dc.contributor.author | Veiga, Feliciano Henriques | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Melo, Madalena | |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T10:32:03Z | |
dc.date.available | 2016-06-03T10:32:03Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A informação que aparece sistematizada neste capítulo tem como finalidade o estudo da gestão da sala de aula pelos professores, apresentando perspetivas teóricas e investigações empíricas que permitam a sua compreensão e promoção, à luz de contributos situados, sobretudo, no âmbito da Psicologia da Educação. Depois de uma primeira parte a incidir na teoria, apresenta-se uma segunda parte dedicada à investigação e uma terceira parte de aplicação prática. Na primeira parte, as competências de gestão da sala de aula são consideradas na sua multi-dimensionalidade, gestão de conteúdos, gestão de comportamentos e gestão de conflitos. Competências comunicacionais na gestão da sala de aula são descritas no âmbito do Modelo Comunicacional Eclético (MCE), dado que este modelo fornece conceitos, procedimentos e estratégias que, pela sua abrangência e facilidade de aplicação, agilizam a compreensão dos processos que caraterizam as interações na sala de aula. Competências de organização dos espaços e dos tempos aparecem também contempladas, no âmbito da teorização apresentada. Na segunda parte, descreve-se um conjunto de investigações acerca da gestão da sala de aula, diferenciadas em estudos de caraterização e de avaliação, estudos sobre a gestão da sala de aula como variável independente, e estudos sobre a gestão da sala de aula como variável dependente. Na terceira parte, incluem-se propostas de atividades mais práticas e, ainda, sugestões de leitura de aprofundamento do tema gestão da sala de aula, bem como indicações de recursos online. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Veiga, F. H., Caldeira, S. N., & Melo, M. (2013). Gestão da sala de aula: perspetiva psicoeducacional. In F. H. Veiga (Coord.), "Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação: Envolvimento dos Alunos na Escola", (pp. 543-581). Lisboa: Climepsi. ISBN: 978-972-796-337-9. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-796-337-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3796 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Climepsi | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da Educação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Comunicação Interpessoal | pt_PT |
dc.subject | Desempenho Académico | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Gestão de Comportamentos | pt_PT |
dc.subject | Indisciplina Escolar | pt_PT |
dc.title | Gestão da sala de aula : perspetiva psicoeducacional | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 581 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 543 | pt_PT |
oaire.citation.title | Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação : Envolvimento dos Alunos na Escola | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |