos na definição da sua missão, visão, valores, reflexão sobre o tipo de personalidade e se é detentor de características de um líder. O tema da GT foi estudado/aplicado aos colaboradores de empresas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Parece que há inovação, na simplicidade do instrumento e na leitura que a escala permite, úteis mesmo aos não especialistas em GT.
- A influência da comunicação e do relacionamento interpessoal na qualidade de vida no trabalho. Estudo de caso em empresas de serviços e prestação de serviços nas ilhas dos Açores, Madeira e província de BenguelaPublication . Mulangue, José Camundongo; Sousa, Áurea Sandra Toledo de; Batista, Maria da Graça Câmara; Leite, Eduardo Manuel de AlmeidaO presente estudo aborda a temática da comunicação e do relacionamento interpessoal, respetivas influências na qualidade de vida no trabalho, através de uma análise realizada a empresas de prestação de serviços sediadas nas ilhas dos Açores, Madeira e província de Benguela. Ora, sabendo que as empresas são organizações que se traduzem em grupos sociais, onde impera uma divisão funcional de trabalho, com a finalidade de atingir determinados objetivos e cujos membros são eles próprios indivíduos intencionalmente coprodutores desses objetivos e, concomitantemente, possuidores de objetivos pessoais; logo, a qualidade de vida no trabalho decorre da otimização entre a vida profissional e pessoal, por via de um relacionamento harmonioso e de uma comunicação eficaz, por forma a evitar entropias e desmotivação. Estas proposições foram metodologicamente tratadas, através do estudo misto de análise da literatura da especialidade e identificação e variáveis que serviram de base à construção do inquérito por questionário e posterior tratamento estatístico, com recurso ao SPSS versão 27. De salientar que existe uma literatura significativa sobre o tema que expressa precisamente a influência da comunicação e do relacionamento interpessoal na qualidade de vida no trabalho, observação também sustentada nos resultados do presente estudo. Com efeito, os resultados ilustram que a comunicação organizacional e o relacionamento interpessoal, impactam positivamente a vida pessoal e profissional dos inquiridos nas três regiões de estudo, concretamente nas ilhas dos Açores e Madeira, assim como na província de Benguela. Por fim, constatou-se uma preferência geral pela utilização de meios eletrónicos na comunicação, designadamente o email institucional, site e o telefone. Importa salientar a importância que regiões com poucos recursos tecnológicos de comunicação atribuem à comunicação organizacional, foram destacadas no estudo, abrindo talvez caminho para outras reflexões e investigações futuras.