Publication
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.contributor.author | Fialho, Adolfo Fernando da Fonte | |
dc.contributor.author | Medeiros, Carla | |
dc.contributor.author | Jarimba, Ivo | |
dc.date.accessioned | 2017-09-07T10:17:30Z | |
dc.date.available | 2017-09-07T10:17:30Z | |
dc.date.issued | 2017-07-29 | |
dc.description.abstract | A Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fialho, A., Teixeira, R. C., Medeiros, C. & Jarimba, I. (2017). Matemática & arte: A expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 127-143. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4359 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1184 | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Expressão Plástica | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1.º Ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Perímetro | pt_PT |
dc.subject | Área | pt_PT |
dc.subject | Calçada Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Tapetes Decorativos | pt_PT |
dc.subject | Azulejos de Truchet | pt_PT |
dc.title | Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 143 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 127 | pt_PT |
oaire.citation.title | Jornal das Primeiras Matemáticas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 8 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |