Repository logo
 
Publication

O jogo no ensino da matemática : explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCascalho, José Manuel
dc.contributor.advisorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.contributor.authorRego, Miriam Fátima Cristiano
dc.date.accessioned2015-12-04T11:55:30Z
dc.date.available2015-12-04T11:55:30Z
dc.date.issued2015-06-17
dc.descriptionMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 17 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstract[...]. A escolha do tema foco deste trabalho recaiu sobre O Jogo no Ensino da Matemática: Explorações no Contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo os jogos como ponto de partida, procurou-se explorar não só competências transversais aos diferentes temas matemáticos, como também conexões com outras áreas do currículo. Deu-se particular atenção aos materiais utilizados, à motivação, à cooperação e à comunicação. As atividades implementadas parecem evidenciar um grande potencial didático da prática do jogo na sala de aula. Foram reunidas evidências no sentido de atribuirmos ao lúdico um papel importante na promoção das aprendizagens que as crianças realizam, no incentivo ao desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática, no estabelecimento de pontes de ligação entre as diferentes áreas e domínios do currículo, apelando à interdisciplinaridade, e no contexto do tempo de atividades autónomas. [...].pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: [...]. The main subject of this work is to explore the use of games in context of mathematical learning. The game activities described in the report focus on major issues related to the teaching of mathematics. One of the contributions of this work is to show how the games promote the communication, the mathematical reasoning and how they foster multidisciplinary projects. We paid particular atention to the materials used, to the motivation, to the cooperation and to the comunication. The activities implemented seem to put in perspective the great potential of the use of games in the classroom. There were several evidences of the importance of playing for the acquisition of knowlege, for the development of mathematical reasoning and of mathematical comunication, for the establishment of conections between diferent domains of knowlege and for the important role it can play in the context of autonomy. [...].en
dc.identifier.citationRego, Miriam Fátima Cristiano. "O jogo no ensino da matemática: explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico". 2015. 112 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2015.pt_PT
dc.identifier.tid201406020pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3522
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectPreschool Educationen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectGamesen
dc.subjectMathematical Processesen
dc.subjectMathematic Educationen
dc.titleO jogo no ensino da matemática : explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoMiriamFatimaCristianoRego2015.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
No Thumbnail Available
Name:
DissertMestrado_Anexos_MFCR2015.pdf
Size:
151 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexos
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: