Repository logo
 
Publication

Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSousa, Áurea
dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo Dias Lopes da
dc.contributor.authorMartins, Maria José D.
dc.date.accessioned2020-07-16T11:13:56Z
dc.date.available2020-07-16T11:13:56Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNo Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In Higher Education some early experiences may make it difficult to get engaged in the new academic setting. This study analyzes the relationship between the perception of entering higher education and student engagement. 784 higher education students answered to a sociodemographic questionnaire, a BES ́ subscale and the EAE-E4D. The BES ́ subscale items were organized into three categories: “Integration and Reception”, “Participation Level” and “Hazing”. The results indicate: significant differences (t-test) between students according to age, with the oldest more engaged; positive and statistically significant correlations (Pearson) between BES ́ categories and EAE-E4D; globally significant adjusted models (multiple linear regression) and the coefficients of the variables “Integration and reception” and “Level of participation” statistically significant for the global EAE- E4D and its affective dimension. The entry process has a predictive effect on engagement.en
dc.description.abstractRESUMEN: la enseñanza superior, algunas experiencias iniciales pueden dificultar la participación en el nuevo entorno académico. Este estudio analiza la relación entre la percepción sobre el ingreso a la enseñanza superior y la participación de los estudiantes. 784 estudiantes de enseñanza superior respondieron un cuestionario sociodemográfico, una subescala del BES y a la EAE-E4D. Los itens de la subescala BES se organizaron en tres categorías: "Integración y acogida", "Nivel de participación" y "Hábitos". Los resultados indican: diferencias significativas (test t) entre los estudiantes según la edad, con los mayores más involucrados; correlaciones positivas y estadísticamente significativas (Pearson) entre las categorías del BES y la EAE-E4D; modelos ajustados globalmente significativos (regresión lineal múltiple) y los coeficientes de las variables "Integración y acogida" y "Nivel de participación" estadísticamente significativos para el EAE-E4D global y la dimensión afectiva. El proceso de entrada tiene un efecto predictivo sobre la participación.spa
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, S. N., Sousa, Á., Mendes, M., & Silva, O., Martins, M. J. (2020) Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante, Revista Psicologia Pesquisa, 14(1), 96-113.pt_PT
dc.identifier.doi10.34019/1982-1247.2020.v14.29042pt_PT
dc.identifier.issn1982-1247
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5597
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAdaptação ao Ensino Superiorpt_PT
dc.subjectAjustamento Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectEstudante do Ensino Superiorpt_PT
dc.subjectAdaptation to Higher Educationen
dc.subjectEngagementen
dc.subjectHigher Education Studentsen
dc.subjectSchool Adjustmenten
dc.subjectAdaptación a la Enseñanza Superiorspa
dc.subjectAdaptación Escolarspa
dc.subjectEnseñanza Superiorspa
dc.titleEntrada no ensino superior e envolvimento do estudantept_PT
dc.title.alternativeHigher education entering and student engagementen
dc.title.alternativeIngreso a la educación superior y participación estudantilspa
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMG - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage113pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage96pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia em Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
person.familyNameCaldeira
person.familyNameSousa
person.familyNameMendes
person.familyNameSilva
person.givenNameSuzana Nunes
person.givenNameÁurea
person.givenNameMaria
person.givenNameOsvaldo Dias Lopes
person.identifier1242931
person.identifier.ciencia-id4818-6D11-9EF4
person.identifier.ciencia-idF918-C1BD-E8CE
person.identifier.ciencia-idBB18-ED20-169F
person.identifier.orcid0000-0002-1024-6958
person.identifier.orcid0000-0003-3151-5237
person.identifier.orcid0000-0003-3147-2468
person.identifier.orcid0000-0002-0269-8153
person.identifier.ridAAD-3290-2019
person.identifier.ridK-9029-2018
person.identifier.scopus-author-id56584181400
person.identifier.scopus-author-id35184112600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2e622331-b4e3-4753-9e89-a562a140e0d6
relation.isAuthorOfPublication0f4ca62c-8f83-4e38-bc0d-3e670faf1f1d
relation.isAuthorOfPublicationde17e96e-a978-49ec-a026-33f6b536ae80
relation.isAuthorOfPublication92d4408a-8147-4dd0-a990-010265007aff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2e622331-b4e3-4753-9e89-a562a140e0d6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista_Psicologia_Pesquisa_V14N1_pp96-113.pdf
Size:
436.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format