DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Cabral, João Manuel Gonçalves"
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- A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)Publication . Silva, Vânia Luzia Silvério; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva Mira; Cabral, João Manuel GonçalvesTendo em conta o tipo de comunicação, bem como os conteúdos que são explorados, podemos colher informação para refletir sobre e melhorar o processo de ensino, por parte do professor, e de compreensão, por parte do aluno. Este relatório foi elaborado no âmbito dos estágios pedagógicos, que realizamos na Educação Pré-escolar (com crianças de 2 e 3 anos) e no 1.º ciclo do Ensino Básico (com uma turma de 3.º ano), no ano letivo de 2015/2016. Nele procuramos compreender as potencialidades e os constrangimentos para a aprendizagem da interação na sala de aula. Com ele pretendemos contribuir para a contínua melhoria da nossa prática educativa, em particular ao nível do ensino e aprendizagem da Matemática, e para a de quantos nele possam colher reflexão. Seguindo a metodologia qualitativa/interpretativa de investigação, selecionamos várias situações da nossa prática, que foram observadas, gravadas e transcritas. Posteriormente os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo da interação comunicacional ocorrida durante, buscando dados sobre os métodos pedagógicos empregues, e suas implicações na comunicação matemática; a caracterização do discurso produzido; o papel e protagonismo dos intervenientes na interação e os conteúdos matemáticos abordados. Ao nível da EPE, analisamos duas situações práticas. Na primeira, identificamos as características de várias figuras geométricas; na segunda exploramos a noção de número, através de um jogo. Ao nível do1.º ciclo, analisamos cinco situações práticas que consistiram na resolução de exercícios e de problemas, na exploração de unidades de medida através de materiais manipuláveis e na interpretação e tratamento de dados através de gráficos. Em conclusão, verificamos que as metodologias ativas são mais eficazes na promoção de comunicação matemática do que o método expositivo centrado no professor; do mesmo modo, verificamos que a comunicação matemática é mais rica quando ocorre a propósito de aprendizagens relacionadas com as características e vivências dos alunos; as situações de trabalho de grupo potenciam a comunicação matemática dos alunos; o discurso do educador/professor assenta em questões, instruções e feedback, enquanto o discurso das crianças/alunos é baseado em respostas e instruções; a utilização de materiais/objetos concretos aumenta o nível de interesse das crianças/alunos e a análise e reflexão são essenciais no processo de ensino-aprendizagem.