Publication
Sentir, pensar, agir : a dimensão ética do programa de Filosofia para Crianças
dc.contributor.author | Costa Carvalho, Magda | |
dc.date.accessioned | 2017-03-16T12:06:27Z | |
dc.date.available | 2017-03-16T12:06:27Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Quando uma criança formula uma questão de natureza metafísica, ficamos por vezes perplexos com a desconstrução dos mais simples e básicos sentidos que orientam a nossa existência quotidiana. A rápida necessidade de articularmos e justificarmos o que, anteriormente, não nos parecia problemático ou digno de dúvida confronta-nos com a insegurança de vermos o nosso mundo posto em causa e podemos ser tentados a entender a curiosidade natural da criança como uma incomoda característica das fases iniciais do ser humano. Mas é precisamente o direito que a criança tem de fazer perguntas, com o consequente dever do adulto de as acolher, um dos eixos que suporta o programa de Filosofia para Crianças. Iniciado nos Estados Unidos por Matthew Lipman e Ann Sharp na década de 70 do século XX, esta proposta tem sido desenvolvida e adaptada em inúmeros países e contextos culturais e geográficos. Como procuraremos evidenciar ao longo da nossa reflexão, encontramos na Filosofia para Crianças uma estrutura tripolarmente sustentada que se articula no dinamismo entre as dimensões afetiva, cognitiva e volitiva (referente à ação). Será nesse âmbito que iremos justificar o eixo ético do exercício filosófico com as crianças, em que, por um lado, a afetação fomenta o pensar e realiza-se no agir, e, por outro, ser afetado e agir são também modos de pensar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Costa Carvalho, Magda, “Sentir, pensar, agir: estrutura ética do programa de Filosofia para Crianças”, em M. A. Dorneles e M. A. Bergamaschi, (orgs.), O Sensível e a Sensibilidade na Pesquisa em Educação, Editora Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Bahia, 2016, pp. 87-108. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-5971-010-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4009 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Editora UFRB | pt_PT |
dc.subject | Educação Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ética | pt_PT |
dc.subject | Filosofia para Crianças | pt_PT |
dc.title | Sentir, pensar, agir : a dimensão ética do programa de Filosofia para Crianças | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bahia, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 108 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 87 | pt_PT |
oaire.citation.title | O Sensível e a Sensibilidade na Pesquisa em Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |