Publication
Boas práticas de atividade física na escola infantil? : uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Condessa, Isabel | |
dc.contributor.author | Costa, Carolina Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T16:33:18Z | |
dc.date.available | 2018-08-06T16:33:18Z | |
dc.date.issued | 2018-05-09 | |
dc.description | Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio). | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende dar a conhecer o nosso percurso em contexto real, desde as práticas supervisionadas desenvolvidas na escola até à investigação educacional. Sendo a natureza deste documento inseparável da reflexão, entre a teoria e a prática, ao longo do mesmo serão relatadas as experiências vivenciadas nesta nossa etapa de formação inicial, confrontando-as com a literatura da especialidade. Um ponto importante foi a descrição e análise das opções e procedimentos utilizados durante a nossa prática pedagógica, sobretudo em atividades desenvolvidas com o tema de aprofundamento, entre os quais se incluem princípios fundamentais à função docente, como a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. Ao longo do documento, apresentamos de forma aprofundada a temática, ou seja, pretendemos realçar a importância dada à prática de atividade física regular no âmbito da escola, como complemento à (in)atividade proporcionada em casa, no seio da família. Com o nosso estudo empírico, que teve como propósito responder à questão: Boas práticas de Atividade Física (AF) na Escola Infantil? pretendeu-se destacar os contributos da AF no desenvolvimento global de crianças das nossas escolas de estágio. Optámos por uma metodologia mista, realizada através do cruzamento de dados obtidos em vários momentos: pela aplicação de um inquérito por questionário a encarregados de educação/pais e de um questionário de resposta múltipla aos seus educandos do 1.º ciclo; pela observação de parâmetros físicos e comportamentos motores em pequenos grupos de crianças. Sobre os resultados do nosso estudo, elegemos o facto dos pais considerarem que a prática de AF é muito importante para a educação e que a escola, desde o recreio às atividades (extra)curriculares, é ela um lugar de “Boas Práticas” para as crianças. Consideramos que este momento de formação, refletido neste documento, é um ponto de passagem importante para uma etapa subsequente, a de profissional em educação. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This internship report, developed under the Master in Pre-school Education and, Teaching of the 1st Cycle of Basic Education aims, to present our journey in a real context, from the supervised practice developed at school to educational research. As the nature of this document inseparable from reflection, between theory and practice, along the same will be reported the experiences in this our initial training stage, confronting them with the literature. An important point was the description and analysis of the options and procedures used during our pedagogical practice, especially not activities with the theme of deepening, among which include fundamental principles of the teaching function, such as observation, planning, intervention, evaluation and reflection. Throughout the paper, we present in detail the subject, ie, we intend to highlight the importance given to regular physical activity within the school, in addition to the (in)activity provided at home, in the family. With our empirical study, which aimed to answer the question: Good practice for physical activity (PA) in Childhood School? It was intended to highlight the contributions of AF in the overall development of children in our schools internship. We opted for a mixed methodology, performed by crossing data obtained at various times: the application of a questionnaire survey the guardians / parents and a questionnaire multiple response to their students of the 1st cycle; by observation of physical parameters and motor behaviors in small groups of children. On the results of our study, we chose that parents consider that the PA practice is very important for education and the school, from the playground to the activities (extra) curricular, is it a place of "Best Practices" for children. We believe that this moment of training, reflected in this document, is an important transit point for a subsequent step, the professional education. | en |
dc.identifier.citation | Costa, Carolina Ferreira. "Boas práticas de atividade física na escola infantil?: uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018. VIII, 132 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4786>. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201959186 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4786 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Actividade Física Escolar | pt_PT |
dc.subject | Desporto Escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação Física | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1º Ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical Internship | pt_PT |
dc.subject | Supervised Practice | pt_PT |
dc.title | Boas práticas de atividade física na escola infantil? : uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 2 of 2
Loading...
- Name:
- DissertMestradoResumoIndIntrodCFC2018.pdf
- Size:
- 211.41 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Resumo, Índice, Introdução
No Thumbnail Available
- Name:
- DissertMestradoCarolinaFerreiraCosta2018.pdf
- Size:
- 2.05 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Documento Principal
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.73 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: