Repository logo
 
Publication

Educar para a Cidadania através do Estudo do Meio realidade ou mito? : uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Josélia Mafalda Ribeiro
dc.contributor.authorMatos, Diana de Lurdes Brasil
dc.date.accessioned2020-10-09T16:02:19Z
dc.date.available2020-10-09T16:02:19Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.descriptionMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 19 de fevereiro de 2020, Universidade dos Açores. Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio descreve, analisa e reflete todo o trabalho desenvolvido no decorrer das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este relatório intitula-se Educar para a Cidadania através do Estudo do Meio, realidade ou mito? - Uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e debruça-se sobre o desenvolvimento do trabalho integrado das áreas do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Cidadania. A grande finalidade deste trabalho consistiu na (re)criação de um ambiente potencializador de aprendizagens no âmbito do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Educação para a Cidadania, usufruindo do carácter transversal e integrador que ambas as áreas possuem. Deste modo, procurou-se promover uma vivência de cidadania ativa, desenvolvendo e formando as crianças/alunos enquanto cidadãos conscientes, autónomos e ativos, sempre em articulação com os seus conhecimentos, vivências e experiências adquiridas através da descoberta do meio envolvente. Atendendo a estes propósitos, este Relatório de Estágio apresenta um enquadramento teórico que analisa, discute e reflete os conceitos de Educação, Cidadania, Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio, a sua evolução histórica e a suas implicações curriculares, problematizando a dimensão integrada destas duas áreas curriculares. Assim como é composto por um conjunto de capítulos, nos quais se procede à descrição e à análise reflexiva sobre a práxis da Educação para a Cidadania e o Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tanto na ótica dos educadores/professores e das crianças que integram os contextos onde efetuamos os estágios, como sob o nosso olhar meta reflexivo sobre a nossa intervenção pedagógica nestes contextos e domínios. Neste Relatório de Estágio, conclui-se o quão benéfico é articular, de forma integrada, as áreas de Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio com a Educação para a Cidadania, reconhecendo-se a importância do desenvolvimento de conhecimentos e competências para a construção de uma consciência moral autónoma, intensificadora da proatividade das crianças/alunos enquanto cidadãos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This Internship Report describes, analyzes and reflects all the work developed during the curricular Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II units, inserted in the Master´s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, of the University of the Azores. This report is entitled Educating to Citizenship through the Environment Study, Reality or Myth? - An experience held in the context of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education and focuses on the development of integrated work in the areas of the Environment Study and Citizenship. The main purpose of this work was to (re)create a learning environment that enhances learning skills in the areas of World Knowledge/Environment Study and Citizenship Education, in which we take advantage of the transversal and integrative character that both areas provide. Thus, we sought to promote an active citizenship experience, developing and training children/students as conscious, autonomous and active citizens, always in articulation with their knowledge and experiences acquired through the discovery of the surrounding environment. Bearing in mind these purposes, this Internship Report presents a theoretical framework that analyzes, discusses and reflects the concepts of Education, Citizenship, World Knowledge/Environment Study, their historical evolution and their curricular implications, problematizing the integrated dimension of these two curricular areas. Therefore this report is composed by a set of chapters, in which we proceed to the description and reflective analysis on the praxis of Education for Citizenship and the World Knowledge/Environment Study in the contexts of Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, both from the point of view of educators/teachers and children who integrate the contexts where we performed the internships, as well as our reflective goal look at our pedagogical intervention in these contexts and domains. This Internship Report concludes how beneficial it is to articulate, in an integrated manner, the areas of World Knowledge/Environment Study with Citizenship Education, acknowledging the importance of developing knowledge and skills for the construction of an autonomous moral awareness and acting as a proactivity enhancer of children/students as citizens.en
dc.identifier.citationMatos, Diana de Lurdes Brasil. "Educar para a Cidadania através do Estudo do Meio realidade ou mito?: uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico". 2020. 188 p.. (Mestrado – Relatório de Estágio – Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2019. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5653>.pt_PT
dc.identifier.tid202453090pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5653
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectEducação para a Cidadaniapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1.º Ciclo)pt_PT
dc.subjectEstudo do Meiopt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationen
dc.subjectPreschool Educationen
dc.subjectCitizenship Educationen
dc.titleEducar para a Cidadania através do Estudo do Meio realidade ou mito? : uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoDianaLurdesBrasilMatos2020.pdf
Size:
4.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format