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- Avaliação das práticas de gestão de recursos humanos e da liderança na performance organizacional : um estudo de casoPublication . Mota, Marisa Bettencourt; Faria, Sandra DiasAtualmente, a preocupação central da Gestão de Recursos Humanos prende-se com a forma como o sistema de recursos humanos é crítico para a performance organizacional. A Gestão de Recursos Humanos é frequentemente apontada como uma variável que influencia positivamente a performance das organizações. No sentido de contribuir para a clarificação desta relação, Bowen e Ostroff (2004) introduziram o conceito de Força das Práticas de Gestão de Recursos Humanos partindo do pressuposto de que as práticas de Recursos Humanos caracterizadas por elevada distintividade, consistência e consenso, só poderão contribuir para a performance organizacional se motivarem os colaboradores a adotarem atitudes e comportamentos desejáveis. Desta forma, o sistema de Gestão de Recursos Humanos consegue fomentar situações fortes, o que irá contribuir de igual forma para um clima organizacional forte. A liderança assume igualmente um papel de relevância dado que é através dos líderes que as práticas de Gestão de Recursos Humanos são transmitidas aos colaboradores. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo analisar, junto de uma empresa do setor de energia, as características das Práticas de Gestão de Recursos Humanos, os comportamentos de liderança e a sua relação com o clima organizacional. Pretende-se igualmente compreender, se as características mencionadas anteriormente, têm impacto na performance organizacional.
- O jogo no ensino da matemática : explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Rego, Miriam Fátima Cristiano; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha[...]. A escolha do tema foco deste trabalho recaiu sobre O Jogo no Ensino da Matemática: Explorações no Contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo os jogos como ponto de partida, procurou-se explorar não só competências transversais aos diferentes temas matemáticos, como também conexões com outras áreas do currículo. Deu-se particular atenção aos materiais utilizados, à motivação, à cooperação e à comunicação. As atividades implementadas parecem evidenciar um grande potencial didático da prática do jogo na sala de aula. Foram reunidas evidências no sentido de atribuirmos ao lúdico um papel importante na promoção das aprendizagens que as crianças realizam, no incentivo ao desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática, no estabelecimento de pontes de ligação entre as diferentes áreas e domínios do currículo, apelando à interdisciplinaridade, e no contexto do tempo de atividades autónomas. [...].
- Explorar e aprender : os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Borges, Sandy Sousa; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaCom o presente relatório pretendemos analisar e fundamentar as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e de Prática Educativa Supervisionada II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. Optámos pelo tema "Explorar e Aprender: os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico", indagando sobre qual o papel dos materiais manipuláveis no suporte de aprendizagens. O percurso realizado, que é descrito neste relatório, permite perceber como é que estes materiais, quando explorados através de situações problemáticas e de forma contextualizada, fomentam a comunicação e o desenvolvimento do raciocínio matemático. Além disso, mostra-se como, através da sua manipulação, as crianças adquirem um papel ativo no decorrer dos processos de aprendizagem, papel esse que promove a sua autonomia. [...].