Publication
Kids à descoberta
dc.contributor.author | Reis, Catarina | |
dc.contributor.author | Martins, Cátia | |
dc.contributor.author | Raposo, José | |
dc.contributor.author | Freitas, Maria | |
dc.contributor.author | Vieira, M. | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Carvalho, Célia | |
dc.date.accessioned | 2016-08-26T12:07:39Z | |
dc.date.available | 2016-08-26T12:07:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description | 1.º Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências: Sinapses, Educar no Século XXI. Vila Franca do Campo: 30 de março e 1 de abril. | pt_PT |
dc.description.abstract | A Orientação Vocacional é um processo abrangente que incide numa busca sobre conhecimento acerca de si próprio, tendo em conta caraterísticas pessoais, familiares e sociais e promovendo o encontro com as afinidades do próprio sujeito, além de informações relacionadas com o mundo laboral. Logo, a orientação vocacional insere-se numa abordagem psicopedagógica de busca de identificação pessoal e profissional (Levenfus, 1997). A literatura aponta alguns estudos que refletem a relevância da orientação vocacional na infância, sublinhando o papel da fantasia e da imaginação (Super, 1980). Algumas evidências Denissen, Zarrett e Ecles (2007) - crianças que têm acompanhamento vocacional tendem a desenvolver consciência das suas competências e interesses, isto é, desenvolvem o autoconhecimento, prosseguindo por áreas que valorizem as suas capacidades. Pinquart, Juang’s e Silbereisen’s (2003) – a orientação vocacional em períodos precoces do desenvolvimento favorece o aparecimento de crenças de autoeficácia. Sabe-se que um dos fatores facilitadores do sucesso escolar é o sentido de eficácia. Um psicólogo de referência no domínio da autoeficácia, Albert Bandura (2004), afirma que as pessoas ao acreditarem que através das suas ações podem produzir resultados desejados e evitar resultados indesejados, têm incentivo para agir ou para ser resilientes quando enfrentam dificuldades. É neste enquadramento da psicologia que se concebe um projeto, Kids à Descoberta, que passa por uma aposta nos princípios da orientação vocacional na infância, desafiando, desde cedo, a clarificação dos autoconceitos com vista à facilitação de escolhas adequadas e com sentido para o próprio e, por isso, potenciadoras do sucesso escolar. Nessas atividades, as crianças serão desafiadas a desempenhar diferentes papéis, sob a premissa “EU SOU…” | pt_PT |
dc.identifier.citation | Reis, C., Martins, C., Raposo, J., Freitas, M., Vieira, M. & Caldeira, S. N., Carvalho, C. (2016). "Kids à descoberta". 1.º Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências: Sinapses, Educar no Século XXI. Vila Franca do Campo: 30 março - 1 abril (Poster). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3860 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Orientação Vocacional | pt_PT |
dc.title | Kids à descoberta | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vila Franca do Campo, Açores | pt_PT |
oaire.citation.title | 1.º Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências: Sinapses, Educar no Século XXI | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |