Publication
O Grilo Interior no Ensino Superior : auto-criticismo e auto-compaixão em alunos universitários
dc.contributor.author | Cabral, Joana Moura | |
dc.contributor.author | Róias, Carla Patrícia Costa | |
dc.contributor.author | Pereira, Carolina | |
dc.contributor.author | Benevides, Joana | |
dc.contributor.author | Teixeira, Marco | |
dc.contributor.author | Carvalho, Célia | |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T11:14:53Z | |
dc.date.available | 2018-01-24T11:14:53Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O autocriticismo e a autocompaixão têm suscitado interesse por serem fatores de vulnerabilidade e proteção, respetivamente, para diversas dificuldades psicossociais. Porém, pouco sabemos sobre a sua influência nos alunos do Ensino Superior. Objetivo: Analisar a relação entre o autocriticismo e autocompaixão e variáveis académicas. Metodologia: Participaram neste trabalho 662 estudantes da Universidade dos Açores, preenchendo um questionário sociodemográfico e académico; a Escala das Formas do Autocriticismo e Auto tranquilização (FSCRS); e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r). Resultados e conclusões: Os dados revelaram uma relação fraca, significativa, entre o autocriticismo e as reprovações, levando-nos a refletir sobre o papel que o autocriticismo e a auto-tranquilização poderão ter no percurso académico do indivíduo. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Self-criticism and self-compassion have aroused interest for being factors of vulnerability and protection, respectively, for psychosocial difficulties. However, we know so little about their influence in Higher Education. Objective: to relate self-criticism and self-autocompassion with academic variables of Higher Education. Methodology: 662 students from the University of Azores participated in this study. Instruments: Sociodemographic and academic questionnaire, Forms of Self-criticizing and Self-reassurance Scale (FSCRS), Academic Experience Questionnaire (QVA-r). Results and conclusions: There was a significant relation between self-criticism and selfcompassion with disapprovals, so self-criticism can influence the individual's academic career. Keywords: Higher education, psychosocial processes, selfcriticism, self-compassion. | en |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cabral, J., Róias, C., Pereira, C., Benevides, J., Teixeira, M., & Barreto Carvalho, C. (2017). O Grilo Interior no Ensino Superior: Análise do auto-criticismo e da auto-compaixão em estudantes universitários. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación". Vol. Extr. (14). 168-173. DOI: 10.17979/reipe.2017.0.14.2619 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.17979/reipe.2017.0.14.2619 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2386-7418 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4560 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidad da Coruña, Universidade do Minho | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Processos Psicossociais | pt_PT |
dc.subject | Autocriticismo | pt_PT |
dc.subject | Autocompaixão | pt_PT |
dc.subject | Higher Education | en |
dc.subject | Psychosocial Processes | en |
dc.subject | Selfcriticism | en |
dc.subject | Self-compassion | en |
dc.title | O Grilo Interior no Ensino Superior : auto-criticismo e auto-compaixão em alunos universitários | pt_PT |
dc.title.alternative | The interior cricket in higher education : self-criticism and self-compassion in university students | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 173 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 14 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 168 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | pt_PT |
oaire.citation.volume | Vol. Extr. | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |