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Abstract(s)
No contexto atual de pandemia por Covid-19, de emergência e confinamento físico, e de forma a minimizar os potenciais impactos da transmissão do vírus, todos nós fomos apanhados de surpresa, com mudanças bruscas nos nossos hábitos sociais e profissionais. Na área da Educação, e de modo a não prejudicar em demasia os alunos, foi adotado o ensino à distância, de forma a proporcionar uma continuidade da aprendizagem, dada a impossibilidade de os mesmos terem aulas presenciais.
Muitas dúvidas e interrogações existem na sociedade, em geral, e em particular juntos dos professores, alunos e famílias, assim como da comunidade científica, sobre a eficácia do ensino não presencial, com recurso à tecnologia, a nível das aprendizagens, comparativamente ao ensino presencial a que estávamos habituados. […]. Neste período, há tempo para refletir e para aprender, com a colaboração de todos os intervenientes, quais os caminhos que poderemos trilhar num futuro próximo com o ensino à distância. Precisamos que as soluções funcionem, mesmo que imperfeitas, e não devemos ficar somente a lamentarmos com os problemas, que são muitos e que evidentemente não deverão ser esquecidos. Os professores são peças imprescindíveis para a solução e nunca foram, nem são, nem serão o problema. Viva a educação e os seus protagonistas: professores e alunos. A educação até pode ser à distância física, mas estamos todos no mesmo barco e, entreajudando-nos, vamos seguir em frente até ao porto de abrigo “Conhecimento”. Boa viagem e fiquem bem!
Description
Keywords
Estatística Ensino Superior Ensino à Distância Pandemia por Covid-19
Pedagogical Context
Citation
Silva, Osvaldo (2020). "A Estatística e o Ensino Superior em regime não presencial no período da pandemia por Covid-19". «Correio dos Açores: matemática», 30 abril de 2020, p. 17.
