DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
Permanent URI for this collection
Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by advisor "Batista, Maria da Graça Câmara"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Atitude face à utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação: proposta de um instrumento para aferir as atitudes de docentes face à utilização das tecnologias nas atividades laboraisPublication . Canella, Victor Borges; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra Toledo de; Rocha, Maria Luísa SilvaO objetivo do estudo foi criar um instrumento com a finalidade de aferir a atitude dos docentes face à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas atividades laborais, mais especificamente no ensino presencial. Para tal, foram adotadas práticas e protocolos para a elaboração de instrumentos de mensuração de atitudes disponíveis na literatura. A amostra para a validação do instrumento foi de 200 docentes de instituições de ensino superior no Brasil. O software Statistical Package for the Social Sciences 29 (SPSS) foi utilizado para estatísticas descritivas, teste de normalidade e confiabilidade dos dados. O software FACTOR foi utilizado para a validação do instrumento por meio de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE). Foram verificadas a adequação dos dados e da amostra utilizando o teste de esfericidade de Bartlett (Sig. p-valor < 0,05) e a estatística de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO: 0,87236). A Measure of Sampling Adequacy (MSA) foi utilizada para identificar itens problemáticos. Correlações policóricas foram necessárias devido à natureza ordinal dos dados. A Análise Paralela (AP) foi realizada para determinar o número de fatores, revelando inicialmente um fator significativo ao considerar o percentil 95 das variâncias aleatórias e dois fatores significativos ao considerar a média. A estrutura fatorial resultou em dois fatores principais: "Formação continuada em TDIC em favor da educação" (Fator 1) e "Integração equilibrada das TDIC juntamente com as Metodologias Ativas" (Fator 2). O modelo final apresentou um bom ajuste aos dados com valores de RMSEA (0,058), CFI (0,995) e TLI (0,994) indicando alta adequação. Após a análise da matriz de correlações Policóricas, complementada pela análise da Pratt's Importance Measure, foram excluídos quatro itens pouco representativos do Fator 1. Os valores do H-index para os fatores foram altos, com o Fator 1 apresentando H-latent de 0,984 e H-observed de 1,005, e o Fator 2 apresentando H-latent de 0,975 e H-observed de 1,024. Estes valores indicam uma alta replicabilidade, ou seja, os fatores identificados são consistentes e provavelmente serão replicados em estudos futuros. Por fim, foram sugeridas faixas de classificação para interpretar os resultados obtidos pela escala desenvolvida, garantindo uma análise mais específica e detalhada das diferentes áreas abordadas pela escala.
- A influência da comunicação e do relacionamento interpessoal na qualidade de vida no trabalho. Estudo de caso em empresas de serviços e prestação de serviços nas ilhas dos Açores, Madeira e província de BenguelaPublication . Mulangue, José Camundongo; Sousa, Áurea Sandra Toledo de; Batista, Maria da Graça Câmara; Leite, Eduardo Manuel de AlmeidaO presente estudo aborda a temática da comunicação e do relacionamento interpessoal, respetivas influências na qualidade de vida no trabalho, através de uma análise realizada a empresas de prestação de serviços sediadas nas ilhas dos Açores, Madeira e província de Benguela. Ora, sabendo que as empresas são organizações que se traduzem em grupos sociais, onde impera uma divisão funcional de trabalho, com a finalidade de atingir determinados objetivos e cujos membros são eles próprios indivíduos intencionalmente coprodutores desses objetivos e, concomitantemente, possuidores de objetivos pessoais; logo, a qualidade de vida no trabalho decorre da otimização entre a vida profissional e pessoal, por via de um relacionamento harmonioso e de uma comunicação eficaz, por forma a evitar entropias e desmotivação. Estas proposições foram metodologicamente tratadas, através do estudo misto de análise da literatura da especialidade e identificação e variáveis que serviram de base à construção do inquérito por questionário e posterior tratamento estatístico, com recurso ao SPSS versão 27. De salientar que existe uma literatura significativa sobre o tema que expressa precisamente a influência da comunicação e do relacionamento interpessoal na qualidade de vida no trabalho, observação também sustentada nos resultados do presente estudo. Com efeito, os resultados ilustram que a comunicação organizacional e o relacionamento interpessoal, impactam positivamente a vida pessoal e profissional dos inquiridos nas três regiões de estudo, concretamente nas ilhas dos Açores e Madeira, assim como na província de Benguela. Por fim, constatou-se uma preferência geral pela utilização de meios eletrónicos na comunicação, designadamente o email institucional, site e o telefone. Importa salientar a importância que regiões com poucos recursos tecnológicos de comunicação atribuem à comunicação organizacional, foram destacadas no estudo, abrindo talvez caminho para outras reflexões e investigações futuras.