Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O desenvolvimento do estagiário através do ensino da Educação física : a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEB

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A partir do conhecimento de como a criança se desenvolve, se movimenta, das suas capacidades físicas e de processamento de informação, pode-se compreender melhor como ela aprende e, como pode aprender melhor, como se motiva e adere à atividade, como melhora os processos cognitivos envolvidos e atinge o sucesso psicomotor e atlético. A escolha da área da Expressão e Educação Físico-Motora como temática a investigar nos relatórios de fim de curso de vários estudantes, estagiários na Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico despertou o nosso interesse em saber o verdadeiro motivo que os levou a escolher esta área, assim como, das potencialidades e limitações encontradas no contexto de ensino nas suas escolas, considerando a Educação Física quer como área independente, quer na interligação com outras áreas do currículo. Contámos com a colaboração de alguns estagiários, que lecionavam entre 2010 e 2012 em escolas de Ponta Delgada, e recorremos à análise das atividades por eles planeadas e desenvolvidas, assim como, a algumas das reflexões partilhadas ao longo do seu estágio. Da análise de conteúdo realizada, para recolher as suas crenças e apreciações, puderam-se retirar algumas ilações − as mais positivas, como a grande plasticidade do movimento e do jogo para promover a atividade física necessária, garantir um ensino aprendizagem apelativo, criar uma maior adesão e motivação das crianças; e, as mais negativas, como a resistência dos professores titulares do 1.º ciclo que enquanto professores generalistas já privilegiam pouco esta interdisciplinariedade e as áreas das expressões, onde se inclui a educação física.

Description

Keywords

Desenvolvimento de Competências Ensino da Educação Física Formação de Educadores Formação de Professores

Citation

Condessa, I. (2014). "O desenvolvimento do estagiário através do ensino da. Educação física: a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEB”. In B. O. Pereira, A. N. Silva, A. C. Cunha (Eds.), Atividade física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo, J.V. Nascimento, 1.ª edição (pp. 266-278). Florianópolis: Tribo da Ilha.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue