Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento do estagiário através do ensino da Educação física : a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEB

dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.date.accessioned2017-04-04T09:19:35Z
dc.date.available2017-04-04T09:19:35Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA partir do conhecimento de como a criança se desenvolve, se movimenta, das suas capacidades físicas e de processamento de informação, pode-se compreender melhor como ela aprende e, como pode aprender melhor, como se motiva e adere à atividade, como melhora os processos cognitivos envolvidos e atinge o sucesso psicomotor e atlético. A escolha da área da Expressão e Educação Físico-Motora como temática a investigar nos relatórios de fim de curso de vários estudantes, estagiários na Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico despertou o nosso interesse em saber o verdadeiro motivo que os levou a escolher esta área, assim como, das potencialidades e limitações encontradas no contexto de ensino nas suas escolas, considerando a Educação Física quer como área independente, quer na interligação com outras áreas do currículo. Contámos com a colaboração de alguns estagiários, que lecionavam entre 2010 e 2012 em escolas de Ponta Delgada, e recorremos à análise das atividades por eles planeadas e desenvolvidas, assim como, a algumas das reflexões partilhadas ao longo do seu estágio. Da análise de conteúdo realizada, para recolher as suas crenças e apreciações, puderam-se retirar algumas ilações − as mais positivas, como a grande plasticidade do movimento e do jogo para promover a atividade física necessária, garantir um ensino aprendizagem apelativo, criar uma maior adesão e motivação das crianças; e, as mais negativas, como a resistência dos professores titulares do 1.º ciclo que enquanto professores generalistas já privilegiam pouco esta interdisciplinariedade e as áreas das expressões, onde se inclui a educação física.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCondessa, I. (2014). "O desenvolvimento do estagiário através do ensino da. Educação física: a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEB”. In B. O. Pereira, A. N. Silva, A. C. Cunha (Eds.), Atividade física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo, J.V. Nascimento, 1.ª edição (pp. 266-278). Florianópolis: Tribo da Ilha.pt_PT
dc.identifier.isbn978-85-62946-38-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4062
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherTribo da Ilhapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de Competênciaspt_PT
dc.subjectEnsino da Educação Físicapt_PT
dc.subjectFormação de Educadorespt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.titleO desenvolvimento do estagiário através do ensino da Educação física : a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEBpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFlorianópolis, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage278pt_PT
oaire.citation.startPage266pt_PT
oaire.citation.titleAtividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
16_Actividade Física e Lazer -O Desenvolvimento do estagiário através do ensino da EF.pdf
Size:
611.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: