Publication
Envolvimento dos Alunos na Escola : Análise em função da vitimização pelos pares e do ano de escolaridade
dc.contributor.author | Veiga, Feliciano Henriques | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Galvão, Diana | |
dc.date.accessioned | 2017-01-06T17:44:30Z | |
dc.date.available | 2017-01-06T17:44:30Z | |
dc.date.issued | 2013-07 | |
dc.description | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 15, 16 e 17 de Julho de 2013 (Comunicação). | pt_PT |
dc.description.abstract | Enquadramento conceptual: nos últimos anos, o envolvimento dos alunos na escola (EAE) têm sido apontado como uma boa forma de prevenção e intervenção na ocorrência de comportamentos de vitimização entre os alunos, seja como agressores seja como vítimas; faltam, o entanto, estudos empíricos da relação entre entes construtos, ao longo da adolescência. Objetivo: estudar como variam as relações entre o EAE e os comportamentos de vitimização, na adolescência, constitui a finalidade do presente estudo. Método: a amostra foi constituída por 685 estudantes das diferentes regiões do país, de ambos os sexos, repartidos pelo 6º, 7º, 9º e 10º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em contexto de sala aula através de um inquérito que incluiu itens do “Multidimensional peer victimization scale” e o questionário “Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Escala Quadri-dimensional” (EAE-E4D), especificamente com as dimensões cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (Veiga, 2013). Resultados: Análises de variância dos resultados no envolvimento (anova two-way 2x3), em função do ano (6º e 7º versus 9º e 10º) e da vitimização pelos pares (baixa, média e alta) permitiram encontrar uma diminuição ao longo da escolaridade, quer do EAE quer dos comportamentos de vitimização pelos pares (VP); os efeitos significativos da interação das variáveis VP e ano surgiram apenas nas dimensões cognitiva e comportamental, e ficaram a dever-se a uma maior diminuição, ao longo dos anos, de tais dimensões no grupo de VT alta. Conclusões: Os resultados são enquadrados na perspetiva cognitivo-social do desenvolvimento, sugerem posteriores análises, para além de medidas de ativação do envolvimento dos alunos na escola como forma de diminuição de condutas de vitimização pelos pares. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Veiga, Feliciano; Caldeira, Suzana N.; Galvão, Diana (2013). "Envolvimento dos Alunos na Escola: Análise em função da vitimização pelos pares e do ano de escolaridade". I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia da Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Comunicação). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3955 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.subject | Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Comportamentos de Vitimização | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE) | pt_PT |
dc.subject | Escolaridade | pt_PT |
dc.title | Envolvimento dos Alunos na Escola : Análise em função da vitimização pelos pares e do ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia da Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 8.Envolvimento dos Alunos na escola e vitimização.pdf
- Size:
- 186.27 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.73 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: