Publication
Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o Suporte Social na transição para o Ensino Superior e para o mercado de trabalho
dc.contributor.author | Sousa, Áurea | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo Dias Lopes da | |
dc.contributor.author | Mendes, Maria | |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T15:02:23Z | |
dc.date.available | 2020-02-07T15:02:23Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description | XV Congreso internacional gallego-portugués de psicopedagogía, II Congreso de la Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 4 a 6 de setembro de 2019. | pt_PT |
dc.description.abstract | Este estudo visa comparar as perceções dos estudantes à entrada e à saída do 1º ciclo do ensino superior acerca da sua satisfação com o suporte social, tendo em consideração variáveis sociodemográficas. […]. Os questionários utilizados, além de outras variáveis, contêm a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) […]. Foram aplicados diversos métodos estatísticos, entre os quais se encontram […], a Análise em Componentes Principais Categórica (CatPCA) e alguns métodos de Análise Classificatória Hierárquica Ascendente (ACHA). […]. Foram encontradas diferenças significativas entre os estudantes do 1.º e 3.º anos […], sendo a satisfação com as atividades sociais mais elevada no caso dos que frequentam o 3.º ano. […]. Os resultados obtidos com a CatPCA e a ACHA conseguiram reproduzir praticamente na íntegra as dimensões da ESSS […]. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study aims to compare perceptions of students entering and leaving the first cycle of higher education about their satisfaction with social support, taking into account sociodemographic variables. […]. The questionnaires used in addition to other variables include the Social Support Satisfaction Scale (ESSS) […]. Several statistical methods were applied, including […] Categorical Principal Component Analysis (CatPCA) and some Hierarchical Classification Analysis (HCA) methods. […]. Significant differences were found among students of 1st and 3rd years […], and satisfaction with social activities was greater in the case of those who attend the 3rd year. […] The results obtained with CatPCA and HCA were able to reproduce practically the dimensions of ESSS […]. | en |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Sousa, Áurea; Caldeira, Suzana; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria (2019). Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o Suporte Social na transição para o Ensino Superior e para o mercado de trabalho. In Libro de Actas del XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, pp. 4252-4263. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-9749-726-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/2183/23486 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/5351 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Coruña | pt_PT |
dc.subject | Suporte Social | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
dc.subject | Perceções dos Estudantes | pt_PT |
dc.subject | Análise de Dados | pt_PT |
dc.title | Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o Suporte Social na transição para o Ensino Superior e para o mercado de trabalho | pt_PT |
dc.title.alternative | Perceptions of university students about Social Support, in the transition to Higher Education and the labor market | en |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coruña, Espanha | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 4263 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 4252 | pt_PT |
oaire.citation.title | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía | pt_PT |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Caldeira | |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | Mendes | |
person.givenName | Áurea | |
person.givenName | Suzana Nunes | |
person.givenName | Osvaldo Dias Lopes | |
person.givenName | Maria | |
person.identifier | 1242931 | |
person.identifier.ciencia-id | F918-C1BD-E8CE | |
person.identifier.ciencia-id | 4818-6D11-9EF4 | |
person.identifier.ciencia-id | BB18-ED20-169F | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3151-5237 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1024-6958 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0269-8153 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3147-2468 | |
person.identifier.rid | AAD-3290-2019 | |
person.identifier.rid | K-9029-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35184112600 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56584181400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0f4ca62c-8f83-4e38-bc0d-3e670faf1f1d | |
relation.isAuthorOfPublication | 2e622331-b4e3-4753-9e89-a562a140e0d6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 92d4408a-8147-4dd0-a990-010265007aff | |
relation.isAuthorOfPublication | de17e96e-a978-49ec-a026-33f6b536ae80 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2e622331-b4e3-4753-9e89-a562a140e0d6 |