Repository logo
 
Publication

Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorGonzález, Pedro Francisco
dc.contributor.authorMartins, Simone Toste
dc.date.accessioned2014-09-01T14:59:58Z
dc.date.available2014-09-01T14:59:58Z
dc.date.issued2014-07-03
dc.descriptionMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.por
dc.description.abstractServe o presente relatório de estágio para dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido no decorrer das Práticas Pedagógicas I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. O objetivo do presente relatório de estágio é investigar e analisar o desenvolvimento/progresso da autonomia e da cooperação, partindo das aprendizagens efetuadas pelos alunos, utilizando a organização do espaço de sala de aula como pilares, pelo que foi imprescindível analisar as atividades que foram desenvolvidas, quer no âmbito da Educação Pré-Escolar, quer no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, foram também tidas em conta as verbalizações das crianças, os instrumentos de pilotagem e as reflexões sobre as minhas intervenções. Ao longo de ambos os estágios, a estratégia posta em prática foi dar continuidade à estrutura de trabalho de ambas as cooperantes, ou seja, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo assim, foi fulcral entender a lógica de toda a organização e compreender como o desenvolvimento da autonomia e da cooperação dependem do tipo de organização que é estabelecida dentro da sala de aulas. Através de todo o percurso de Prática Supervisionada I/II, foi possível a assimilação de conhecimentos e estratégias que me propiciaram o progresso da minha intervenção pedagógica.por
dc.description.abstractABSTRACT: The purpose of this report is to show all of the work in the Pedagogical Practicum I and II internships of the Master’s program in Preschool Education and in Elementary Education, in context with Preschool Education and in Elementary Education, respectively. The objective of this internship report is to determine and analyze the ability to work independently and collaboratively during the students' learning process within an organized classroom setting with specific activities that pertain to the curriculum program for Preschool Education and Elementary Education. Moreover, the children's verbalizations, the pilot-study tools, reflexions and the evaluation of my interventions were also taken into consideration. During both internships, my strategy consisted of giving continuity to the specific structural knowledge applicable to the Preschool Education Program and to the Elementary Education Program. Thus it was crucial to understand the reasoning behind the entire pedagogical approach to the teaching-learning process and also to understand how the ability to work independently and collaboratively depends on the type of process established in the classroom environment. Throughout my entire supervised Practicum I and II, I was able to acquire knowledge and strategies that have contributed to the improvement of my pedagogical competence.en
dc.identifier.citationMartins, Simone Toste. "Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. v, 81 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.por
dc.identifier.tid201419556pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3161
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagem Cooperativapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectEducação Básica (1º Ciclo)por
dc.subjectPrática Educativapor
dc.subjectPreschool Educationen
dc.subjectElementary Educationen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectCooperationen
dc.subjectLearning Process Organizationen
dc.titleOrganização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAngra do Heroísmopor
oaire.citation.titleOrganização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básicopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoResumoIndIntrodSTM2014.pdf
Size:
100.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Resumo, Índice, Introdução
No Thumbnail Available
Name:
DissertMestradoSimoneTosteMartins2014.pdf
Size:
3.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação de Mestrado
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: