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Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : programa de desenvolvimento e de cidadania ativa "Psicidadania+"

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Josélia Mafalda Ribeiro
dc.contributor.advisorMedeiros, Maria Teresa Pires de
dc.contributor.authorPires, Flávia Cabral
dc.date.accessioned2019-12-05T09:56:29Z
dc.date.available2019-12-05T09:56:29Z
dc.date.issued2019-09-16
dc.descriptionMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 16 setembro de 2019, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractAs características da sociedade global do século XXI impõem que se eduque para a cidadania ativa, preconizando um processo formativo que aposte no cidadão participativo, crítico e atuante dos tempos modernos. É também no dealbar século XXI que surge um ramo da Psicologia dedicado ao estudo do funcionamento ótimo das pessoas – a Psicologia Positiva–, através de uma perspetiva interventiva concentrada nas emoções positivas (significativas de bem-estar) e nas características individuais positivas (as forças/virtudes) com implicações na educação. O presente Relatório, focado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assenta nos princípios de Cidadania Ativa e da Psicologia Positiva na Educação, nestes níveis de ensino. O mesmo, tem como principal estratégia educativa uma educação positiva e cidadã, focada no desenvolvimento das crianças/alunos, através da planificação, execução e reflexão de atividades pedagógicas e da relação positiva professor-aluno e aluno-aluno. No grupo do Pré-Escolar desenvolveram-se atividades de educação para os valores e de Psicologia Positiva. No 1.º Ciclo do Ensino Básico criámos e implementámos um Programa de Psicologia Positiva e de Cidadania Ativa, intitulado Psicidadania +. Trata-se de uma ferramenta pedagógica para uma prática educativa positiva, que no caso presente, aplicámos no 3.º ano de escolaridade. O Psicidadania + integra oito sessões, inseridas na prática pedagógica, e pode ser aplicado por qualquer docente deste nível de ensino. As atividades focam-se no desenvolvimento de forças/virtudes e na promoção de competências de Cidadania Ativa, (e.g. atividades promotoras de ensinar a pensar, ensinar a ser pessoa, ensinar a conviver), contribuindo para tornar o ato educativo mais consciente e significativo. Adentro de uma prática investigativa e reflexiva, através de um plano de investigação quasi-experimental, procurou-se avaliar o impacto do Programa Psicidadania +, (avaliação pré e pós aplicação), medindo variáveis ligadas à cidadania e ao autoconceito, na turma do 3.º ano de escolaridade. Conclui-se que o Programa Psicidadania + teve um impacto positivo em relação ao autoconceito e cidadania nos alunos, tornando o ambiente em sala de aula consciente e significativo, onde as crianças/alunos desenvolveram competências emocionais e adquiriram maior autonomia e responsabilidade perante a aprendizagem. Recomenda-se, no entanto, a aplicação do Programa ao longo de, pelo menos, um ano letivo. Com o trabalho desenvolvido neste Relatório de Estágio, incluindo a criação e implementação do Programa Psicidadania +, a estagiária desenvolveu competências pessoais e profissionalizantes assentes numa prática educativa investigativa e reflexiva.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: As características da sociedade global do século XXI impõem que se eduque para a cidadania ativa, preconizando um processo formativo que aposte no cidadão participativo, crítico e atuante dos tempos modernos. É também no dealbar século XXI que surge um ramo da Psicologia dedicado ao estudo do funcionamento ótimo das pessoas – a Psicologia Positiva–, através de uma perspetiva interventiva concentrada nas emoções positivas (significativas de bem-estar) e nas características individuais positivas (as forças/virtudes) com implicações na educação. O presente Relatório, focado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assenta nos princípios de Cidadania Ativa e da Psicologia Positiva na Educação, nestes níveis de ensino. O mesmo, tem como principal estratégia educativa uma educação positiva e cidadã, focada no desenvolvimento das crianças/alunos, através da planificação, execução e reflexão de atividades pedagógicas e da relação positiva professor-aluno e aluno-aluno. No grupo do Pré-Escolar desenvolveram-se atividades de educação para os valores e de Psicologia Positiva. No 1.º Ciclo do Ensino Básico criámos e implementámos um Programa de Psicologia Positiva e de Cidadania Ativa, intitulado Psicidadania +. Trata-se de uma ferramenta pedagógica para uma prática educativa positiva, que no caso presente, aplicámos no 3.º ano de escolaridade. O Psicidadania + integra oito sessões, inseridas na prática pedagógica, e pode ser aplicado por qualquer docente deste nível de ensino. As atividades focam-se no desenvolvimento de forças/virtudes e na promoção de competências de Cidadania Ativa, (e.g. atividades promotoras de ensinar a pensar, ensinar a ser pessoa, ensinar a conviver), contribuindo para tornar o ato educativo mais consciente e significativo. Adentro de uma prática investigativa e reflexiva, através de um plano de investigação quasi-experimental, procurou-se avaliar o impacto do Programa Psicidadania +, (avaliação pré e pós aplicação), medindo variáveis ligadas à cidadania e ao autoconceito, na turma do 3.º ano de escolaridade. Conclui-se que o Programa Psicidadania + teve um impacto positivo em relação ao autoconceito e cidadania nos alunos, tornando o ambiente em sala de aula consciente e significativo, onde as crianças/alunos desenvolveram competências emocionais e adquiriram maior autonomia e responsabilidade perante a aprendizagem. Recomenda-se, no entanto, a aplicação do Programa ao longo de, pelo menos, um ano letivo. Com o trabalho desenvolvido neste Relatório de Estágio, incluindo a criação e implementação do Programa Psicidadania +, a estagiária desenvolveu competências pessoais e profissionalizantes assentes numa prática educativa investigativa e reflexiva.en
dc.identifier.citationPires, Flávia Cabral. "Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: programa de desenvolvimento e de cidadania ativa «Psicidadania+»". 2019. 211 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2007. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5246>.pt_PT
dc.identifier.tid202303314pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5246
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCidadania Activapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectPsicologia Positivapt_PT
dc.subjectActive Citizenshipen
dc.subjectPositive Psicologyen
dc.titleEducação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : programa de desenvolvimento e de cidadania ativa "Psicidadania+"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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