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O Brincar não ocupa lugar: Perceções e reflexões sobre o Valor do Brincar na Escola
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Condessa, Maria Isabel Cabrita | |
dc.contributor.author | Martins, Rui Miguel Pereira | |
dc.date.accessioned | 2025-05-22T11:03:08Z | |
dc.date.available | 2025-05-22T11:03:08Z | |
dc.date.issued | 2025-02-26 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de fevereiro de 2025, Universidade dos Açores. | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores, foi desenvolvido com o objetivo de descrever, analisar e refletir sobre as experiências vividas e sentidas pelo mestrando durante ambos Estágios Pedagógicos em contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento propõe-se a destacar a importância do brincar, do jogo e do lúdico na educação, através de experiências e vivências, e com uma análise da literatura de especialistas, considerando estes três conceitos como ferramentas essenciais para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral da criança. Para este mesmo efeito, foi também realizado um estudo empírico, que consistiu na aplicação de um questionário a 89 profissionais de Educação, abrangendo desde a valência de creche até ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, para avaliar as conceções destes profissionais sobre a importância do brincar, do jogo e das atividades lúdicas nas práticas pedagógicas. Os resultados atestam às vivências do estagiário, evidenciando que a ludicidade é considerada essencial nas dinâmicas de sala, uma vez que estas estimulam a aprendizagem e promovem a aquisição de competências nas diversas áreas. No entanto, o valor do lúdico ainda é pouco afirmado em documentos oficiais após a Educação Pré-Escolar, apesar dos benefícios contínuos que dispõe para o desenvolvimento da criança. Com isto, iremos apresentar as atividades implementadas durante ambos estágios pedagógicos, que são centrais para a temática deste relatório intitulado O Brincar não ocupa lugar: Perceções e Reflexões sobre o Valor do Brincar na Escola, e através das quais permitiram observar que, efetivamente, o brincar e o jogo proporcionaram aprendizagens mais lúdicas e prazerosas para as crianças de ambos os contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This internship report, written as part of the master’s degree in Preschool Education and Primary Education at the University of the Azores, was developed with the aim of describing, analyzing, and reflecting on the experiences lived and felt by the master’s student during the two pedagogical internships in Preschool and Primary School contexts. This document aims to highlight the importance of play, games, and playfulness in education, through experiences and an analysis of specialist literature, considering these three concepts as essential tools for learning and the integral development of children. For this purpose, an empirical study was conducted, consisting of a questionnaire sent to 89 educational professionals, ranging from nursery school to primary school, to assess their conceptions of the importance of play, games, and playful activities in educational practice. The results confirm the intern's experiences and show that the act of playing is considered essential in classroom dynamics, as it stimulates learning and promotes the acquisition of skills in different areas. Despite that, the value of playful activities is still very vague in official documents after Preschool Education, despite its continuous benefits to the child’s development. Lastly, we will present the activities carried out during the two pedagogical internships, which are central to the theme of this report entitled Playing doesn’t take up space: Perceptions and Reflections on the Value of Play in School, and through which it has been observed that, in fact, play and games did indeed provide a more playful and enjoyable learning experience for the children from both the Preschool and Primary School internships. | eng |
dc.identifier.citation | Martins, Rui Miguel Pereira. (2024). "O Brincar não ocupa lugar: Perceções e reflexões sobre o Valor do Brincar na Escola". 101 p. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8648 | |
dc.identifier.tid | 203938046 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/8648 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | open access | |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | |
dc.subject | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
dc.subject | Brincar | |
dc.subject | Jogo e Atividades Lúdicas | |
dc.subject | Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças | |
dc.title | O Brincar não ocupa lugar: Perceções e reflexões sobre o Valor do Brincar na Escola | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado |