Repository logo
 
Publication

Boas práticas de atividade física na escola infantil? : uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCondessa, Isabel
dc.contributor.authorCosta, Carolina Ferreira
dc.date.accessioned2018-08-06T16:33:18Z
dc.date.available2018-08-06T16:33:18Z
dc.date.issued2018-05-09
dc.descriptionMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende dar a conhecer o nosso percurso em contexto real, desde as práticas supervisionadas desenvolvidas na escola até à investigação educacional. Sendo a natureza deste documento inseparável da reflexão, entre a teoria e a prática, ao longo do mesmo serão relatadas as experiências vivenciadas nesta nossa etapa de formação inicial, confrontando-as com a literatura da especialidade. Um ponto importante foi a descrição e análise das opções e procedimentos utilizados durante a nossa prática pedagógica, sobretudo em atividades desenvolvidas com o tema de aprofundamento, entre os quais se incluem princípios fundamentais à função docente, como a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. Ao longo do documento, apresentamos de forma aprofundada a temática, ou seja, pretendemos realçar a importância dada à prática de atividade física regular no âmbito da escola, como complemento à (in)atividade proporcionada em casa, no seio da família. Com o nosso estudo empírico, que teve como propósito responder à questão: Boas práticas de Atividade Física (AF) na Escola Infantil? pretendeu-se destacar os contributos da AF no desenvolvimento global de crianças das nossas escolas de estágio. Optámos por uma metodologia mista, realizada através do cruzamento de dados obtidos em vários momentos: pela aplicação de um inquérito por questionário a encarregados de educação/pais e de um questionário de resposta múltipla aos seus educandos do 1.º ciclo; pela observação de parâmetros físicos e comportamentos motores em pequenos grupos de crianças. Sobre os resultados do nosso estudo, elegemos o facto dos pais considerarem que a prática de AF é muito importante para a educação e que a escola, desde o recreio às atividades (extra)curriculares, é ela um lugar de “Boas Práticas” para as crianças. Consideramos que este momento de formação, refletido neste documento, é um ponto de passagem importante para uma etapa subsequente, a de profissional em educação.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This internship report, developed under the Master in Pre-school Education and, Teaching of the 1st Cycle of Basic Education aims, to present our journey in a real context, from the supervised practice developed at school to educational research. As the nature of this document inseparable from reflection, between theory and practice, along the same will be reported the experiences in this our initial training stage, confronting them with the literature. An important point was the description and analysis of the options and procedures used during our pedagogical practice, especially not activities with the theme of deepening, among which include fundamental principles of the teaching function, such as observation, planning, intervention, evaluation and reflection. Throughout the paper, we present in detail the subject, ie, we intend to highlight the importance given to regular physical activity within the school, in addition to the (in)activity provided at home, in the family. With our empirical study, which aimed to answer the question: Good practice for physical activity (PA) in Childhood School? It was intended to highlight the contributions of AF in the overall development of children in our schools internship. We opted for a mixed methodology, performed by crossing data obtained at various times: the application of a questionnaire survey the guardians / parents and a questionnaire multiple response to their students of the 1st cycle; by observation of physical parameters and motor behaviors in small groups of children. On the results of our study, we chose that parents consider that the PA practice is very important for education and the school, from the playground to the activities (extra) curricular, is it a place of "Best Practices" for children. We believe that this moment of training, reflected in this document, is an important transit point for a subsequent step, the professional education.en
dc.identifier.citationCosta, Carolina Ferreira. "Boas práticas de atividade física na escola infantil?: uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018. VIII, 132 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4786>.pt_PT
dc.identifier.tid201959186pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4786
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectActividade Física Escolarpt_PT
dc.subjectDesporto Escolarpt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectPedagogical Internshippt_PT
dc.subjectSupervised Practicept_PT
dc.titleBoas práticas de atividade física na escola infantil? : uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoResumoIndIntrodCFC2018.pdf
Size:
211.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Resumo, Índice, Introdução
No Thumbnail Available
Name:
DissertMestradoCarolinaFerreiraCosta2018.pdf
Size:
2.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: