Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.32 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente capítulo surge no contexto de uma investigação sobre a implementação de sessões de filosofia para crianças (fpc), de acordo com a proposta da comunidade de investigação filosófica iniciada por Matthew Lipman (2003) e de Ann Margaret Sharp (1987), e tem como objetivo dar conta não apenas do trabalho que foi sendo desenvolvido nas sessões, mas também daquele que foi acontecendo paralela e articuladamente com a Educadora de Infância e com as crianças fora desse horário.
Do trabalho concretizado em sede da comunidade de investigação filosófica destacaremos a reflexão produzida a partir dos materiais que foram sendo utilizados ao longo das sessões e que tiveram como ponto de partida o livro Mariquita Juanita, da autoria de Angélica Sátiro (2008).
Os diálogos permitiram explorar diferentes sentidos em torno do conceito filosófico de verdade, levando a comunidade a (re)criar esta noção a partir de experiências que as desafiaram a pensar a própria atividade filosófica.
Description
Keywords
Filosofia para Crianças Comunidade de Investigação Filosófica Materiais Pedagógicos Jardim de Infância Conceitos
Citation
Costa Carvalho, Magda; Santos, Ana Isabel (2022). “Estes materiais tornam a filosofia verdadeira porque me ajudam a pensar: voos filosóficos de um conceito no Jardim de Infância”, em co-autoria com Ana Isabel Santos, em Magda Costa Carvalho e Paula Alexandra Vieira, (a)riscar-se na filosofia, (a)colhendo infâncias: encontros com Gabriela Castro, Ponta Delgada: Letras Lavadas, pp. 233-254.
Publisher
Letras Lavadas