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O que significa ser eticamente crítico? Algumas reflexões sobre a Filosofia para Crianças
dc.contributor.author | Costa Carvalho, Magda | |
dc.date.accessioned | 2014-09-04T10:53:05Z | |
dc.date.available | 2014-09-04T10:53:05Z | |
dc.date.issued | 2014-07 | |
dc.description.abstract | O nosso objetivo centra-se na problematização de alguns aspetos relacionados com a dimensão ética do projeto de Filosofia para Crianças iniciado por Matthew Lipman e Ann Sharp nas décadas de 70 e 80 do século XX. Lipman começou por preocupar-se em promover um programa que preparasse as crianças para lidarem com discursos ambíguos, como sejam a publicidade e a propaganda, centrando os seus esforços iniciais na razoabilidade (reasonableness), isto é, numa proposta educativa que promovesse seres humanos mais "razoáveis" ou capazes de raciocinar bem. A comunidade de investigação filosófica (community of philosophical inquiry) designa um grupo de pessoas envolvidas num processo de pensamento filosófico enquanto conjunto de processos deliberativos e colaborativos em que os participantes transformam as suas opiniões em juízos fundamentados e as suas discussões em diálogos, articulando-se de forma autocorretiva. Os trabalhos de M. Lipman e A. Sharp encontraram ecos no critical thinking movement a que autores como os psicólogos R. Ennis e R. Paul concederam grande visibilidade na segunda metade do século XX. Aliás, a incidência no pensamento crítico formal materializa-se com a publicação de Harry Stottlemeier's discovery, a primeira história do currículo de Lipman e Sharp para trabalhar filosoficamente com as crianças, texto especificamente orientado para a aquisição de competências lógicas básicas, privilegiando a perspetiva da aquisição e desenvolvimento de capacidades analíticas e cognitivas. Todavia, os trabalhos de Lipman e Sharp não se resumem a uma abordagem formal do pensamento lógico e destacam-se de outras propostas pedagógicas de estrito enriquecimento cognitivo pelas suas dimensões ética, estética, política e, até, existencial. Podendo ser concebido como um programa de largo espectro, às competências críticas juntam-se outras valências do designado pensamento de multidimensional, nomeadamente os pensamentos criativo, valorativo ou de cuidado (caring). Acresce que a prática filosófica com as crianças extrapola os limites da sala de aula: tal como uma pedra atirada ao rio, as comunidades de investigação filosófica assemelham-se a círculos concêntricos que, quando em funcionamento, irradiam para esferas mais largas e integradoras, o que lhes confere uma importante dimensão ética, social, política e, até, civilizacional. O nosso contributo na presente reflexão prende-se com a vertente ética do programa de Filosofia para Crianças, entendida nas suas expressões individual e coletiva, isto é, enquanto ressoa na conduta pessoal de cada membro da comunidade, bem como no plano social do seu compromisso com o grupo. Procuraremos pensar algumas linhas de articulação entre as dimensões ética e cognitiva do programa de Filosofia para Crianças, lançando a questão: o que significa ser eticamente crítico? | por |
dc.identifier.citation | Costa Carvalho, Magda (2014). "O que significa ser eticamente crítico? Algumas reflexões sobre a Filosofia para Crianças", em Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas Atuais no Panorama Internacional, orgs. Rui Marques Vieira et al., UA Editora, Aveiro, pp. 71-81. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-424-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3162 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | UA Editora | por |
dc.subject | Filosofia para Crianças | por |
dc.subject | Pensamento Crítico | por |
dc.subject | Ética | por |
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dc.type | book part | |
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oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Aveiro | por |
oaire.citation.endPage | 81 | por |
oaire.citation.startPage | 71 | por |
oaire.citation.title | Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional | por |
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