Repository logo
 
Publication

Kids à descoberta

dc.contributor.authorReis, Catarina
dc.contributor.authorMartins, Cátia
dc.contributor.authorRaposo, José
dc.contributor.authorFreitas, Maria
dc.contributor.authorVieira, M.
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorCarvalho, Célia
dc.date.accessioned2016-08-26T12:07:39Z
dc.date.available2016-08-26T12:07:39Z
dc.date.issued2016
dc.description1.º Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências: Sinapses, Educar no Século XXI. Vila Franca do Campo: 30 de março e 1 de abril.pt_PT
dc.description.abstractA Orientação Vocacional é um processo abrangente que incide numa busca sobre conhecimento acerca de si próprio, tendo em conta caraterísticas pessoais, familiares e sociais e promovendo o encontro com as afinidades do próprio sujeito, além de informações relacionadas com o mundo laboral. Logo, a orientação vocacional insere-se numa abordagem psicopedagógica de busca de identificação pessoal e profissional (Levenfus, 1997). A literatura aponta alguns estudos que refletem a relevância da orientação vocacional na infância, sublinhando o papel da fantasia e da imaginação (Super, 1980). Algumas evidências Denissen, Zarrett e Ecles (2007) - crianças que têm acompanhamento vocacional tendem a desenvolver consciência das suas competências e interesses, isto é, desenvolvem o autoconhecimento, prosseguindo por áreas que valorizem as suas capacidades. Pinquart, Juang’s e Silbereisen’s (2003) – a orientação vocacional em períodos precoces do desenvolvimento favorece o aparecimento de crenças de autoeficácia. Sabe-se que um dos fatores facilitadores do sucesso escolar é o sentido de eficácia. Um psicólogo de referência no domínio da autoeficácia, Albert Bandura (2004), afirma que as pessoas ao acreditarem que através das suas ações podem produzir resultados desejados e evitar resultados indesejados, têm incentivo para agir ou para ser resilientes quando enfrentam dificuldades. É neste enquadramento da psicologia que se concebe um projeto, Kids à Descoberta, que passa por uma aposta nos princípios da orientação vocacional na infância, desafiando, desde cedo, a clarificação dos autoconceitos com vista à facilitação de escolhas adequadas e com sentido para o próprio e, por isso, potenciadoras do sucesso escolar. Nessas atividades, as crianças serão desafiadas a desempenhar diferentes papéis, sob a premissa “EU SOU…”pt_PT
dc.identifier.citationReis, C., Martins, C., Raposo, J., Freitas, M., Vieira, M. & Caldeira, S. N., Carvalho, C. (2016). "Kids à descoberta". 1.º Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências: Sinapses, Educar no Século XXI. Vila Franca do Campo: 30 março - 1 abril (Poster).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3860
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectOrientação Vocacionalpt_PT
dc.titleKids à descobertapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Franca do Campo, Açorespt_PT
oaire.citation.title1.º Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências: Sinapses, Educar no Século XXIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
KidsDescoberta_Sinapses.pdf
Size:
966.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Poster
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: