Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4560
Título: O Grilo Interior no Ensino Superior : auto-criticismo e auto-compaixão em alunos universitários
Outros títulos: The interior cricket in higher education : self-criticism and self-compassion in university students
Autor: Cabral, Joana Moura
Róias, Carla Patrícia Costa
Pereira, Carolina
Benevides, Joana
Teixeira, Marco
Carvalho, Célia
Palavras-chave: Ensino Superior
Processos Psicossociais
Autocriticismo
Autocompaixão
Higher Education
Psychosocial Processes
Selfcriticism
Self-compassion
Data: 2017
Editora: Universidad da Coruña, Universidade do Minho
Citação: Cabral, J., Róias, C., Pereira, C., Benevides, J., Teixeira, M., & Barreto Carvalho, C. (2017). O Grilo Interior no Ensino Superior: Análise do auto-criticismo e da auto-compaixão em estudantes universitários. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación". Vol. Extr. (14). 168-173. DOI: 10.17979/reipe.2017.0.14.2619
Resumo: O autocriticismo e a autocompaixão têm suscitado interesse por serem fatores de vulnerabilidade e proteção, respetivamente, para diversas dificuldades psicossociais. Porém, pouco sabemos sobre a sua influência nos alunos do Ensino Superior. Objetivo: Analisar a relação entre o autocriticismo e autocompaixão e variáveis académicas. Metodologia: Participaram neste trabalho 662 estudantes da Universidade dos Açores, preenchendo um questionário sociodemográfico e académico; a Escala das Formas do Autocriticismo e Auto tranquilização (FSCRS); e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r). Resultados e conclusões: Os dados revelaram uma relação fraca, significativa, entre o autocriticismo e as reprovações, levando-nos a refletir sobre o papel que o autocriticismo e a auto-tranquilização poderão ter no percurso académico do indivíduo.
ABSTRACT: Self-criticism and self-compassion have aroused interest for being factors of vulnerability and protection, respectively, for psychosocial difficulties. However, we know so little about their influence in Higher Education. Objective: to relate self-criticism and self-autocompassion with academic variables of Higher Education. Methodology: 662 students from the University of Azores participated in this study. Instruments: Sociodemographic and academic questionnaire, Forms of Self-criticizing and Self-reassurance Scale (FSCRS), Academic Experience Questionnaire (QVA-r). Results and conclusions: There was a significant relation between self-criticism and selfcompassion with disapprovals, so self-criticism can influence the individual's academic career. Keywords: Higher education, psychosocial processes, selfcriticism, self-compassion.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4560
DOI: 10.17979/reipe.2017.0.14.2619
ISSN: 2386-7418
Aparece nas colecções:DPSI - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1. Grilo Interior.pdf919,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.