Repository logo
 
Publication

Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Susana da Conceição Miranda Silva Mira
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Margarida Rodrigues
dc.date.accessioned2019-03-20T16:33:21Z
dc.date.available2019-03-20T16:33:21Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.descriptionMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 07 de dezembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende expor as práticas pedagógicas por nós desenvolvidas em contexto de Estágio a nível da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, analisando o desenvolvimento de competências comunicacionais das crianças aquando da realização de atividades de abordagem à escrita nas diferentes áreas curriculares. Na realização deste relatório, recuperamos as perspetivas de diversos autores sobre a abordagem à escrita na infância, antes de darmos conta das nossas práticas didáticas neste domínio, bem como da nossa reflexão e investigação sobre essas práticas, numa abordagem qualitativa. No estágio em Educação Pré-escolar, as atividades desenvolvidas incidiram mais frequentemente na área de Expressão e Comunicação, incluindo todos os domínios e subdomínios que a integram, mas tendo uma especial atenção às atividades promovidas no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita; nesta, a principal metodologia utilizada foi a de exploração de várias tipologias textuais, como o texto narrativo e expositivo, visando o desenvolvimento de competências comunicacionais e a exploração de diferentes estratégias de familiarização com a linguagem escrita na Educação Pré-Escolar. Em contexto de 1.º Ciclo, as atividades promotoras da escrita e da leitura, envolvendo o texto narrativo, dramático e expositivo, tiveram maior destaque relativamente ao desenvolvimento das competências comunicacionais escritas e orais, visando dinamizar a produção de textos com intencionalidades comunicativas diversas. Ambas as vertentes de estágio pretendiam promover práticas de escrita criativa e colaborativa com as crianças. Através da análise das atividades e dos resultados obtidos, concluímos que as estratégias adotadas pelos educadores influenciam a forma como as crianças encaram a escrita, e que é necessário promover a sua abordagem desde cedo, de modo a potenciar o desenvolvimento de boas capacidades comunicacionais na infância, sejam elas escritas ou orais, pois estas serão essenciais para o futuro.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This report aims to expose the pedagogical practices developed by us in the context of training in Preschool and Primary school, by analyzing the development of communicative skills in children through writing approach activities in different curricular areas. In this report, we recovered the perspectives of various authors about the writing approach in childhood, before talking of our teaching practices in this area, as well as our reflection and research on these practices, in a qualitative research. On Preschool Education, the carried out activities focused oftenly in the area of expression and communication, including all domains and subdomains that comprise, but focusing a special attention in activities in the field of Oral Language and writing approach; in this, the main methodology used was the exploration of several textual typologies, like the narrative and expositive text, aiming at the development of communicative skills and the exploration of different strategies of familiarization with the written language in Preschool Education. In context of Primary school, the promotion of writing and reading activities using the dramatic narrative, and expository text, had greater prominence involving the development of written and oral communication skills, in order to boost the production of texts with communicative intentions. Both aspects of training intended to promote creative and collaborative writing practices with children. Through the analysis of the activities and the results obtained, we conclude that the strategies adopted by educators influence how children face writing, and it is necessary to promote their approach early on, in order to enhance the development of good communication skills in childhood, whether written or oral, as these will be essential for the future.en
dc.identifier.citationGonçalves, Ana Margarida Rodrigues. "Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância". 2018. 168 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5040>.pt_PT
dc.identifier.tid202136868pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5040
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem Escritapt_PT
dc.subjectCompetência Comunicacionalpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectEscrita Processualpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLinguagem Escritapt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectPreschool Educationen
dc.subjectPrimary Schoolen
dc.subjectWriting Learningen
dc.subjectProcedural Writingen
dc.titleAbordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoAnaMargaridaRodriguesGoncalves2018.pdf
Size:
4.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: