Repository logo
 
Publication

Sentir, pensar, agir : a dimensão ética do programa de Filosofia para Crianças

dc.contributor.authorCosta Carvalho, Magda
dc.date.accessioned2017-03-16T12:06:27Z
dc.date.available2017-03-16T12:06:27Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractQuando uma criança formula uma questão de natureza metafísica, ficamos por vezes perplexos com a desconstrução dos mais simples e básicos sentidos que orientam a nossa existência quotidiana. A rápida necessidade de articularmos e justificarmos o que, anteriormente, não nos parecia problemático ou digno de dúvida confronta-nos com a insegurança de vermos o nosso mundo posto em causa e podemos ser tentados a entender a curiosidade natural da criança como uma incomoda característica das fases iniciais do ser humano. Mas é precisamente o direito que a criança tem de fazer perguntas, com o consequente dever do adulto de as acolher, um dos eixos que suporta o programa de Filosofia para Crianças. Iniciado nos Estados Unidos por Matthew Lipman e Ann Sharp na década de 70 do século XX, esta proposta tem sido desenvolvida e adaptada em inúmeros países e contextos culturais e geográficos. Como procuraremos evidenciar ao longo da nossa reflexão, encontramos na Filosofia para Crianças uma estrutura tripolarmente sustentada que se articula no dinamismo entre as dimensões afetiva, cognitiva e volitiva (referente à ação). Será nesse âmbito que iremos justificar o eixo ético do exercício filosófico com as crianças, em que, por um lado, a afetação fomenta o pensar e realiza-se no agir, e, por outro, ser afetado e agir são também modos de pensar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta Carvalho, Magda, “Sentir, pensar, agir: estrutura ética do programa de Filosofia para Crianças”, em M. A. Dorneles e M. A. Bergamaschi, (orgs.), O Sensível e a Sensibilidade na Pesquisa em Educação, Editora Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Bahia, 2016, pp. 87-108.pt_PT
dc.identifier.isbn978-85-5971-010-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4009
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherEditora UFRBpt_PT
dc.subjectEducação Escolarpt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectFilosofia para Criançaspt_PT
dc.titleSentir, pensar, agir : a dimensão ética do programa de Filosofia para Criançaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBahia, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage108pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleO Sensível e a Sensibilidade na Pesquisa em Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MCCarvalho_SENTIR_PENSAR_AGIR_pp87-108.pdf
Size:
265 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: