Repository logo
 
Publication

Uma abordagem comunicativa à aprendizagem da língua em contexto educativo pré-escolar e escolar (1.º ciclo do Ensino Básico)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMira Leal, Susana
dc.contributor.authorGarcia, Sara Carolina Moreira
dc.date.accessioned2015-11-26T18:13:18Z
dc.date.available2015-11-26T18:13:18Z
dc.date.issued2015-06-19
dc.descriptionMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 19 de Junho 2015, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstract[...]. Este trabalho procura, pois, um entendimento formativo e pedagógico sobre a relevância da Abordagem Comunicativa no ensino e aprendizagem da Língua, nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos quais decorreram os estágios profissionais. Para isso, analisaremos as nossas práticas educativas que integraram um conjunto de atividades didáticas baseadas em pressupostos de uma ótica comunicativa, e que privilegiaram o domínio esclarecido, consciente e ativo da Língua. Em suma, o objetivo deste trabalho é o de compreender e divulgar os benefícios curriculares e educativos deste modelo comunicativo, procurando despertar os docentes para a sua operacionalização na sala de aula, com vista à promoção de espaços e experiências de aprendizagem dedicados à aprendizagem da Língua Materna, que favoreçam o desenvolvimento comunicativo de cada criança/aluno, para uma melhor vivência na sociedade democrática.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: [...]. This report aims, in this way, a formative and pedagogical understanding on the relevance of the Communicative Approach in the teaching and learning processes of Language, in the Preschool and the Primary School contexts, in which our professional internships took place. Thereunto, we will analyze our educational practices as part of a set of didactical activities that were based upon communicative assumptions, and which privileged the clear, conscientious and active domain of Language. To sum up, the main goal of this report is to understand and to disclose the curricular and educational benefits of this model, aiming to stimulate teachers to its appliance in the classroom, promoting settings and experiences on the learning of the Mother Tongue as a way to emancipate each child/student for a better life within a democratic society.en
dc.identifier.citationGarcia, Sara Carolina Moreira. "Uma abordagem comunicativa à aprendizagem da língua em contexto educativo pré-escolar e escolar (1.º ciclo do Ensino Básico)". 2015. 140 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.pt_PT
dc.identifier.tid201408457pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3521
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbordagem Comunicativapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectAprendizagem da Língua Maternapt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectCommunicative Approachen
dc.subjectEducational Practicesen
dc.subjectPreschool Educationen
dc.subjectPrimary Schoolen
dc.titleUma abordagem comunicativa à aprendizagem da língua em contexto educativo pré-escolar e escolar (1.º ciclo do Ensino Básico)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoSaraCarolinaMoreiraGarcia2015.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: