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Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
| dc.contributor.advisor | Serpa, Margarida Damião | |
| dc.contributor.author | Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2012-11-13T13:02:42Z | |
| dc.date.available | 2012-11-13T13:02:42Z | |
| dc.date.issued | 2012-07-03 | |
| dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). | por |
| dc.description.abstract | Este relatório de estágio surge no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende ser assim uma descrição refletida e fundamentada sobre o processo de estágio e sobre algumas experiências que vivenciamos aquando das respetivas práticas, onde se procurou conciliar a teoria com a prática, pois durante o estágio é essencial que se consiga fazer a integração teoria-prática, ou seja, que sejamos capazes de aplicar em situação de efetiva lecionação a teoria que fomos adquirindo ao longo da nossa formação, bem como confrontar a nossa ação com quadros teóricos explicativos da mesma, no sentido de melhor compreendermos o seu alcance. As nossas práticas desenvolveram-se numa dinâmica de observação, planificação, ação, avaliação, com o objetivo de sermos profissionais reflexivos e críticos e sempre numa perspetiva de reajustamento dessas mesmas práticas. Sempre no sentido de melhorar a nossa ação educativa e de nos tornarmos profissionais mais competentes, procurámos, ao longo das práticas educativas, debruçarmo-nos, de uma forma mais aprofundada, sobre a utilização do jogo como instrumento de aprendizagem. Assim promovemos aprendizagens lúdicas, através do jogo, pois ele faz parte integrante da vida da criança, sendo uma atividade essencial na infância. A análise às práticas educativas levam-nos a considerar que o jogo pode contribuir não só para o desenvolvimento integral da criança, com também para a motivação da aprendizagem, pois quando eram propostas atividades com jogos, os alunos demonstravam interesse e maior envolvimento durante a realização destas atividades. O jogo deve ser assim um recurso a considerar pelos educadores e professores, aquando das suas práticas pedagógicas, não esquecendo que ele deve manter sempre a função lúdica e educativa juntas. | por |
| dc.identifier.citation | Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira – "Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. V, 91 f.. Dissertação de Mestrado. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/1527 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | por |
| dc.subject | Desenvolvimento de Competências | por |
| dc.subject | Ensino Básico (1º ciclo) | por |
| dc.subject | Jogo | por |
| dc.subject | Prática Educativa | por |
| dc.title | Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
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