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Marketing digital e redes sociais : uma abordagem ao Dineserv com base na cocriação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorTiago, Maria Teresa Borges
dc.contributor.advisorTiago, Flávio Borges
dc.contributor.authorAmaral, Francisco Emanuel Batista
dc.date.accessioned2017-12-18T14:05:34Z
dc.date.available2017-12-18T14:05:34Z
dc.date.issued2016-12-09
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais, especialidade de Gestão. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016.pt_PT
dc.description.abstractAs redes sociais possibilitam que os utilizadores estejam ligados entre si, independentemente da distância geográfica existente entre eles, permitindo-lhes partilhar informação relativa a assuntos de interesse comum. O sucesso e massificação da utilização destas redes conduziram à viabilização das redes temáticas, constituindo o TripAdvisor um exemplo dessa especialização. O TripAdvisor, como rede social temática especializada no turismo, possibilita que os seus utilizadores avaliem as empresas dos ramos da hotelaria, do aluguer de curta duração e da restauração, em qualquer destino. A abrangência desta rede é mundial, pelo que as organizações com presença no TripAdvisor estão expostas a todos os consumidores registados. É, por isso, que as empresas que operam no domínio destes serviços devem estar conscientes do poder que essas redes exercem no seu desempenho e procurar retirar partido das informações criadas e partilhadas. Os modelos que permitem aferir a qualidade dos restaurantes, tal como esta é percecionada pelos clientes, tradicionalmente fazem-no com base em questionários estruturados recolhidos junto de clientes pontualmente, que agora podem ser reforçados/melhorados pela análise dos conteúdos cocriados e partilhados de forma constante nas redes sociais com relação à qualidade percebida pelos clientes. Neste trabalho, procedeu-se à recolha e análise dos comentários partilhados a respeito dos dez restaurantes com melhor cotação em duas cidades pertencentes às ilhas de São Miguel e Maui, analisando-se a adequação desses comentários às variáveis e dimensões do Dineserv institucional. Para tal, recorre-se à integração sequencial de análises qualitativas e quantitativas desenvolvidas para o presente trabalho. Os resultados obtidos validam a abordagem metodológica desenvolvida, bem como reforçam a importância de algumas dimensões do Dineserv e apontam para uma valorização de outras componentes do serviço que poderão ser trabalhadas de forma consistente pelos restaurantes com vista a melhorar o seu desempenho e retorno.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Social networks enable users to be linked together by enabling them to share information on matters of mutual interest, regardless of the geographic distance between them. Success and massification through these networks has enabled the creation of thematic networks, such as TripAdvisor. TripAdvisor, as a subject-focused social network specializing in tourism, enables users to assess companies' accommodation, short-term rental and catering businesses (at any given destination). The scope of the TripAdvisor network is global, so organizations registered on the site are exposed to ali of their consumers, which should lead companies to be more aware of just how powerful these networks are in influencing their performance. Companies should also know how to manage this information so that they don't end up negatively affected. The models that allow for establishing restaurant quality as perceived by customers enable users to identify both the aspects in which restaurants are better than their competition and those restaurants needing to be improved. Traditionally, these models turn to survey techniques; however, there may be a vast amount of information on the Web that results from user-generated content on these sites. ln our study, we proceeded to collect reviews on TripAdvisor of the ten best restaurants listed in two major cities: São Miguel and Maui. We analyzed the appropriateness of these reviews regarding the variables and dimensions of institutional Dineserv, by making use of the sequential integration of qualitative and quantitative analysis developed for this study. Considering that the two regions are in different tourist development stages, we attempted to sort out whether there are significant differences among the comments collected from TripAdvisor.en
dc.description.sponsorshipFundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT)pt_PT
dc.identifier.citationAmaral, Francisco Emanuel Batista. "Marketing digital e redes sociais: uma abordagem ao Dineserv com base na cocriação". 2016. 278 p.. (Tese de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais, especialidade de Gestão). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4528>.pt_PT
dc.identifier.tid101411510pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4528
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDineserven
dc.subjectMarketingen
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectTripAdvisorpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectSocial Mediaen
dc.subjectSocial Networksen
dc.subjectTourismen
dc.titleMarketing digital e redes sociais : uma abordagem ao Dineserv com base na cocriaçãopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariaispt_PT

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Resumo, Índice, Introdução
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