Publication
O desenvolvimento do estagiário através do ensino da Educação física : a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEB
| dc.contributor.author | Condessa, Isabel | |
| dc.date.accessioned | 2017-04-04T09:19:35Z | |
| dc.date.available | 2017-04-04T09:19:35Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description.abstract | A partir do conhecimento de como a criança se desenvolve, se movimenta, das suas capacidades físicas e de processamento de informação, pode-se compreender melhor como ela aprende e, como pode aprender melhor, como se motiva e adere à atividade, como melhora os processos cognitivos envolvidos e atinge o sucesso psicomotor e atlético. A escolha da área da Expressão e Educação Físico-Motora como temática a investigar nos relatórios de fim de curso de vários estudantes, estagiários na Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico despertou o nosso interesse em saber o verdadeiro motivo que os levou a escolher esta área, assim como, das potencialidades e limitações encontradas no contexto de ensino nas suas escolas, considerando a Educação Física quer como área independente, quer na interligação com outras áreas do currículo. Contámos com a colaboração de alguns estagiários, que lecionavam entre 2010 e 2012 em escolas de Ponta Delgada, e recorremos à análise das atividades por eles planeadas e desenvolvidas, assim como, a algumas das reflexões partilhadas ao longo do seu estágio. Da análise de conteúdo realizada, para recolher as suas crenças e apreciações, puderam-se retirar algumas ilações − as mais positivas, como a grande plasticidade do movimento e do jogo para promover a atividade física necessária, garantir um ensino aprendizagem apelativo, criar uma maior adesão e motivação das crianças; e, as mais negativas, como a resistência dos professores titulares do 1.º ciclo que enquanto professores generalistas já privilegiam pouco esta interdisciplinariedade e as áreas das expressões, onde se inclui a educação física. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Condessa, I. (2014). "O desenvolvimento do estagiário através do ensino da. Educação física: a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEB”. In B. O. Pereira, A. N. Silva, A. C. Cunha (Eds.), Atividade física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo, J.V. Nascimento, 1.ª edição (pp. 266-278). Florianópolis: Tribo da Ilha. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-85-62946-38-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4062 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Tribo da Ilha | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento de Competências | pt_PT |
| dc.subject | Ensino da Educação Física | pt_PT |
| dc.subject | Formação de Educadores | pt_PT |
| dc.subject | Formação de Professores | pt_PT |
| dc.title | O desenvolvimento do estagiário através do ensino da Educação física : a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEB | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Florianópolis, Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 278 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 266 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Atividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpo | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 16_Actividade Física e Lazer -O Desenvolvimento do estagiário através do ensino da EF.pdf
- Size:
- 611.25 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.73 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
