Departamento de Economia e Direito
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Browsing Departamento de Economia e Direito by advisor "Câmara, Gualter Fernandes Martins"
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- Análise da presença digital das empresas de animação turística pós covid-19Publication . Sousa, Rodrigo Brilhante; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO surto da pandemia da covid-19 mudou a maneira como vivemos, trabalhamos, socializamos e até viajamos, criando não apenas uma crise de saúde pública, mas uma das maiores crises económicas já vistas, afastando as pessoas e privando o mundo de acesso aos serviços. O mundo parou por alguns meses, destruindo empresas em todas as frentes, com forte repercussão para aquelas que dependiam do turismo, transformando o pós-pandemia em um ponto de viragem. Considerando a importância do marketing digital, mobile e das redes sociais no turismo, estas tornaram-se nas ferramentas de comunicação mais populares para as empresas deste setor, no pós-pandemia. Todo o ambiente de marketing, seja interno ou externo, teve de ser protegido para se manter um bom fluxo de interações, restaurar a imagem do destino e construir um bom relacionamento com as agências de viagens. Contudo, nem todas as organizações estavam preparadas para este desafio digital. O objetivo deste projeto é propor um modelo para avaliar e classificar o desempenho das empresas de animação turística em relação à sua presença digital no período pós-covid-19. O estudo centra-se na análise das estratégias de comunicação digital utilizadas por um conjunto selecionado de empresas localizadas na ilha de São Miguel no período pós-covid-19, com base em indicadores relacionados com a sofisticação da respetiva presença digital, medida pela perceção dos clientes. A avaliação foi efetuada de acordo com uma metodologia baseada na análise de todas as plataformas digitais de cinco empresas de animação turística selecionadas para o estudo utilizando as plataformas Seobility e Not Just Analitycs. Foram alvo de análise websites oficiais, otimização de motores de busca (SEO), Facebook, Instagram, Tripadvisor e a comunicação eletrónica boca-a-boca (eWOM). Após o processo de análise e apresentação dos resultados obtidos, foram identificadas as potencialidades e as fragilidades dos casos de estudo e elaboradas propostas e sugestões de ações, visando a melhoria dos serviços prestados. Este projeto tem como propósito a apresentação de um modelo de análise a todas as empresas de animação turísticas, proporcionando um guia prático às empresas que valorizam o melhoramento da sua presença digital. Sendo que, todo o método utilizado advém da pesquisa e análise do conteúdo próprio publicado e dos seus concorrentes.
- Plano de marketing do evento Football All Star AzoresPublication . Raposo, Bruno Gonçalves; Teixeira, João Carlos Aguiar; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO presente projeto está enquadrado no contexto do plano curricular do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, na especialização de Marketing. Este projeto consiste na elaboração de um plano de marketing e comunicação de um evento desportivo, bem como a planificação e organização do mesmo. O evento intitula-se Football All Star Azores e, como o próprio nome indica, está diretamente relacionado com o futebol. A ideia surgiu após identificação da inexistência de um acontecimento com as características que este evento apresenta, seja a nível regional ou nacional. Este projeto faz referência inicialmente ao aparecimento e constante evolução do conceito de marketing ao longo dos tempos e explica alguns tipos de marketing. Aborda também a evolução do futebol e a sua influência histórica. Posteriormente, observa o que é necessário para a organização do evento destacando iniciativas desportivas nacionais e regionais. Segue-se a apresentação e caracterização do evento que pretende promover o desenvolvimento da vertente social e da vertente económica através de parcerias estratégicas, aliado a um formato diferenciador da oferta desportiva regional. Examinase a importância de um bom planeamento, indispensável ao sucesso do evento, planeamento este adaptado à realidade onde é esperada a realização do mesmo. Expõe-se toda a imagem oficial do evento e as suas formas de comunicação, explicando-se de que forma esta irá ter impacto diante do público alvo. Do enquadramento teórico, verifica-se a cada vez maior importância do marketing territorial nos Açores, do marketing desportivo e do marketing de eventos. O futebol temse revelado como um fenómeno social que tem uma grande importância a nível social e a nível político. Todas as fases que integram a organização de um evento constituem um grande desafio para as organizações, sendo o público indispensável às mesmas. O formato diferenciador do evento é um dos fatores de sucesso do mesmo aliado à importância de um bom planeamento para a organização de um evento. Parcerias e ações de comunicação bem delineadas são vitais para o evento. Deste projeto resulta um planeamento de um evento de um dia, que contará com várias atividades e desafios para todos os envolvidos.
- Projeto de produção e comercialização de gelo e de equipamento de congelação nos AçoresPublication . Felix, Diogo Augusto Rebelo; Teixeira, João Carlos Aguiar; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO presente projeto está enquadrado no contexto do plano curricular do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, na especialização de Marketing. Precedido pela análise geral da empresa, da sua atividade, do processo produtivo e da sua missão, o primeiro grande tema estudado neste projeto é o marketing da indústria de gelo acompanhado por exemplos vetoriais da estratégia da empresa, traduzido no planeamento teórico, que é cada vez mais importante e responsável pelo crescimento das empresas. A outra importante vertente do projeto consiste na elaboração de um estudo de viabilidade económico-financeira da realização do projeto de produção e comercialização de gelo e de equipamentos de congelação na Região Autónoma dos Açores. Esta ideia surgiu devido à escassez de gelo no mercado regional durante os períodos de verão, em diversos cenários e ainda em virtude de não haver nenhuma fábrica especializada na produção de gelo na região. Desenvolvido o trabalho, conclui-se que o projeto é viável, apresentando um valor atualizado líquido de 2.220.226 euros com uma taxa interna de rentabilidade de 84,32%. Serão necessários 2,78 anos para que os investidores recuperem o seu investimento. Está enquadrado com o setor e estima-se que a ideia terá êxito no mercado onde se insere. No final, é feita uma análise de sensibilidade ao valor atualizado líquido pela diminuição das vendas das embalagens de gelo em dez por cento resultando, ainda assim, num valor atualizado líquido de 1.734.240 euros.