Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4498
Título: Educação afetivo-sexual e prevenção de abusos sexuais em lares de acolhimento de menores
Autor: Rocha, Carla
Ponte, Solange
Caldeira, Suzana Nunes
Palavras-chave: Abuso Sexual
Sexualidade
Prevenção
Data: 2017
Editora: Universidade do Algarve - CIEO, Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações
Citação: Rocha, C., Ponte, S., & Caldeira, S. N. (2017). "Educação afetivo-sexual e prevenção de abusos sexuais em lares de acolhimento de menores". In Neves de Jesus, S. & Pinto, P. (eds.). Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences (pp. 904-917). CIEO, Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics, University of Algarve.
Resumo: Crianças e jovens em situação de acolhimento apresentam uma história de vida caraterizada por situações de risco psicossocial que, tendencialmente, aumentam a vulnerabilidade individual. As Instituições de acolhimento têm como função a educação, mas também a proteção desses menores, face a qualquer forma de violência, nomeadamente a de abuso sexual. Neste trabalho apresenta-se um Projeto de intervenção, ainda em curso, em Instituições de acolhimento de crianças e jovens que visa contribuir para diminuir vulnerabilidades e promover capacidades na área da educação sexual, como forma de prevenir o abuso sexual. A intervenção ocorre por meio de um programa de formação e desenvolvimento de competências com oito crianças dos 8 aos 11 anos, com atividades lúdico-pedagógicas na área da Educação Sexual com todas as crianças acolhidas e por uma formação breve sobre sexualidade e sexualidade infantil para ajudantes de lar. A avaliação da intervenção das oito crianças, em termos de ganhos na capacitação para o estabelecimento de relações saudáveis, é realizada através de instrumentos psicológicos; dados sobre efeitos das atividades lúdico-pedagógicas são obtidos com base em registos dos profissionais da Instituição; a formação breve é avaliada através de questionário.
Descrição: II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. CIEO, Universidade do Algarve. 11 e 12 de 2017, Faro, Algarve (Portugal).
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/10086
http://hdl.handle.net/10400.3/4498
ISBN: 978-989-8472-82-3
Aparece nas colecções:DPSI - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIEO Rocha et al 2017.pdf653,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.