Repository logo
 
Publication

Gestão da sala de aula : perspetiva psicoeducacional

dc.contributor.authorVeiga, Feliciano Henriques
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorMelo, Madalena
dc.date.accessioned2016-06-03T10:32:03Z
dc.date.available2016-06-03T10:32:03Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA informação que aparece sistematizada neste capítulo tem como finalidade o estudo da gestão da sala de aula pelos professores, apresentando perspetivas teóricas e investigações empíricas que permitam a sua compreensão e promoção, à luz de contributos situados, sobretudo, no âmbito da Psicologia da Educação. Depois de uma primeira parte a incidir na teoria, apresenta-se uma segunda parte dedicada à investigação e uma terceira parte de aplicação prática. Na primeira parte, as competências de gestão da sala de aula são consideradas na sua multi-dimensionalidade, gestão de conteúdos, gestão de comportamentos e gestão de conflitos. Competências comunicacionais na gestão da sala de aula são descritas no âmbito do Modelo Comunicacional Eclético (MCE), dado que este modelo fornece conceitos, procedimentos e estratégias que, pela sua abrangência e facilidade de aplicação, agilizam a compreensão dos processos que caraterizam as interações na sala de aula. Competências de organização dos espaços e dos tempos aparecem também contempladas, no âmbito da teorização apresentada. Na segunda parte, descreve-se um conjunto de investigações acerca da gestão da sala de aula, diferenciadas em estudos de caraterização e de avaliação, estudos sobre a gestão da sala de aula como variável independente, e estudos sobre a gestão da sala de aula como variável dependente. Na terceira parte, incluem-se propostas de atividades mais práticas e, ainda, sugestões de leitura de aprofundamento do tema gestão da sala de aula, bem como indicações de recursos online.pt_PT
dc.identifier.citationVeiga, F. H., Caldeira, S. N., & Melo, M. (2013). Gestão da sala de aula: perspetiva psicoeducacional. In F. H. Veiga (Coord.), "Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação: Envolvimento dos Alunos na Escola", (pp. 543-581). Lisboa: Climepsi. ISBN: 978-972-796-337-9.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-796-337-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3796
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherClimepsipt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectComunicação Interpessoalpt_PT
dc.subjectDesempenho Académicopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectGestão de Comportamentospt_PT
dc.subjectIndisciplina Escolarpt_PT
dc.titleGestão da sala de aula : perspetiva psicoeducacionalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage581pt_PT
oaire.citation.startPage543pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação : Envolvimento dos Alunos na Escolapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VeigaCaldeiraMelo2013_GestaoSalaAula.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: