Repository logo
 
Publication

A cidadania como projeto educacional integrado na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Josélia Mafalda Ribeiro
dc.contributor.authorAlves, Helena Margarida Costa Oliveira
dc.date.accessioned2018-08-06T17:40:02Z
dc.date.available2018-08-06T17:40:02Z
dc.date.issued2018-05-11
dc.descriptionMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 11 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).pt_PT
dc.description.abstractNo presente Relatório de Estágio, intitulado “A Cidadania como Projeto Educacional Integrado na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, proceder-se-á à análise e à reflexão, fundamentadas com autores da especialidade, das Práticas Educativas e Pedagógicas desenvolvidas nos Estágios Pedagógicos I e II. No decorrer deste relatório, contemplaremos diversos aspetos que consubstanciam o processo de formação do cidadão, isto é, este trabalho assume uma interligação entre a fundamentação teórica do que é ser cidadão, de como educar para este efeito, e as práticas pedagógicas que devem ser assumidas. Num sentido dinâmico, neste relatório, pretendemos desenvolver temas como a educação, questões de Cidadania e Formação Pessoal e Social, bem como a sua transversalidade no currículo. O domínio/área da Cidadania e Formação Cívica é um tema do nosso interesse pessoal, pois acreditamos que uma educação que exercita a cidadania é, de facto, uma educação integral que valoriza não só os saberes e os conhecimentos, mas também um processo de transformação e reconstrução de atitudes e valores, com vista à formação de crianças ativas, responsáveis, mediadoras na sociedade e com mais solidariedade para com o próximo. Consideramos essencial mobilizar, desde cedo, atitudes e valores nos alunos, preparando-os para viver em sociedade de forma harmoniosa. Julgamos, de igual modo, relevante evidenciar a importância da integração curricular para o desenvolvimento das crianças nesta área em estudo. Serão, ainda, objeto de análise, neste relatório, registos dos testemunhos de docentes face a questões de educação para a cidadania e a sua integração nas restantes áreas do saber. Servindo este propósito, o relatório contém uma primeira parte teórica na qual é explorada a educação para a cidadania e a integração curricular. Num momento posterior, a caracterização dos contextos em que decorreram os estágios, fazendo-se, depois, acompanhar por uma componente investigativa acerca das perceções dos docentes sobre questões de educação para a cidadania e integração curricular. De seguida, é apresentada a descrição reflexiva sobre as atividades implementadas, com destaque para aquelas que envolveram a cidadania de uma forma integrada. Por fim, segue-se uma reflexão global sobre todo o trabalho desenvolvido na qual defendemos que a prática de integração é uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças e/ou dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present Internship Report, entitled “Citizenship as an Educational Project Integrated in Preschool Education and First Stage of Basic Education”, studies the analysis and reflection, based on specialty authors, of the Educational and Pedagogical Practices developed in both Pedagogical Internships I and II. Throughout this report, the citizen training process will be analysed and reflected upon several theories, in other words, this work stablishes a link between the substantiation of theoretical citizen manners and how to educate using the Pedagogical practices assumed in this study. Through a dynamic approach, in this report we intend to explore subjects such as education, citizenry issues, personal and social education, as well as their versatility in the curriculum. The subject of citizenship and civil education is a topic of personal interest, as we believe that an education that encompasses citizenship is, indeed, an integrated education that values not only knowledge, but likewise the process of transformation and reconstruction of behaviours and values with the purpose of educating active and responsible children/students, mediators in society and with more solidarity towards others. We believe that it is crucial to mobilize and instigate behaviours and values in children from an early age to prepare them to live harmoniously in society. Likewise, we trust that it is relevant to demonstrate the importance of curricular integration for the development of children/students in this field of study. Furthermore, in this report, epistemological records of teachers' testimonies regarding the subject of education citizenship and its integration into other areas of knowledge will also be analysed. To serve this purpose, the report comprehends a theoretical first part in which citizenship education and curricular integration is discussed. Then, the characterization of the contexts in which the internships took place is presented, followed by a research component regarding teachers' perceptions about the subjects of citizenship education and curricular integration. Subsequently, a reflective explanation of the activities implemented is presented, with emphasis on those that involved citizenship in an integrated way. Finally, a general reflection about the work developed is presented where we conclude that the curricular integration practices add value do the children/student development.en
dc.identifier.citationAlves, Helena Margarida Costa Oliveira. "A cidadania como projeto educacional integrado na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018. 122 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4790>.pt_PT
dc.identifier.tid201959283pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4790
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectIntegração Curricularpt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.titleA cidadania como projeto educacional integrado na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoResumoIndIntrodHMCOA2018.pdf
Size:
360.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Resumo, Índice, Introdução
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoHelenaMargaridaCostaOliveiraAlves2018.pdf
Size:
3.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: